12/05/2017 - 21a Solene

HOMENAGEM ÀS MÃES
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 01/06/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : CLÉLIA GOMES
1 -  CLÉLIA GOMES
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
3 -  PRESIDENTE CLÉLIA GOMES
Nomeia as demais autoridades presentes. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, por solicitação da deputada Clélia Gomes, na direção dos trabalhos, em "Homenagem às Mães". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Enaltece as componentes da Mesa. Destaca a importância do empoderamento feminino. Tece considerações acerca do processo de criação dos filhos. Agradece os ensinamentos de sua mãe, a quem presta homenagem.
4 -  IVANISE ESPIRIDIÃO
Fundadora e presidente do Movimento Mães da Sé, manifesta-se honrada pelo convite. Comenta seu sofrimento após o desaparecimento de sua filha. Considera que o Poder Público trata com desdém casos de desaparecimento. Menciona que, a seu ver, mulheres são privilegiadas por poderem ser mães. Comenta como se deu a criação do Movimento Mães da Sé. Destaca a importância do movimento no apoio às mães fragilizadas com o desaparecimento de seus filhos.
5 -  ELIANE DIAS
Do SOS Racismo da Alesp, tece considerações acerca das dificuldades de ser mãe negra. Discorre sobre os problemas enfrentados na criação de seus filhos. Comenta que abandonou um ótimo emprego para dedicar-se a eles. Destaca a importância do afeto, da atenção e do tempo destinado à educação das crianças e adolescentes.
6 -  PRESIDENTE CLÉLIA GOMES
Anuncia a apresentação de vídeo em homenagem às mães.
7 -  CLARICE D' URSO
Coordenadora de ação social do Departamento de Cultura e Eventos da OAB/São Paulo, menciona que gostaria ter tido a oportunidade de ter convivido com sua mãe, falecida quando ainda era criança. Elogia a iniciativa da deputada Clélia Gomes em prestar homenagem às mães.
8 -  PRESIDENTE CLÉLIA GOMES
Faz comentários sobre a história de superação da prefeita de Monteiro Lobato, Daniela de Cássia Santos Brito, a quem tece elogios.
9 -  DANIELA DE CÁSSIA SANTOS BRITO
Prefeita de Monteiro Lobato, representando todas as prefeitas que são mães, tece comentários sobre seus filhos. Menciona que teve uma segunda chance de vida após um acidente. Considera que as mães têm capacidade de amar incondicionalmente. Faz analogia entre o papel das mães e das prefeitas.
10 -  TATIANE MOREIRA LIMA
Juíza da Vara da Violência Doméstica Oeste do Foro Regional do Butantã, agradece à deputada Clélia Gomes pela oportunidade. Ressalta a importância de mulheres empoderadas para a sociedade. Comenta o atentado que sofreu em decorrência do seu trabalho em defesa dos direitos da mulher. Manifesta tristeza com os números de agressão a mulheres no Brasil. Destaca a força interna das mães, a seu ver inesgotável.
11 -  PRESIDENTE CLÉLIA GOMES
Relata o atentado praticado contra a juíza Tatiane Moreira Lima, a quem enaltece.
12 -  FABÍOLA SUCASAS
Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, Grupo de Enfrentamento à Violência Doméstica - Gevid, manifesta-se honrada por ter sido homenageada nesta cerimônia. Elogia a deputada Clélia Gomes por lutar pelos direitos humanos e das mulheres. Comenta como se deu a fundação da data comemorativa ao Dia das Mães. Agradece a sua mãe pelo esforço empreendido em sua educação, a quem, também, presta homenagem e diz ser a mulher em quem se espelha. Tece considerações acerca de programa, de sua autoria, de prevenção à violência doméstica.
13 -  MAGDA LUZ SUCASAS NEGRÃO
Mediadora e conciliadora do Cejusc e do Ministério Público no Fórum de Santana e mãe da promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo Fabíola Sucasas, mostra-se emocionada com a homenagem de sua filha Fabíola Sucasas, a quem enaltece e considera um exemplo a ser seguido.
14 -  PRESIDENTE CLÉLIA GOMES
Chama atenção para a dor de mães que se encontram com os filhos doentes. Presta homenagem a sua nora, mãe de seus netos. Anuncia a entrega de buquê de flores em homenagem a diversas personalidades.
15 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, lê a biografia das homenageadas.
16 -  TEREZINHA MONTEIRO BATISTA
Membro do movimento SOS Edu chaves, Moradores contra Enchentes, agradece pela oportunidade. Presta homenagem à deputada Clélia Gomes com arranjo de flores.
17 -  PRESIDENTE CLÉLIA GOMES
Menciona que as homenageadas da solenidade são inspirações para um mundo melhor. Saúda alunos do Instituto Profissionalizante Paulista, presentes nas galerias. Deseja um ótimo Dia das Mães a todos. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp