15/03/2017 - 1a Sessão Preparatória

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 21/03/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ / CAUÊ MACRIS / ANALICE FERNANDES / MARIA LÚCIA AMARY / MILTON VIEIRA / JOOJI HATO / RICARDO MADALENA
Secretaria : ENIO TATTO / EDMIR CHEDID / LUIZ FERNANDO / ESTEVAM GALVÃO / CAIO FRANÇA
1 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Abre a sessão. Informa ao Plenário que a presente sessão tem a finalidade de eleger os membros da Mesa Diretora e seus substitutos nesta Terceira Sessão Legislativa da Décima Oitava Legislatura, para o biênio 2017/2019, nos termos dos Artigos 5º, 6º e 7º da XIV Consolidação do Regimento Interno. Convida os Srs. Deputados Enio Tatto e Edmir Chedid para acompanhar os trabalhos de apuração. Anuncia a eleição para o cargo de presidente.
2 -  ROBERTO TRIPOLI
Para questão de ordem, indaga se poderia candidatar-se ao cargo de presidente desta Casa.
3 -  CARLOS GIANNAZI
Informa que a bancada do PSOL indica para o cargo o deputado Raul Marcelo.
4 -  ROBERTO MASSAFERA
Informa que a bancada do PSDB indica para o cargo o deputado Cauê Macris.
5 -  JOÃO PAULO RILLO
Indica para o cargo o deputado Carlos Neder.
6 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Registra as manifestações. Informa que, de acordo com o Regimento Interno desta Casa, apenas os líderes de bancada poderiam indicar candidatos à Presidência. Considera, contudo, a norma inconstitucional, explicando seus motivos. Conclui que, em virtude disso, deixará de aplicar a regra postulada no Regimento, ficando, portanto, aberta a todos os deputados a indicação de candidatos às posições da Mesa Diretora e, assim, validada a candidatura do deputado Carlos Neder, por indicação do deputado João Paulo Rillo. Anuncia a presença do deputado federal Vanderlei Macris, pai do deputado Cauê Macris e ex-presidente desta Casa.
7 -  ROBERTO TRIPOLI
Anuncia que não se candidatará à Presidência desta Casa, apesar da resposta favorável à sua questão de ordem.
8 -  CARLOS NEDER
Parabeniza o presidente Fernando Capez pela sua resolução quanto à aplicação do Regimento Interno.
9 -  JOÃO PAULO RILLO
Indaga se os candidatos não teriam direito de usar a tribuna antes da votação.
10 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Responde negativamente à indagação do deputado João Paulo Rillo. Solicita que o 1º secretário inicie o processo de votação, com a chamada dos Srs. Deputados. Dá conhecimento do resultado da votação, e proclama eleito para o cargo de presidente, para o próximo biênio, o deputado Cauê Macris. Faz comunicação acerca da produção deste Parlamento durante o biênio em que o presidiu, elencando o número de projetos e vetos deliberados. Ressalta a economia orçamentária obtida através da renegociação de contratos, por parte da Mesa Diretora.
11 -  CAUÊ MACRIS
Assume a Presidência. Discorre sobre sua trajetória política. Destaca posições importantes que ocupou nesta Casa, como a de relator do Orçamento e líder de sua bancada. Considera uma honra ocupar a Presidência deste Parlamento, função já exercida por seu pai, Vanderlei Macris. Parabeniza os deputados Carlos Neder e Raul Marcelo, que também concorreram ao cargo. Agradece à sua família pelo apoio, e a seus pares, pelo voto de confiança. Avalia ser necessário restaurar a credibilidade do Poder Legislativo perante a sociedade. Descreve iniciativas que terá, na presidência, para atingir tal objetivo. Afirma que a relação desta Casa com as demais instituições será pautada pela harmonia, pelo respeito e pela independência. Expressa seu compromisso para com a transparência de sua gestão. Comenta a crise econômica e política que o Brasil atravessa e o papel que as instituições devem ter em sua solução. Declara seu apoio ao aumento da competência legislativa dos parlamentos estaduais. Anuncia a eleição para o cargo de 1º Secretário.
12 -  JOSÉ ZICO PRADO
Em nome do PT, informa que a bancada indica o deputado Luiz Fernando, do mesmo partido, para o cargo de 1º secretário.
13 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Anota a manifestação. Solicita ao Sr. 1º secretário que inicie o processo de votação, com a chamada nominal dos Srs. Deputados. Informa o resultado da votação. Proclama eleito e empossado para o cargo de 1º secretário o deputado Luiz Fernando.
14 -  ENIO TATTO
Parabeniza o deputado Luiz Fernando. Tece considerações a respeito do exercício da 1ª Secretaria. Agradece a seus pares e aos servidores públicos desta Casa. Cumprimenta sua mãe pela data comemorativa de seus 90 anos.
15 -  LUIZ FERNANDO T. FERREIRA
Agradece a todos pelo resultado do escrutínio. Cumprimenta a assessoria presente nas galerias. Elogia o trabalho executado pelo deputado Enio Tatto. Afirma que deve trabalhar em prol da valorização do parlamentar, segundo critérios de independência.
16 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Anuncia a votação para o cargo de 2º secretário.
17 -  CEZINHA DE MADUREIRA
Em nome do DEM, indica o Sr. Deputado Estevam Galvão, da mesma bancada, para o cargo de 2º secretário.
18 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Anota a manifestação. Solicita ao Sr. 1º secretário que inicie o processo de votação, com a chamada nominal dos Srs. Deputados. Informa o resultado da votação. Proclama eleito e empossado para o cargo de 2º secretário o deputado Estevam Galvão.
19 -  BARROS MUNHOZ
Pede desculpas ao deputado Edmir Cheddid por determinada manifestação pretérita.
20 -  EDMIR CHEDID
Aceita o pedido citado. Reitera sua admiração pelo deputado Barros Munhoz. Agradece a seus pares e aos servidores deste Parlamento.
21 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Anuncia a votação para o cargo de 1º vice-presidente.
22 -  ROBERTO MASSAFERA
Em nome do PSDB, indica a Sr. Deputada Analice Fernandes, da mesma bancada, para o cargo de 1º vice-presidente.
23 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Anota a manifestação. Solicita ao Sr. 1º secretário que inicie o processo de votação, com a chamada nominal dos Srs. Deputados. Informa o resultado da votação. Proclama eleita e empossada para o cargo de 1º vice-presidente a deputada Analice Fernandes.
24 -   ANALICE FERNANDES
Agradece a todos pela sua eleição. Parabeniza o presidente Cauê Macris. Presta agradecimento a sua família e a sua assessoria pelo apoio que recebe em seu trabalho. Faz homenagem a deputada Maria Lúcia Amary, sua antecessora no cargo.
25 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Anuncia votação para o cargo de 2º vice-presidente.
26 -  ANALICE FERNANDES
Assume a Presidência.
27 -  ROBERTO MASSAFERA
Em nome do PSDB, indica a Sr. Deputada Maria Lucia Amary, do mesmo partido, para o cargo de 2º vice-presidente.
28 -  PRESIDENTE ANALICE FERNANDES
Anota a manifestação. Solicita ao Sr. 1º secretário que inicie o processo de votação, com a chamada nominal dos Srs. Deputados. Informa o resultado da votação. Proclama eleita e empossada para o cargo de 2º vice-presidente a deputada Maria Lúcia Amary.
29 -  MARIA LÚCIA AMARY
Agradece a bancada do PSDB pela sua indicação. Faz agradecimentos a diversas lideranças políticas e profissionais que a ajudaram em sua trajetória.
30 -  PRESIDENTE MARIA LÚCIA AMARY
Assume a Presidência. Anuncia votação para o cargo de 3º vice-presidente.
31 -  WELLINGTON MOURA
Em nome do PRB, indica o Sr. Deputado Milton Vieira, do mesmo partido, para o cargo de 3º vice-presidente.
32 -  PRESIDENTE MARIA LÚCIA AMARY
Anota a manifestação. Solicita ao Sr. 1º secretário que inicie o processo de votação, com a chamada nominal dos Srs. Deputados. Informa o resultado da votação. Proclama eleito e empossado para o cargo de 3º vice-presidente o deputado Milton Vieira.
33 -  MILTON VIEIRA
Assume a Presidência. Agradece o apoio de todos os deputados e a indicação pelo seu partido para este cargo, confiando a ele esta grande missão. Afirma que seu gabinete estará à disposição. Demonstra sua satisfação em participar deste momento nesta Casa. Anuncia a votação para o cargo de 4º vice-presidente.
34 -  CÁSSIO NAVARRO
Em nome do PMDB, indica o Sr. Deputado Jooji Hato, do mesmo partido, para o cargo de 4º vice-presidente. Informa que o novo líder do PMDB será o deputado Itamar Borges.
35 -  PRESIDENTE MILTON VIEIRA
Anota a manifestação. Solicita ao Sr. 1º secretário que inicie o processo de votação, com a chamada nominal dos Srs. Deputados. Informa o resultado da votação. Proclama eleito e empossado para o cargo de 3º vice-presidente o deputado Jooji Hato.
36 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência. Agradece a todos os deputados que votaram nele, a bancada do PMDB, que deu a ele a honra de participar desta Mesa Diretora, a Deus e à sua família. Demonstra sua gratidão e felicidade em exercer o seu segundo mandato nesta Casa. Coloca-se à disposição desta Casa. Anuncia a votação para o cargo de 3º secretário.
37 -  ROBERTO TRIPOLI
Em nome do PV, indica o Sr. Deputado Chico Sardelli, do mesmo partido, para o cargo de 3º secretário.
38 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Anota a manifestação.
39 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Assume a Presidência. Solicita ao Sr. 1º secretário que inicie o processo de votação, com a chamada nominal dos Srs. Deputados. Informa o resultado da votação. Proclama eleito e empossado para o cargo de 3º secretário o deputado Chico Sardelli.
40 -  EDMIR CHEDID
Registra seu voto favorável à eleição do deputado Chico Sardelli como 3º secretário.
41 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Anuncia a votação para o cargo de 4º secretário.
42 -  CARLOS CEZAR
Em nome do PSB, indica o Sr. Deputado Adilson Rossi, do mesmo partido, para o cargo de 4º secretário.
43 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Anota a manifestação. Solicita ao Sr. 1º secretário que inicie o processo de votação, com a chamada nominal dos Srs. Deputados.
44 -  RICARDO MADALENA
Assume a Presidência.
45 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Assume a Presidência. Informa o resultado da votação. Proclama eleito e empossado para o cargo de 4º secretário o deputado Adilson Rossi.
46 -  ESTEVAM GALVÃO
Cumprimenta os integrantes da Mesa no último biênio. Elogia o primeiro pronunciamento de Cauê Macris como Presidente deste Parlamento. Emociona-se ao recordar de seus entes já falecidos. Parabeniza seus companheiros eleitos para a Mesa Diretora desta Casa. Mostra-se honrado por ter sido empossado ao cargo de 2º secretário. Agradece o apoio de sua esposa e de outros familiares.
47 -  CÉLIA LEÃO
Cumprimenta os recém-eleitos da Mesa. Enaltece Cauê Macris como político. Tece elogios a Fernando Capez.
48 -  MILTON VIEIRA
Lembra-se de momentos vividos neste Parlamento. Manifesta-se honrado por ter sido eleito ao cargo de 3º secretário. Deseja a Cauê Macris sabedoria na gestão desta Casa. Anuncia que o deputado Wellington Moura fora escolhido como líder do PRB.
49 -  ADILSON ROSSI
Deseja sucesso a Cauê Macris na condução dos trabalhos deste Parlamento. Manifesta admiração pelo deputado Fernando Capez. Agradece àqueles que o apoiaram.
50 -  CHICO SARDELLI
Saúda Cauê Macris por ter sido eleito à Presidência desta Casa. Agradece a sua equipe e família, bem como a seus pares que o elegeram pela confiança. Elogia a gestão de Fernando Capez como Presidente.
51 -  ITAMAR BORGES
Tece elogios ao deputado Fernando Capez, por sua passagem pela Presidência desta Casa. Parabeniza o presidente Cauê Macris, eleito hoje, e deseja-lhe uma boa gestão.
52 -  FERNANDO CAPEZ
Agradece a todos os que o apoiaram enquanto foi presidente desta Casa, especialmente seus companheiros de Mesa Diretora. Enaltece a deputada Célia Leão. Discorre sobre os trabalhos dos últimos dois anos. Expressa suas grandes expectativas quanto à Presidência do deputado Cauê Macris.
53 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Afirma que já nutria admiração pelo deputado Fernando Capez antes mesmo de conhecê-lo, por sua atuação jurídica.
54 -  PEDRO KAKÁ
Considera hoje um dia especial, pela eleição da nova Mesa Diretora da Casa. Fala sobre o desafio de ser político. Diz ser preciso valorizar o Poder Legislativo e fortalecer sua independência. Homenageia seus pais, pelos valores que lhe transmitiram.
55 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 16/03, à hora regimental, com Ordem do Dia. Encerra a sessão.
alesp