12/12/2016 - 92a Solene

HOMENAGEM À MARINHA DO BRASIL E AO SEU PATRONO, ALMIRANTE JOAQUIM MARQUES LISBOA, MARQUÊS DE TAMANDARÉ, E EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO MARINHEIRO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 06/01/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa; e outras autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene em "Homenagem à Marinha do Brasil e ao seu patrono, almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré, em comemoração do Dia do Marinheiro". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pelo Coro Masculino da Polícia Militar; a quem agradece. Anuncia a apresentação de vídeo institucional com o tema Amazônia Azul. Pede o apoio da população à Marinha, que exerce um papel fundamental na proteção da Amazônia.
2 -  CORONEL TELHADA
Deputado estadual, cumprimenta o presidente Fernando Capez e as autoridades presentes. Destaca a importância desta solenidade. Diz ter assistido o filme da Amazônia Azul e lembra de diversos outros fatos nos quais a Marinha participa. Discorre sobre a importância histórica e a participação da instituição na Segunda Guerra Mundial, com a morte de mais de 300 homens. Ressalta que a mesma é parte da Segurança Nacional, sendo a Força mais antiga. Lamenta que o Brasil não cultua a história e não valoriza os que defendem o cidadão. Menciona a luta diária da Polícia Militar contra o crime, que cresce diariamente. Afirma que a PM e a Marinha estão irmanados na luta contra o crime. Considera que, no Brasil, os militares não são bem aceitos na sociedade, em razão do Golpe de 1964. Cita o impeachment da ex-presidente Dilma Roussef e a prisão de diversos políticos. Pede que os integrantes da Marinha continuem firmes em suas missões, não se deixem abater e não mudem a disciplina e a hierarquia por causa de pessoas que querem minar as instituições. Informa que há nesta Casa diversos deputados que buscam o progresso nacional e o bem da Nação. Parabeniza e agradece todos os presentes e a Marinha do Brasil.
3 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Presta homenagem a Marinha do Brasil, com a entrega de placa comemorativa ao Sr. Vice-Almirante Glauco Castilho Dall' Antonia, comandante do Comando do 8º Distrito Naval.
4 -  GLAUCO CASTILHO DALL' ANTONIA
Vice-almirante, comandante do Comando do 8º Distrito Naval, cumprimenta as autoridades presentes. Agradece os deputados desta Casa e o presidente Fernando Capez pela homenagem e pela entrega da placa comemorativa. Discorre sobre a vida do marquês de Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil. Lembra os 75 anos de serviço do marquês e sua participação na manutenção da ordem no País. Afirma que a Marinha se consolidou como fundamental para o País. Destaca a dedicação do marquês de Tamandaré ao servir a Pátria e diz ser o mesmo um exemplo de espírito marinheiro e civismo. Ressalta que o dia 13 de dezembro é comemorado o Dia da Marinha em razão do nascimento do marquês de Tamandaré na mesma data. Menciona a importância econômica e de desenvolvimento social de São Paulo, considerada uma das bases do País. Informa que a Marinha estará sempre presente no estado de São Paulo, que possui um grande potencial de navegação. Cita o estabelecimento de um grupamento de fuzileiros navais em Osasco e a base de navios patrulha em Santos, com o objetivo de proteger as águas brasileiras. Destaca a necessidade de desenvolvimento da infraestrutura marítima, já que tanto São Paulo como o Brasil dependem de suas águas para o crescimento. Diz que a Marinha e seus integrantes estarão sempre prontos para o cumprimento de sua missão institucional.
5 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Convida todos os presentes para, de pé, cantarem a Canção do Marinheiro - Cisne Branco, executada pelo Coro Masculino da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp