17/03/2017 - 9a Solene

HOMENAGEM AO DIA DO CONSUMIDOR
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 04/04/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR
1 -  JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  VANESSA PALAZZI
Mestre de Cerimônias, anuncia a composição da Mesa. Nomeia as demais autoridades presentes.
3 -  PRESIDENTE JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR
Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor, na direção dos trabalhos, para prestar "Homenagem ao Dia do Consumidor". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Agradece a todos pela presença. Cita casos de empresas que visam ao lucro, em detrimento da satisfação do consumidor.
4 -  OSMÁRIO CLÍMACO DE VASCONCELOS
Representando o diretor executivo da Fundação Procon SP, Paulo Miguel, cita a razão de se comemorar o Dia do Consumidor em 15 de março. Discorre sobre as atividades realizadas pelo Procon. Comenta as dificuldades enfrentadas pelo órgão. Menciona que o código de defesa do consumidor brasileiro é considerado um dos mais avançados do mundo.
5 -  PRESIDENTE JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR
Menciona que as instituições de defesa dos direitos do consumidor sofrem com limitações para executar seus serviços, apesar da qualidade da legislação existente sobre o assunto.
6 -  JOÃO MARCELO FIORESI GONÇALVES
Diretor de Relações Institucionais da Fundação Procon e deputado estadual no período de 1991 a 1999, parabeniza o deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor pelo trabalho realizado em defesa dos direitos consumeristas. Manifesta-se honrado por retornar a esta Casa após seu mandato como deputado estadual nos anos 90. Saúda os profissionais ligados à defesa do consumidor presentes na solenidade. Tece comentários acerca dos problemas na relação dos consumidores com empresas que visam, principalmente, ao lucro. Destaca a importância das instituições de defesa do consumidor. Diz ter como ideal em sua vida profissional a defesa do consumidor.
7 -  RODRIGO SERRA PEREIRA
Defensor público e coordenador do Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor, cumprimenta as autoridades presentes. Cita os principais direitos do consumidor defendidos por John Kennedy, ex-presidente dos Estados Unidos, cujo discurso inspirou a instituição do Dia do Consumidor. Adiciona que tais princípios foram incorporados ao Código Brasileiro de Defesa do Consumidor, o qual, ressalta, é um dos mais avançados no mundo. Considera, porém, que são necessárias atualizações da legislação brasileira sobre o assunto.
8 -  PRESIDENTE JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR
Tece considerações acerca da importância da parceria entre os órgãos de defesa dos direitos do consumidor e a Defensoria Pública.
9 -  DEOLINDA CÁSSIA MENONI FERREIRA
Responsável pelo Procon de Santa Cruz do Rio Pardo, tece considerações acerca do papel do Procon na intermediação entre empresas e consumidores. Ressalta que o órgão também desempenha importante função na educação para o consumo. Enfatiza a importância do Procon para a sociedade.
10 -  LAERTE ARI PIRES
Coordenador do Procon de Francisco Morato, comenta o trabalho do Procon em orientar consumidores e fornecedores sobre os seus direitos e deveres. Considera que os funcionários do órgão prestam com excelência o atendimento à população.
11 -  LECI BRANDÃO
Deputada estadual, elogia o deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor pelo respeito que tem com os cidadãos. Destaca que o parlamentar é representante dos órgão de defesa do consumidor nesta Casa. Parabeniza membros do Procon presentes em plenário.
12 -  PRESIDENTE JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR
Declara admiração pela deputada Leci Brandão como política e artista. Cita exemplo de práticas abusivas de empresas que visam ao lucro. Ressalta a necessidade de fortalecimento dos órgãos de defesa do consumidor do País. Elogia o empenho do Procon para o cumprimento da lei. Destaca a importância dos veículos de comunicação na educação para o consumo. Incentiva a população a fazer denúncias às instituições de proteção ao consumidor.
13 -  MAURO ALVES DA SILVA
Secretário-geral do Conselho Coordenador das Associações Amigos de Bairros, Vilas e Cidades do Estado São Paulo - Consabesp, informa que está em andamento, nesta Casa, o Encontro Nacional da Classe Residencial dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica Encorcel-2017. Comenta os problemas enfrentados pelo consumidor em relação aos serviços de energia elétrica. Destaca a importância dos órgãos de defesa do consumidor para a resolução de conflitos entre consumidores e fornecedores. Presta homenagem ao deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor com entrega de diploma.
14 -  PRESIDENTE JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR
Agradece a homenagem recebida. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp