11/08/2017 - 108ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 16/08/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : CORONEL TELHADA / MARCO VINHOLI
Secretaria : CARLOS GIANNAZI

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  CARLOS GIANNAZI
Discorre sobre as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação, aprovado em 2014. Afirma que a Emenda Constitucional que estabelece teto para aumento de gastos públicos prejudica aquela proposição. Denuncia que o Governo Temer vetou prioridade para metas do Plano Nacional de Educação, na Lei de Diretrizes Orçamentárias para o próximo ano.
3 -  MARCO VINHOLI
Saúda a comemoração do Dia do Estudante, realizado neste 11 de agosto. Lembra das lutas da União Nacional dos Estudantes. Pede mais políticas públicas em prol dos estudantes.
4 -  MARCO VINHOLI
Assume a Presidência.
5 -  CORONEL TELHADA
Saúda os advogados pelo seu dia, comemorado na data de hoje. Lamenta o assassinato, em tentativa de assalto, do guarda civil metropolitano Márcio Greique da Silva, na Capital e a morte do 3º sargento da PM, Isaías de Jesus Nascimento, vítima de ferimentos causados por troca de tiros com criminosos. Presta apoio à retirada do busto de Carlos Lamarca do Parque Estadual do Rio Turvo, ordenada pela secretario estadual do Meio Ambiente, Ricardo Salles, considerando o homenageado um criminoso.
6 -  CARLOS GIANNAZI
Afirma discordar da fala do deputado Coronel Telhada em relação a retirada do busto de Carlos Lamarca do Parque Estadual do Rio Turvo, ordenada pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Considera a atitude do secretário um atentado ao patrimônio público, afirmando que irá pedir sua punição. Discorre sobre a luta de Carlos Lamarca contra o Regime Militar.
7 -  CORONEL TELHADA
Discorda do discurso do deputado Carlos Giannazi em relação a Carlos Lamarca, reiterando que considera o ex-militar um criminoso. Afirma que a esquerda brasileira mente em relação ao período do Regime Militar. Reafirma que os militares prezam o respeito à lei.
8 -  CARLOS GIANNAZI
Rebate a fala do deputado Coronel Telhada em relação ao PSOL, afirmando que o partido não tem relação com o PT. Afirma que o parlamentar distorce a história da luta contra o Regime Militar. Reitera disposição em pedir a punição do secretário do Meio Ambiente, Ricardo Salles pela retirada do busto de Carlos Lamarca do Parque Estadual do Rio Turvo.
9 -  CORONEL TELHADA
Para comunicação, cita o guarda civil Orlando Pinto Saraiva, morto pelo ex-militar Carlos Lamarca, em confronto durante assalto a banco. Lamenta a fala do deputado Carlos Giannazi sobre o assunto.
10 -  CARLOS GIANNAZI
Para comunicação, considera que Carlos Lamarca lutou pela democracia, contra o Regime Militar. Afirma que não defende o governo de Nicolás Maduro na Venezuela.
11 -  CORONEL TELHADA
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
12 -  PRESIDENTE MARCO VINHOLI
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 14/08, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Lembra de sessões solenes: hoje, às 20 horas, para "Formatura da 1ª Turma de Juízes e Mediadores do TMA - Tribunal de Mediação e Arbitragem"; e em 14/08, às 10 horas, para a "Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Senhor José Camargo". Levanta a sessão.
alesp