18/05/2017 - 24a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DA COMUNIDADE TURCA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 07/06/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : CARLÃO PIGNATARI
1 -  CARLÃO PIGNATARI
Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene em "Comemoração do Dia da Comunidade Turca", por solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos.
2 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
3 -  PRESIDENTE CARLÃO PIGNATARI
Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional da Turquia", seguido pelo "Hino Nacional Brasileiro", executados pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Dá conhecimento de mensagens alusivas à solenidade, enviadas por diversas autoridades.
4 -  FERNANDO CAPEZ
Deputado estadual, relata visita que fez à Turquia. Faz histórico da lei que instituiu o Dia da Comunidade Turca, proposta pelo deputado Carlão Pignatari, a quem elogia. Transmite mensagem do prefeito João Doria. Diz que, no período em que presidiu esta Casa, buscou ampliar a relação dela com autoridades estrangeiras, conferindo-lhe uma dimensão internacional correspondente ao seu estatuto de maior parlamento da América Latina. Considera que, ao longo de tal esforço, o trabalho do Centro Cultural Brasil-Turquia foi um dos mais meritórios de que teve conhecimento. Cita frase de Winston Churchill acerca do otimismo.
5 -  ANA HELENA CURTI
Presidente do Conselho Consultivo do Centro Cultural Brasil-Turquia, felicita-se pelo privilégio de presidir o conselho e acompanhar de perto seus projetos de divulgação cultural. Elenca iniciativas do gênero, dando ênfase ao intercâmbio entre artistas brasileiros e turcos. Aponta que a comunidade turca no Brasil, à qual deseja boas-vindas, aumenta a cada ano. Comenta a situação política da Turquia. Descreve encontro com Fethullah Gülen, mentor do movimento Hizmet.
6 -  MUSTAFA GOKTEPE
Presidente do Centro Cultural Brasil-Turquia, discorre sobre a premiação a ser feita nesta solenidade, que já ocorreu, em outros anos, na Câmara Municipal de São Paulo. Fala sobre as atividades do CCBT, fundado em 2011. Agradece aos integrantes da instituição, pelo trabalho. Analisa que os projetos da entidade têm impactado positivamente não apenas São Paulo, mas todo o Brasil. Defende os valores democráticos e os direitos humanos. Lamenta o clima político atual da Turquia.
7 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, anuncia o início da 3ª edição da entrega de prêmios do Centro Cultural Brasil-Turquia, fazendo histórico do evento e citando os laureados dos anos anteriores.
8 -  EDUARDO SARON
Diretor do Itaú Cultural, entrega o primeiro prêmio à Sra. Ana Helena Curti, presidente do Conselho Consultivo do Centro Cultural Brasil-Turquia. Destaca a justeza da homenagem, pela atuação da premiada junto ao meio artístico.
9 -  ANA HELENA CURTI
Presidente do Conselho Consultivo do Centro Cultural Brasil-Turquia, agradece pela homenagem recebida.
10 -  FERNANDO LOTTENBERG
Presidente da Confederação Israelita do Brasil, avalia que São Paulo é um lugar de tolerância. Expressa sua admiração pelo homenageado Peter Demant, a quem faz a entrega do segundo prêmio.
11 -  PETER DEMANT
Professor de História e Relações Internacionais da Universidade de São Paulo, manifesta seu orgulho por receber a presente homenagem. Agradece aos professores e intelectuais que o auxiliaram em sua trajetória acadêmica. Destaca o caráter pluralista e democrático da comunidade turca no Brasil. Frisa a importância cultural, acadêmica e geopolítica da Turquia. Observa que a coexistência entre os diferentes é imprescindível para a sobrevivência da humanidade.
12 -  PRESIDENTE CARLÃO PIGNATARI
Entrega o terceiro prêmio à Sra. Clarita Costa Maia, presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB/DF e integrante do Conselho Consultivo do Centro Cultural Brasil-Turquia.
13 -  CLARITA COSTA MAIA
Presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB/DF e integrante do Conselho Consultivo do Centro Cultural Brasil-Turquia, discorre sobre a tese exposta por Stefan Zweig em seu livro "Brasil, o país do futuro". Faz comentário sobre o momento político que o Brasil atravessa. Elogia o movimento Hizmet.
14 -  SERGIO FAUSTO
Superintendente da Fundação Fernando Henrique Cardoso, entrega o quarto prêmio ao embaixador Luiz Henrique Pereira da Fonseca, cônsul geral do Brasil em Istambul entre 2012 e 2015 e membro do Conselho Consultivo do Centro Cultural Brasil-Turquia.
15 -  LUIZ HENRIQUE PEREIRA DA FONSECA
Cônsul geral do Brasil em Istambul entre 2012 e 2015 e membro do Conselho Consultivo do Centro Cultural Brasil-Turquia, faz histórico de sua atuação como cônsul na Turquia, período no qual, aditou, recebeu muita colaboração do CCBT. Declara que a instituição deveria ser homenageada, por sua contribuição para o fortalecimento das relações bilaterais entre os dois países. Afirma que a missão do diplomata é abrir portas.
16 -  SERGIO FAUSTO
Superintendente da Fundação Fernando Henrique Cardoso, agradece pela oportunidade de realizar a entrega do prêmio. Lembra que tem raízes turcas. Lamenta a situação de presos políticos na Turquia.
17 -  VALERIANO DOS SANTOS COSTA
Diretor da Faculdade de Teologia da PUC-SP, entrega o quinto prêmio a Fernando Altemeyer, professor daquela universidade, a quem tece elogios.
18 -  FERNANDO ALTEMEYER JÚNIOR
Professor de Filosofia, Teologia e Ciências da Religião da PUC-SP e membro do Conselho Consultivo do Centro Cultural Brasil-Turquia, agradece pela homenagem recebida. Relata ser descendente de judeus que sofreram nos campos de concentração. Expõe sua admiração pelo movimento Hizmet. Considera que o Brasil e a Turquia devem aprender um com o outro. Sustenta que a união pelo amor é a única esperança de futuro para a humanidade.
19 -  LUIZ ALBERTO MACHADO
Vice-diretor da Faculdade de Economia da Faap, faz a entrega do sexto prêmio à Sra. Vanessa Braga Matijascic, professora da Unifesp e da Faap e conselheira acadêmica do Centro Cultural Brasil-Turquia. Narra os esforços de internacionalização da Faap. Cita projeto da universidade, que envolve a passagem de estudantes pela Turquia.
20 -  VANESSA BRAGA MATIJASCIC
Professora da Unifesp e da Faap e conselheira acadêmica do Centro Cultural Brasil-Turquia, discorre sobre os projetos, criados pela entidade, direcionados a jovens. Afirma que é através da educação que se poderá criar uma geração de líderes éticos, e que esse trabalho começa no núcleo familiar. Tece comentários sobre os fundamentos do movimento Hizmet. Afirma que a paz é um dos valores mais nobres.
21 -  CRIS OLIVIERI
Diretora da Olivieri e Associados Advocacia e integrante do Conselho Consultivo do Centro Cultural Brasil-Turquia, entrega o sétimo prêmio à Unicamp, a ser recebido pelo Sr. Luís Cortes, professor titular da universidade. Enfatiza a importância do CCBT na divulgação da cultura turca. Enaltece o compromisso do movimento Hizmet com a diversidade. Destaca o papel da Unicamp no intercâmbio entre turcos e brasileiros.
22 -  LUÍS CORTES
Professor titular da Unicamp, fornece detalhes a respeito do projeto de internacionalização da universidade. Comunica que um em cada três alunos da Unicamp passa por uma experiência no estrangeiro ao longo de sua trajetória estudantil. Agradece pelo prêmio recebido.
23 -  ÁUREA VIEIRA GONÇALVES
Gerente de Relações Internacionais do Sesc-SP e integrante do Conselho Consultivo do Centro Cultural Brasil-Turquia, entrega o oitavo prêmio à estudante Mikaela Akemi, participante do Festival Internacional de Língua e Cultura de 2016. Pondera que é uma honra fazer parte do CCBT. Comenta o papel do artista em relação à sociedade.
24 -  MIKAELA AKEMI
Participante do Festival Internacional de Língua e Cultura de 2016, relata sua experiência no evento. Agradece pelo prêmio. Faz apresentação musical.
25 -  PRESIDENTE CARLÃO PIGNATARI
Expressa sua alegria por presidir esta sessão solene. Informa que teve a oportunidade de conhecer as atividades promovidas pelo Centro Cultural Brasil-Turquia, às quais tece elogios. Lamenta o momento político pelo qual passa a Turquia. Comenta a crise política que assola o Brasil. Defende a renúncia do presidente Michel Temer. Parabeniza a comunidade turca, pelo seu dia. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp