06/10/2017 - 61a Solene

HOMENAGEM ÀS GUARDAS MUNICIPAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 28/10/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : CHICO SARDELLI
1 -  CHICO SARDELLI
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  EDSON SERBONCHINI
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
3 -  PRESIDENTE CHICO SARDELLI
Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, por solicitação do deputado Chico Sardelli, na direção dos trabalhos, em "Homenagem às Guardas Municipais do Estado de São Paulo". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Destaca a importância das Guardas Civis Municipais em prol da Segurança Pública. Enaltece o trabalho realizado pela categoria.
4 -  DELEGADO OLIM
Deputado estadual, cumprimenta todos os presentes. Enfatiza que a Guarda Civil Municipal soma à Segurança Pública no combate ao crime. Cita melhorias implementadas na instituição. Parabeniza a categoria pelo trabalho realizado. Considera que a GCM faz parte da família policial.
5 -  PRESIDENTE CHICO SARDELLI
Afirma que a maioria da população apoia a transformação das Guardas Municipais em Polícias.
6 -  ITAMAR BORGES
Deputado estadual, menciona que criara a GCM em Santa Fé do Sul quando fora prefeito do município em 2001. Destaca que sempre participou das lutas e reivindicações da instituição. Elogia a iniciativa do deputado Chico Sardelli de criar a Frente Parlamentar em Defesa das Guardas Municipais do Estado de São Paulo, nesta Casa, e de trabalhar em defesa da categoria. Enfatiza a importância de a GCM ser representada no Poder Legislativo. Saúda os componentes da Mesa. Defende a integração da Guarda Municipal com a Polícia Militar.
7 -  PRESIDENTE CHICO SARDELLI
Elogia o trabalho de criação da GCM pelo deputado Itamar Borges, quando esse era prefeito em Santa Fé do Sul.
8 -  MÁRCIO CAMARGO
Deputado estadual, saúda os componentes da Mesa e os demais presentes. Lembra a lei que criara o Dia da Guarda Municipal. Menciona notícias positivas relacionadas ao trabalho desenvolvido pela categoria.
9 -  TONI CADETE
Prefeito de Areiópolis, considera que a GCM tem poder de Polícia. Frisa a importância da categoria para a Segurança Pública dos municípios. Parabeniza os guardas civis municipais pelo serviço prestado à população.
10 -  CARLA SOARES
Presidente do Conseg de Ribeirão Pires, representando os Consegs paulistas, elogia o trabalho realizado pela GCM. Parabeniza os parlamentares presentes na solenidade pela luta em prol da Segurança Pública.
11 -  LÍDIA GOUVEIA
Inspetora superintendente e ex-subcomandante da Guarda Civil Metropolitana, representando as guardas municipais femininas, opina que a Guarda Civil Municipal exerce o papel de Polícia. Considera positiva a resposta da população em relação à GCM. Narra caso de guarda civil municipal que auxiliou mulher em trabalho de parto. Tece considerações sobre o serviço prestado pelas guardas femininas. Incentiva o ingresso de mulheres na GCM. Avalia que o policiamento comunitário favorece a aproximação das guardas com a população. Sugerr que a GCM seja treinada para atuar nas fronteiras do País.
12 -  PRESIDENTE CHICO SARDELLI
Tece considerações sobre o trabalho desempenhado pelas guardas femininas. Discorre acerca da importância de a GCM ter representantes na política.
13 -  CARLOS FLORENTINO
Vereador GCM do município de Vinhedo, representando o Poder Legislativo Municipal, comenta a importância da Guarda Municipal de Vinhedo. Faz reflexão acerca do empenho na busca do reconhecimento da corporação. Tece comentários sobre o crescimento da GCM no Estado. Frisa que os guardas municipais atendem ocorrências relacionadas ao crime. Manifesta expectativa de aprovação de PECs federais em benefício da categoria.
14 -  RENATO AUGUSTO ALVES
Guarda civil metropolitano do município de Ilha Solteira, representando as Secretarias Municipais de Segurança Pública, agradece o apoio do deputado Chico Sardelli, afirmando que as ações adotadas pelo parlamentar têm contribuído para a Segurança Pública da região de Ilha Solteira. Enaltece o trabalho desenvolvido por Carlinhos Silva em prol da GCM.
15 -  JOSÉ ROBERTO RODRIGUES DE OLIVEIRA
Secretário municipal de Segurança Urbana, representando o prefeito João Doria, cumprimenta as autoridades presentes. Cita ações de sua gestão em prol da Segurança Pública e em benefício dos guardas civis municipais. Defende que a GCM seja considerada Polícia, argumentando que a categoria atua como tal. Considera importante a integração das Guardas Municipais com a Polícia Militar.
16 -  ADELSON DE SOUZA
Inspetor superintendente e comandante da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, considera notável o trabalho realizado pelo deputado Chico Sardelli na Frente Parlamentar em Defesa da GCM. Elogia a gestão municipal de São Paulo em prol da categoria. Tece elogios ao trabalho realizado por Carlinhos Silva em defesa da instituição. Pondera que a mudança na denominação da Guarda Civil Municipal para Polícia Municipal não altera sua área de atuação e não prejudica as outras corporações policiais. Destaca a importância da parceria da GCM com outros órgãos de Segurança Pública. Parabeniza as Guardas Municipais e os homenageados da solenidade pelo seu dia.
17 -  CARLINHOS SILVA
Coordenador dos simpósios sobre a importância das GCMs nos municípios e assessor parlamentar, tece elogios ao deputado Chico Sardelli. Cita diversas conquistas dos guardas municipais, como a isenção de pedágio para as viaturas e a inclusão das Guardas Municipais nos boletins de ocorrência. Tece comentários sobre o papel da GCM em prol da Segurança Pública. Ressaltou a importância do reconhecimento da categoria, que, a seu ver, exerce o poder de Polícia.
18 -  PRESIDENTE CHICO SARDELLI
Comunica que dois guardas civis municipais foram baleados hoje, em Piracicaba, durante roubo a carro forte, motivo pelo qual solicita um minuto de silêncio. Defende a mudança de designação da Guarda Civil Municipal para Polícia Municipal. Discorre sobre a importância do trabalho da GCM. Cita projetos de lei e conquistas da categoria. Alerta para o fato de que a exclusão de agentes de Segurança na proposta de reforma da Previdência não engloba os guardas civis municipais. Presta homenagem, com entrega de honrarias, a diversos guardas municipais que se destacaram no cumprimento do dever.
19 -  MILENA CRISTINA DA SILVA
Esposa do falecido guarda civil municipal Márcio Greyck da Silva, manifesta pesar pela perda de seu marido, executado por ser policial. Dá detalhes do ocorrido, em que estava presente. Discorre sobre as dificuldades inerentes ao trabalho policial.
20 -  PRESIDENTE CHICO SARDELLI
Presta solidariedade à Sra. Milena Cristina da Silva. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp