03/08/2017 - 102ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 09/08/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : DOUTOR ULYSSES
Secretaria : ORLANDO BOLÇONE

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  DOUTOR ULYSSES
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a presença, nas galerias, do professor Jaques Conceição de Almeida e de alunos da Escola Estadual Zulmira de Almeida Lambert, de São Vicente, a convite do deputado Caio França.
2 -  RAMALHO DA CONSTRUÇÃO
Discorre sobre prejuízos causados aos trabalhadores da construção civil pela reforma trabalhista aprovada pelo governo federal, à qual tece críticas. Anuncia ações de sindicatos e de seu gabinete nesse âmbito. Defende o julgamento e condenação do presidente Michel Temer. Considera a importância da atuação dos políticos para a população pobre. Enfatiza problemas de saúde agravados pelo desemprego.
3 -  PRESIDENTE DOUTOR ULYSSES
Convoca sessão solene a ser realizada no dia 22/08, às 10 horas, para "Homenagem ao Exército Brasileiro e ao seu patrono, marechal Luiz Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias", a pedido do deputado Fernando Capez.
4 -  LECI BRANDÃO
Discorre sobre as prisões, julgamentos e condenações de Rafael Braga, as quais reprova. Classifica o caso como racismo. Enfatiza as manifestações, em todo o País, pela libertação do jovem. Faz críticas ao teor das reformas federais e a suas consequências sociais. Deseja a retomada da mobilização popular e do crescimento do Brasil.
5 -  PRESIDENTE DOUTOR ULYSSES
Convoca sessão solene a ser realizada no dia 18/09, às 20 horas, para "Comemoração dos 106 anos da Igreja Assembleia de Deus no Brasil", por solicitação do deputado Adilson Rossi.
6 -  WELSON GASPARINI
Discorre sobre a corrupção no Brasil. Expõe dados sobre gastos públicos com o tratamento de doenças provocadas pelo consumo de cigarro. Defende a criação de frente parlamentar, nesta Casa, para atuar nesse setor. Faz apelos a famílias, educadores e religiosos pelo combate ao fumo.
7 -  CORONEL CAMILO
Pontua a insatisfação popular com a rejeição, pelos deputados federais, de denúncia contra o presidente Michel Temer. Acentua a importância do voto popular consciente. Enfatiza a participação de representantes da polícia nos pleitos políticos.
8 -  PRESIDENTE DOUTOR ULYSSES
Convoca sessão solene a ser realizada no dia 29/09, às 20 horas, para "Comemoração do 85º aniversário da cessação das hostilidades do Movimento Constitucionalista de 1932", a pedido do deputado Coronel Telhada.
9 -  ORLANDO BOLÇONE
Relata ações de incentivo à bioeconomia realizadas em Campinas. Frisa a relevância dessa atividade. Lista as instituições e autoridades envolvidas no projeto.
10 -  CORONEL TELHADA
Desaprova decisão de arquivamento do julgamento do presidente Michel Temer. Rebate pronunciamento da deputada Leci Brandão acerca de racismo no caso de Rafael Braga. Defende a valorização da polícia. Relata assassinatos de policiais militares por criminosos.
11 -  CARLOS CEZAR
Discorre acerca da história da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil. Parabeniza, pelos 47 anos de atuação no templo de Limeira, a pastora Ozaide Cabral do Lago, à qual tece elogios.
12 -  CARLOS GIANNAZI
Critica a decisão do Congresso Nacional de arquivar o julgamento do presidente Michel Temer. Lista deputados federais eleitos por São Paulo que foram favoráveis ao arquivamento. Explicita sua reprovação a parlamentares que, a seu ver, ao aprovarem projetos que diminuem direitos trabalhistas, atuam contra a população que os elegeu. Defende a mobilização popular para combate à reforma previdenciária proposta pelo governo federal.

GRANDE EXPEDIENTE
13 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Pelo art. 82, comenta questões orçamentárias relativas a obras viárias no Alto Tietê. Cita necessidades de investimentos na rede de transporte sobre trilhos na região.
14 -  CAIO FRANÇA
Pelo art. 82, discorre sobre a participação de jovens estudantes da Rede Estadual de Ensino na discussão das prioridades de seu mandato. Cita sugestão de aluno, para projeto de lei, de que toda escola tenha um psicólogo à disposição dos estudantes.
15 -  ENIO TATTO
Responsabiliza o PSDB como principal artífice da rejeição da denúncia, pela Câmara dos Deputados, contra o presidente Michel Temer. Afirma que há uma aliança entre PSDB e PMDB para poupar Michel Temer e Aécio Neves de processos de corrupção.
16 -  ENIO TATTO
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
17 -   PRESIDENTE DOUTOR ULYSSES
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 04/08, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Lembra realização de sessão solene, no mesmo dia, às 10 horas, em "Celebração do Aniversário de 70 Anos da Associação dos Funcionários Públicos da Assembleia Legislativa de São Paulo - Afalesp". Levanta a sessão.
alesp