23/06/2017 - 33a Solene

REALIZAÇÃO DA CERIMÔNIA DE ENTREGA DO PRÊMIO INEZITA BARROSO - 1ª EDIÇÃO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 12/07/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : BETH SAHÃO
1 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
2 -  BETH SAHÃO
Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, para realizar a "Cerimônia de Entrega do Prêmio Inezita Barroso - 1ª Edição", por solicitação desta deputada, na direção dos trabalhos. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
3 -  MARCOS MARTINS
Deputado estadual, explica a importância do Prêmio Inezita Barroso, do qual foi proponente. Destaca a contribuição de Inezita Barroso à cultura brasileira, em especial no âmbito da música caipira.
4 -  JOSÉ ÂNGELO
Mestre de cerimônias, anuncia apresentação da Corporação Musical 24 de Junho, sob a regência do maestro Ricardo Michelino.
5 -  PRESIDENTE BETH SAHÃO
Presta homenagem, com a entrega de uma placa, pelo deputado Marcos Martins, à Corporação Musical 24 de Junho, pelos seus 93 anos de existência, na pessoa de seu maestro Ricardo Michelino.
6 -  RICARDO MICHELINO
Maestro da Corporação Musical 24 de Junho, agradece pela homenagem e pelo convite para participar dessa solenidade. Ressalta o apoio da Prefeitura de Artur Nogueira à iniciativa.
7 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, dá início à 1ª edição de entrega do Prêmio Inezita Barroso. Informa que os dois primeiros prêmios, à dupla sertaneja Duo Glacial, indicada pela deputada Marcia Lia, e ao compositor Jesus Belmiro, indicado pelo deputado Marco Vinholi, seriam entregues em ocasião oportuna, dado que os agraciados não puderam estar presentes. Faz leitura de breve resumo biográfico de cada homenageado, e convida deputados para realizar a entrega dos prêmios.
8 -  PRESIDENTE BETH SAHÃO
Expressa sua satisfação por prestar esta homenagem. Entrega o Prêmio Inezita Barroso ao cantor Léu, da dupla Liu e Léu.
9 -  LÉU
Cantor da dupla Liu e Léu, declara-se honrado por receber este prêmio. Destaca a importância de Inezita Barroso para todos os músicos caipiras. Faz apresentação musical.
10 -  ITAMAR BORGES
Deputado estadual, parabeniza o deputado Marcos Martins pela proposta de criar o Prêmio Inezita Barroso. Enaltece os demais deputados presentes. Faz elogio a Inezita Barroso, patronesse do prêmio. Justifica a homenagem e entrega o prêmio à Orquestra "Os Violeiros de Santa Fé", na pessoa do professor Roger, maestro do grupo, e do músico Onivaldo Cassimiro, que fazem apresentação musical.
11 -  MARCOS MARTINS
Deputado estadual, destaca a justeza da homenagem à Orquestra de Violeiros de Osasco. Informa que Osasco recebeu o título de "Capital da Viola". Entrega o Prêmio Inezita Barroso à Orquestra de Violeiros de Osasco, na pessoa de Antonio Caldeira, presidente da Casa do Violeiro de Osasco, e do maestro Santiago.
12 -  ANTONIO CALDEIRA
Presidente da Casa do Violeiro, agradece ao deputado Marcos Martins pelo apoio à música sertaneja em Osasco. Considera que um evento como este ajuda a divulgar a cultura popular.
13 -  SANTIAGO
Maestro da Orquestra de Violeiros de Osasco, faz histórico do grupo, o qual, acrescenta, inspirou a criação de iniciativas similares.
14 -  JOSÉ ÂNGELO
Mestre de cerimônias, anuncia nova apresentação da Corporação Musical 24 de Junho.
15 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, prossegue a entrega do Prêmio Inezita Barroso, convidando deputados para realizá-la, após fazer leitura de dados biográficos de cada homenageado.
16 -  JOÃO PAULO RILLO
Deputado estadual, afirma que Inezita Barroso é um símbolo da cultura popular brasileira. Discorre sobre a arte do homenageado, que retrata a cultura e a vida do povo. Entrega o prêmio ao artista plástico Daniel Firmino.
17 -  DANIEL FIRMINO
Artista plástico, agradece pelo prêmio recebido. Expressa sua admiração por Inezita Barroso. Comenta que sua pintura retrata o mesmo universo abordado pela música caipira.
18 -  RITA PASSOS
Deputada estadual, enfatiza a relevância de Inezita Barroso para a preservação da música de raiz. Faz histórico da criação do Prêmio Inezita Barroso, proposto pelo deputado Marcos Martins. Justifica a homenagem e entrega o prêmio ao compositor Zinho do Violão.
19 -  ZINHO DO VIOLÃO
Compositor, agradece pelo prêmio. Faz apresentação musical.
20 -  WELSON GASPARINI
Deputado estadual, parabeniza o deputado Marcos Martins pela iniciativa do Prêmio Inezita Barroso. Descreve sua ligação pessoal e profissional, como radialista, com a música e poesia sertanejas. Entrega o Prêmio Inezita Barroso à Viola Show e ao músico Matheus Calil.
21 -  MATHEUS CALIL
Músico do Viola Show, faz agradecimento pelo prêmio recebido. Declara ser fã de Inezita Barroso. Argumenta que o sucesso da música caipira tem origem nas tradições do povo brasileiro.
22 -  PRESIDENTE BETH SAHÃO
Expressa sua alegria por homenagear uma jovem que busca dar sequência à tradição da música popular. Entrega o prêmio à cantora Bruna Viola.
23 -  BRUNA VIOLA
Cantora, agradece pelo prêmio recebido. Fala sobre a importância, em sua carreira, de Inezita Barroso, a cujo programa compareceu diversas vezes. Diz sentir-se responsável por preservar o legado da música de raiz. Faz apresentação musical.
24 -  PRESIDENTE BETH SAHÃO
Faz a entrega do Prêmio Inezita Barroso, em nome da deputada Leci Brandão, à compositora Valéria Leão.
25 -  VALÉRIA LEÃO
Compositora, agradece pela homenagem recebida. Faz apresentação musical.
26 -  JOSÉ ÂNGELO
Mestre de cerimônias, anuncia apresentação da Corporação Musical 24 de Junho, acompanhada da violeira Caroline.
27 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, anuncia, após leitura de breve resumo biográfico, a entrega do prêmio in memoriam à patronesse Inezita Barroso.
28 -  MARCOS MARTINS
Deputado estadual, destaca que Inezita Barroso representa a música e a cultura do povo brasileiro. Enaltece todos os homenageados desta solenidade. Entrega o prêmio in memoriam à patronesse Inezita Barroso, na pessoa de sua neta, Sra. Paula Maia, e de sua filha, Sra. Marta Barroso.
29 -  MARTA BARROSO
Filha de Inezita Barroso, agradece pelas homenagens rendidas à sua mãe. Manifesta sua emoção ao ver um prêmio ter Inezita Barroso como patronesse.
30 -  PRESIDENTE BETH SAHÃO
Agradece a todos pela presença nesta solenidade. Reitera a importância da iniciativa do deputado Marcos Martins em propor a criação deste prêmio. Comenta que Inezita Barroso, ao iniciar sua trajetória na música caipira, desbravou um ramo antes dominado por homens, abrindo caminho para outras mulheres que a sucederam. Afirma que seu programa "Viola, Minha Viola" foi crucial para a carreira de muitos músicos sertanejos. Parabeniza todos os homenageados.
31 -  JOSÉ ÂNGELO
Mestre de cerimônias, anuncia nova apresentação da Corporação Musical 24 de Junho.
32 -  PRESIDENTE BETH SAHÃO
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp