07/08/2017 - 39a Solene

CELEBRAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE 36 ANOS DO GRANDE ORIENTE PAULISTA - GOP
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 01/09/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : ITAMAR BORGES
1 -  ITAMAR BORGES
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  MAURO CALÓ
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa; e demais autoridades presentes.
3 -  PRESIDENTE ITAMAR BORGES
Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, na direção dos trabalhos, para "Celebrar o aniversário de 36 anos do Grande Oriente Paulista (GOP)". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro" e o "Hino da Maçonaria", executados pela Seção da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo; a quem agradece.
4 -  PASCOAL MARRACINI
Grão-mestre do Grande Oriente Paulista, para dar as boas vindas, diz ser um prazer estar nesta Casa comemorando os 36 anos do Grande Oriente Paulista. Agradece os parlamentares por terem aberto esta Casa para as comemorações.
5 -  FERNANDO CAPEZ
Deputado estadual, diz ser uma honra participar desta sessão solene. Afirma ser um privilégio ter esta sessão presidida pelo deputado Itamar Borges. Cumprimenta as autoridades presentes. Ressalta que esta comemoração marca o aniversário de uma das representações mais importantes da Maçonaria brasileira e mundial. Discorre sobre os valores da Maçonaria: harmonia, solidariedade, trabalho, propósito social, engrandecimento, dedicação aos jovens, respeito à pátria e valores morais. Demonstra orgulho de seu trabalho nesta Casa. Destaca a necessidade de estimular a população a tomar parte na atividade política. Coloca esta Casa à disposição de todos. Registra que somarão esforços para que o trabalho do Grande Oriente Paulista seja difundido e fortalecido. Parabeniza o GOP pelos 36 anos e também a Maçonaria.
6 -  MARIO COVAS NETO
Vereador da cidade de São Paulo, ressalta o quanto é importante a atividade política exercida por pessoas de bem. Diz que procura estimular as pessoas a participarem da vida pública do País. Cumprimenta as autoridades e o público presentes. Parabeniza o Grande Oriente Paulista pela festividade. Coloca-se à disposição de todos.
7 -  ARNALDO FARIA DE SÁ
Deputado federal, cumprimenta as autoridades presentes. Demonstra sua alegria em participar deste evento, que considera muito importante. Discorre sobre legislações em discussão relativas à Maçonaria. Considera a Maçonaria um exemplo de ética e moral, em tempos de crise no País. Afirma que os mesmos dão exemplo no dia a dia nas suas atividades, com respeito pelas pessoas e crianças. Agradece a oportunidade de estar presente nesta comemoração. Parabeniza o Grande Oriente Paulista pelo aniversário.
8 -  PRESIDENTE ITAMAR BORGES
Dá conhecimento de justificativas de ausência, enviadas por autoridades.
9 -  MAURO CALÓ
Mestre de cerimônias, anuncia a exibição da música "In the mood", tocada pela banda Big Band Senior.
10 -  PRESIDENTE ITAMAR BORGES
Demonstra sua alegria em presidir esta sessão, de reconhecimento e comemoração pelos 36 anos do Grande Oriente Paulista. Destaca a realização do 1º prêmio de literatura da entidade. Parabeniza o secretário Anderson Pomini pelo trabalho realizado na Cracolândia. Saúda as autoridades presentes. Faz breve resumo de sua vida política iniciada em Santa Fé do Sul até hoje. Diz ser um prazer receber os irmãos da Maçonaria nesta Casa. Informa que, além dos 36 anos da tão importante potência maçônica Grande Oriente Paulista, os maçons de todo o planeta completaram 300 anos de atividade sólida e firme. Afirma que o fim específico da Maçonaria é tornar a vida das pessoas mais justa e perfeita, buscando a irmandade entre as potências, que dividem os mesmos valores éticos. Ressalta que, em um momento no qual o Brasil enfrenta uma grave crise política, econômica e ética, a Maçonaria redobra a sua importância, passando a ser decisiva e importante. Informa que os maçons ajudaram a construir a história do Brasil, atuando decisivamente nos momentos mais destacados do País. Parabeniza o Grande Oriente Paulista e o grão-mestre Paschoal Marracini. Cumprimenta o grão-mestre pela iniciativa do prêmio de literatura, que a seu ver incentiva a divulgação dos ideais da Maçonaria. Agradece a presença de todos.
11 -  ANDERSON POMINI
Secretário de Justiça, cumprimenta as autoridades presentes. Informa que o prefeito João Doria gostaria de estar presente neste evento, que considera uma reunião de homens de bons costumes. Afirma que o prefeito gostaria que o secretário Anderson Pomini registrasse a sua vontade de poder colaborar com este mesmo espírito. Parabeniza todos os maçons.
12 -  RAUL AUDI JUNIOR
Maçom, faz um breve resumo da história do Grande Oriente Paulista. Cumprimenta as autoridades presentes. Informa que no dia 04/08/81 nascia o Grande Oriente Paulista, formada por 58 lojas maçônicas, simbólica e independente, soberana, legal e legítima, filiado a Conab e à CMI. Lê o histórico do GOP. Presta homenagens aos mais antigos maçons da entidade, pedindo que os presentes se levantem. Ressalta que é por meio destes irmãos que agradece todos os obreiros que colocaram os seus tijolos nesta obra que é o Grande Oriente Paulista, atualmente com 300 lojas simbólicas e 8744 irmãos maçons. Considera que a semente foi plantada em terra fértil há 36 anos, resultando em uma grande árvore frondosa, que abriga os maçons do estado de São Paulo em um só ideal. Considera esta uma instituição sólida, que cresce a passos largos, com ética e independência, trilhando a liberdade, igualdade e a fraternidade.
13 -  GILBERTO LIMA DA SILVA
Presidente da Confederação Maçônica do Brasil (Comab), cumprimenta as autoridades presentes, em especial o deputado Itamar Borges, que preside esta sessão comemorativa. Estende os cumprimentos, por meio de Rudy Barbosa, a todas as autoridades maçônicas presentes e todos que prestigiam esta data. Cumprimenta o braço social da Maçonaria: as meninas do Arco-Íris, Demolay e as filhas de Jó. Informa que além do aniversário de 36 anos do Grande Oriente Paulista, a Comab, há três dias, completou 44 anos. Destaca a necessidade de engajamento da sociedade brasileira na política. Afirma que a Maçonaria brasileira precisa reassumir o seu papel de protagonismo, ajudando as autoridades a encontrar soluções para este País. Informa que os mais de 150 mil maçons que integram as confederações se debruçarão em discussões para elaborar propostas para ajudar o Brasil a sair das dificuldades. Ressalta que farão campanha de conscientização dos eleitores, discussão de um novo modelo de política e de uma reforma política profunda, com o objetivo de representar os anseios do povo. Diz estar feliz com a iniciativa do deputado Itamar Borges. Entrega a Paschoal Marracini uma placa, em nome da Comab, para homenagear os 36 anos do Grande Oriente Paulista.
14 -  RUDY BARBOSA LEVY
Diretor geral da Confederação Maçônica Internacional (CMI), cumprimenta as autoridades presentes. Destaca que todos os 350 mil membros da CMI gostariam de estar presentes neste evento. Afirma terem sido 36 anos de uma força maçônica querida neste planeta. Parabeniza o Grande Oriente Paulista pelo aniversário.
15 -  PRESIDENTE ITAMAR BORGES
Anuncia a exibição da música "Zimbo Samba", tocada pela Big Band Senior.
16 -  FERNANDO FERNANDES
Grão-mestre adjunto do Grande Oriente Paulista, explica o "1º Prêmio de literatura maçônica Adair Peres de Carvalho" e apresenta um breve histórico sobre Adair Peres de Carvalho, que dá o nome ao prêmio.
17 -  MAURO CALÓ
Mestre de cerimônias, convida um dos presentes para anunciar os ganhadores do "1º Prêmio de literatura maçônica Adair Peres de Carvalho".
18 -  PRESIDENTE ITAMAR BORGES
Parabeniza todos os ganhadores do prêmio de literatura.
19 -  PASCOAL MARRACINI
Grão-mestre sereníssimo, cumprimenta as autoridades presentes. Diz estar honrado em comemorar nesta noite os 36 anos de fundação do Grande Oriente Paulista. Afirma ser esta uma noite de comemoração e também de agradecimento ao deputado Itamar Borges, que abriu esta Casa para esta solenidade. Informa que o GOP tem hoje 300 lojas e quase nove mil irmãos, com os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. Diz ser a história desta entidade o resultado da construção permanente daqueles que acreditam que a força de conjunto é maior que os interesses individuais. Faz um agradecimento especial aos grãos-mestres, que não mediram esforços para que esta união continue. Parabeniza os ganhadores do troféu do prêmio de literatura, que será inserido no calendário do Grande Oriente Paulista. Agradece os irmãos premiados e os demais pelos trabalhos apresentados. Informa que foram quase 190 trabalhos enviados. Congratula todos os obreiros. Pede para que os mesmos continuem a acreditar que é possível fazer maçonaria pura. Ressalta que juntos sempre podem fortalecer a entidade para defender a Maçonaria. Parabeniza o Grande Oriente Paulista. Entrega uma placa comemorativa desta data ao deputado Itamar Borges.
20 -  PRESIDENTE ITAMAR BORGES
Anuncia a exibição da música "Garota de Ipanema", tocada pela Big Band Senior. Diz ter sido muito importante para esta Casa prestar esta homenagem à Maçonaria. Parabeniza o Grande Oriente Paulista. Afirma que esta entidade honra e orgulha os irmãos e todo o povo paulista. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp