04/08/2017 - 37a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DA COMUNIDADE ALEMÃ 2017
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 23/08/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : CÉLIA LEÃO
1 -  CÉLIA LEÃO
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa e demais autoridades presentes. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido desta deputada, na direção dos trabalhos, para "Comemoração do Dia da Comunidade Alemã 2017". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Alemão" e o "Hino Nacional Brasileiro". Cita diversas autoridades presentes. Enaltece o caráter e o trabalho da comunidade alemã no Brasil.
2 -  KLAUS WILHELM LEGE
Presidente da Corporação Alemã de São Paulo, destaca as qualidades do povo alemão. Enfatiza a contribuição da comunidade alemã ao Brasil. Agradece os deputados Roberto Engler e Célia Leão pela promoção dessa sessão solene.
3 -  PRESIDENTE CÉLIA LEÃO
Anuncia a apresentação do Coral dos Alunos do Colégio Benjamin Constant. Realiza homenagem a Sra. Úrsula Dormien, com entrega de flores.
4 -  MAGDA VON GALEN
Diretora do Colégio Benjamin Constant, anuncia parabéns à deputada Célia Leão, pela passagem de seu aniversário em 03 de agosto.
5 -  KLAUS WILHELM LEGE
Declara seu apreço e honra por presidir esta sessão em homenagem a comunidade alemã.
6 -  AXEL ZEIDLER
Cônsul-geral da República Alemã em São Paulo, enaltece, in memoriam, a pessoa e o trabalho o ex-presidente da Associação Escolar Benjamin Constant, Sr. Stefan Graf Von Galen. Discorre sobre o relato "Viagem pelo Brasil", dos naturalistas bávaros Johann Baptist Von Spix e Carl Friedrich Philipp Von Martius, realizado no início do século XIX. Comenta as atividades culturais do Consulado Alemão em São Paulo.
7 -  ECKHARD KUPFER
Diretor do Instituto Martius-Staden, palestra a respeito da imigração alemã para o Brasil, desde sua origem até os dias atuais.
8 -  PRESIDENTE CÉLIA LEÃO
Realiza homenagem ao jornalista e diretor do Instituto Martius-Staden, Sr. Eckhard Kupfer, com entrega de diploma alusivo ao evento. Anuncia apresentação musical da Igreja da Paz Evangélico Luterano. Relata homenagem ao colégio Koelle de Rio Claro e ao colégio Rio Branco, com entrega de quadros ofertados pelo pintor Michael Peuser.
9 -  MICHAEL PEUSER
Pintor, discorre sobre a história de Francisco II, pai da imperatriz Leopoldina. Agradece o apoio da deputada Célia Leão à comunidade alemã.
10 -  PRESIDENTE CÉLIA LEÃO
Entrega ao pintor Michael Peuser diploma alusivo ao evento. Discorre sobre sua relação com esta solenidade.
11 -  MAGDA VON GALEN
Diretora do Colégio Benjamin Constant, traça histórico da vida pessoal e profissional de Stefan Graf von Galen, ex-presidente da Associação Escolar Benjamin Constant.
12 -  GUNAR WILHELM KOELLE
Diretor geral do colégio Koelle de Rio Claro, discorre sobre a história da instituição que dirige.
13 -  PRESIDENTE CÉLIA LEÃO
Agradece a todos que colaboraram na realização desta homenagem. Discorre sobre seus laços pessoais com a Alemanha. Solicita um minuto de silêncio em memória a Stefan Graf von Galen, ex-presidente da Associação Escolar Benjamin Constant. Anuncia exibição de vídeo com depoimentos e imagens do homenageado. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp