04/09/2017 - 50a Solene

COMEMORAÇÃO DOS 150 ANOS DO METODISMO EM TERRAS BRASILEIRAS
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 26/09/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : CARLOS BEZERRA JR.
1 -  CARLOS BEZERRA JR.
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, para a "Comemoração dos 150 Anos do Metodismo em Terras Brasileiras". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Justifica a ausência de sua esposa, Patrícia Bezerra, vereadora à Câmara Municipal de São Paulo. Anuncia a leitura de Litania de Ação e apresentação do Coral Metodista Vozes dos 150 Anos. Informa a exibição da primeira parte do vídeo "Recordando Nossa História".
2 -  JOSÉ ILDO SWARTLE MELLO
Bispo, a representar a Fraternidade Wesleyana, saúda os presentes. Manifesta contentamento por participar da solenidade. Faz referência ao "coração aquecido de Wesley". Enaltece a irmandade entre as igrejas metodistas. Defende a mensagem de santidade em prol da reforma da Nação.
3 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR
Anuncia a exibição da segunda parte do vídeo "Recordando Nossa História" e a apresentação do Coral Metodista Vozes dos 150 Anos.
4 -  ADONIAS PEREIRA LAGO
Bispo, presidente da Quinta Região Eclesiástica, fez oração a favor da proteção de Deus ao povo brasileiro.
5 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR
Comunica a entrega de placa comemorativa, pelos 150 Anos de Missão Permanente do Metodismo em Terras Brasileiras, ao Sr. Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa.
6 -  LUIZ VERGÍLIO BATISTA DA ROSA
Bispo, presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista do Brasil, saúda os presentes. Mostra-se honrado por receber a homenagem. Tece considerações a respeito de Jesus Cristo. Assevera que a história da instituição religiosa coincide com a de ideais inadiáveis. Narra breve histórico da origem wesleyana do Metodismo. Acrescenta que a graça de Deus é disponível para todas as pessoas. Valoriza a centralidade da Bíblia e o sentimento de pertencimento. Reflete acerca de valores humanistas. Clama pela disseminação do amor ágape de Deus, como meio de difusão da justiça, de forma equânime.
7 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR
Anuncia a entrega do Marco dos 150 Anos do Metodismo em Terra Brasileiras às Representações da Igreja Metodista.
8 -  JOSÉ CARLOS TELES
Bispo, vice-presidente do Colégio Episcopal e bispo da Terceira Região Eclesiástica, saúda os presentes. Agradece à Presidência pela iniciativa da solenidade. Valoriza as comendas que homenageiam integrantes da Igreja. Faz oração em agradecimento a Deus, pela presente comemoração.
9 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR
Anuncia a interpretação da música "Castelo Forte", pelo Coral Metodista Vozes dos 150 Anos. Anuncia a leitura do "Credo 150 Anos do Metodismo em Terras Brasileiras". Enaltece a relevância da solenidade. Destaca a prece proferida. Faz reflexão sobre a presença e a conexão do Metodismo em sua vida. Informa que frequentara o grupo de juvenis da Igreja Metodista de Londrina. Lembra-se do pastor Joca, atualmente bispo João Carlos. Comenta projeto de sua autoria, convertido em lei de destaque inclusive mundial, contra a escravidão contemporânea. Aduz que em seu discurso em Genebra, no plenário da ONU - Organização das Nações Unidas, inspirara-se em cartas de cunho metodista. Tece breves considerações históricas sobre a conduta e a influência de John Wesley, em benefício da sociedade em que vivera. Defende a pregação do Evangelho a favor da solidariedade, especialmente em regiões periféricas. Clama pela defesa da mulher no transporte público. Acrescenta que o legado espiritual do Metodismo ecoa neste Parlamento.
10 -  JULIANA YADE
Membro da Pastoral Nacional da Igreja Metodista de Combate ao Racismo, faz oração de encerramento.
11 -  PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR
Afirma que crê numa igreja missionária a serviço do povo. Convida os presentes para a abertura da exposição sobre o tema, a ser realizada no Hall Monumental. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp