14/08/2017 - 42a Solene

COMEMORAÇÃO DO JUBILEU DE 300 ANOS DE NOSSA SENHORA DE APARECIDA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 12/09/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : AFONSO LOBATO / MARCOS ZERBINI
1 -  AFONSO LOBATO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
3 -  PRESIDENTE AFONSO LOBATO
Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, para "Comemoração do Jubileu de 300 anos de Nossa Senhora de Aparecida". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Banda da Polícia Militar.
4 -  MARIA LÚCIA RIBEIRO ALCKMIN
Presidente do Fundo de Solidariedade do Estado de São Paulo, saúda as autoridades presentes. Divulga a "Rota da Luz", caminho de peregrinação à cidade de Aparecida.
5 -  ANTONIO MARIA
Padre, tece considerações sobre Nossa Senhora de Aparecida. Canta música em sua homenagem.
6 -  SARGENTO ERNALDO
Prefeito de Aparecida, esclarece como é feita a segurança e recepção dos peregrinos nas caminhadas ao município. Aponta dados de construção de réplica de imagem da santa. Faz votos de bênçãos a esta Casa.
7 -  PADRE RODRIGO
Padre, narra as atividades preparativas para a comemoração do ano jubilar da santa católica. Destaca a relevância da padroeira para o povo brasileiro. Faz convite para inauguração de cúpula, em Aparecida, no dia 12/10.
8 -  PRESIDENTE AFONSO LOBATO
Anuncia a apresentação musical de André Leite e a exibição de vídeos do cantor Sérgio Reis e do governador Geraldo Alckmin, contendo saudações aos presentes na solenidade desta noite. Tece agradecimentos a Dom Carmo pelas orientações que recebera dele acerca do exercício de função parlamentar.
9 -  DOM CARMO JOÃO RHODEN
Bispo emérito de Taubaté, considera as inspirações religiosas de seu nome e dos nomes de seus familiares. Faz votos de bênçãos ao Brasil. Expõe ensinamentos e exemplos de vida de Maria de Nazaré.
10 -  MARCOS ZERBINI
Deputado estadual, saúda os presentes. Frisa a importância, a seu ver, da peregrinação religiosa. Reflete sobre o significado da vida. Fala sobre sua admiração a Nossa Senhora de Aparecida. Defende que as pessoas entreguem suas vidas aos desígnios divinos.
11 -  ANTONIO MARIA
Padre, agradece a oportunidade de participar desta solenidade. Relata experiência religiosa em Portugal. Canta música em homenagem à padroeira católica do Brasil.
12 -  PRESIDENTE AFONSO LOBATO
Pede apoio para obra, comandada pelo padre Antonio Maria, de construção de santuário em Jacareí.
13 -  RENATO OLIVEIRA
Missionário do movimento apostólico "Terço dos Homens Mãe Rainha", tece esclarecimentos sobre grupos de divulgação de orações católicas. Faz elogios ao deputado Afonso Lobato, ao qual entrega camiseta e faz convite para participar do movimento relatado.
14 -  PRESIDENTE AFONSO LOBATO
Lamenta que prevaleça, na atualidade brasileira, uma visão negativa da política. Destaca a necessidade, a seu ver, de que as pessoas conheçam melhor aqueles que atuam no setor. Anuncia apresentação musical de André Leite.
15 -  ORLANDO BOLÇONE
Deputado estadual, cumprimenta as autoridades presentes. Faz elogios ao governador Geraldo Alckmin. Convida o padre Antonio Maria para conhecer basílica em homenagem a Nossa Senhora de Aparecida, em São José do Rio Preto. Relata a idealização, construção e atividades desse templo. Reflete sobre o significado da aparição de imagem da santa católica para o Brasil. Comenta passagem bíblica.
16 -  ITAMAR BORGES
Deputado estadual, saúda os presentes. Faz agradecimentos a Nossa Senhora de Aparecida. Deseja bênçãos da santa católica a esta Casa.
17 -  PRESIDENTE AFONSO LOBATO
Anuncia apresentação musical do padre Antonio Maria.
18 -  MARCOS ZERBINI
Assume a Presidência.
19 -  AFONSO LOBATO
Deputado estadual, relata sua emoção com a chegada da imagem de Nossa Senhora de Aparecida a esta Casa, hoje. Fala sobre passagem bíblica acerca do poder e da riqueza. Discorre sobre seu ingresso à vida religiosa. Lamenta a intolerância e a desunião humanas. Mostra-se preocupado com as perspectivas políticas do Brasil. Declara respeito da igreja católica às religiões evangélicas. Enfatiza a necessidade de ações de prevenção da criminalidade. Pontua que a santa homenageada nesta solenidade é, a seu ver, a mãe de todos os brasileiros. Defende que seja dado destaque às características positivas do País. Aponta que, a seu ver, a mudança da Nação deve partir dos indivíduos. Lamenta o pouco envolvimento na política, segundo ele, da igreja católica. Deseja o engajamento político de pessoas bem intencionadas. Agradece a presença de todos, sobretudo de Dom Carmo João Rhoden. Faz oração a Nossa Senhora de Aparecida.
20 -  AFONSO LOBATO
Assume a Presidência. Divulga CD da banda ID2. Anuncia apresentação musical de André Leite. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp