25/08/2017 - 46a Solene

HOMENAGEM À FUNAP - FUNDAÇÃO PROF. DR. MANOEL PEDRO PIMENTEL, PELA COMEMORAÇÃO DOS SEUS 40 ANOS DE EXISTÊNCIA E SERVIÇOS PRESTADOS NA RESSOCIALIZAÇÃO DAS PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE, JUNTO AO SISTEMA PRISIONAL PAULISTA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 16/09/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : CAUÊ MACRIS
1 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Abre a sessão.
2 -  IZABEL JESUS PINTO
Mestre de Cerimônias, nomeia as autoridades presentes.
3 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Informa que convocara a presente sessão solene, para prestar "Homenagem à Funap - Fundação Professor Dr. Manoel Pedro Pimentel, pela Comemoração dos seus 40 Anos de Existência e Serviços Prestados na Ressocialização das Pessoas Privadas de Liberdade junto ao Sistema Prisional Paulista. Convida o público a ouvir o "Hino da Secretaria da Administração Penitenciária", e o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a exibição de vídeo institucional da Funap.
4 -  LÚCIA CASALI DE OLIVEIRA
Diretora-executiva da Funap, saúda os presentes. Agradece a receptividade desta Casa à instituição. Manifesta-se emocionada com a solenidade. Tece considerações sobre o significado social e atribuições da Funap. Narra breve história da criação da entidade. Valoriza o trabalho de antigos membros e, sobremaneira, de servidores da fundação. Enaltece os ideais e valores defendidos pela equipe. Anuncia a entrega de diploma, extensivo a todos os servidores, ao Sr. João Francisco Silva Neves da Fontoura. Agradece a parceiros e a diretores de unidades penais, empenhados na qualidade dos projetos adotados, e na ampliação do atendimento aos detentos.
5 -  ANA MARIA TASSINARI DE FELICE FANTINI
Presidente da Funap, saúda os presentes. Recorda a situação social e prisional do País, quando da criação da Funap. Discorre acerca da evolução da entidade, diante do contexto de transformação social no período de 40 anos. Faz referência a limitações financeiras e obstáculos superados pela fundação.
6 -  LOURIVAL GOMES
Secretário da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, cumprimenta os presentes. Agradece à Presidência pela iniciativa da solenidade. Reflete acerca das origens da fundação. Discorre sobre a dimensão do sistema prisional da época, notadamente ampliado, ao longo de 40 anos. Enaltece a importância da presente data, em razão desta homenagem. Informa que há 226 mil presos no estado de São Paulo. Parabeniza a totalidade de servidores da instituição e o trabalho de ressocialização de pessoas. Cita o antigo nome da instituição, qual seja, Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso.
7 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Saúda os presentes. Elogia os membros da Mesa. Tece considerações sobre dificuldades vivenciadas pelo País, na seara política. Afirma que há descrença, da sociedade, em sua representatividade no exercício de mandatos eletivos. Acrescenta que a atuação de agentes públicos é o único instrumento norteador da qualidade do uso dos recursos públicos. Critica o abandono de detentos à própria sorte. Assevera que o Estado deve se preocupar com a reintegração de pessoas privadas de liberdade, à sociedade. Defende discussão aberta e transparente sobre o tema. Reconhece as dificuldades do trabalhado exercido no sistema prisional. Parabeniza e colocou-se à disposição dos interesses da instituição. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp