09/10/2017 - 63a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DO CORPO MUSICAL DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 28/10/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : CORONEL CAMILO
1 -  CORONEL CAMILO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  VERA BUCHERONI
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
3 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Agradece a presença de todos. Saúda as autoridades. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, na direção dos trabalhos, com a finalidade de realizar "Comemoração dos 160 anos do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
4 -  EDSON FERRARINI
Ex-deputado estadual, tece comentários sobre a constituinte de São Paulo. Reprova o combate feito à época, segundo ele, à Polícia Militar, pelo PT. Relata relações de sua família com a corporação. Discorre sobre suas contribuições, como parlamentar, para o fortalecimento da PM, enfatizando a criação do Dia do Policial Militar Músico do Estado de São Paulo. Cumprimenta autoridades presentes. Saúda os componentes do Corpo Musical, destacando as três mulheres que o integram. Tece elogios ao órgão. Enaltece as habilidades dos policiais músicos.
5 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Informa que o ex-deputado Edson Ferrarini criara o Dia do Policial Militar Músico do Estado de São Paulo por meio da Lei 14.989/13. Anuncia a exibição de vídeos: acerca da história, composição e atividades atuais do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo; e sobre a vida e a carreira do tenente coronel PM João Antão Fernandes, ex-comandante do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Realiza homenagem, com entrega de placa comemorativa, ao Sr. João Antão Fernandes.
6 -  JOÃO ANTÃO FERNANDES
Ex-comandante do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, faz agradecimentos pela homenagem recebida.
7 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Anuncia a entrega de Láureas de Mérito Pessoal.
8 -  VERA BUCHERONI
Mestre de cerimônias, apresenta o histórico e os objetivos da condecoração. Nomina os policiais militares contemplados.
9 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Anuncia a presença, nas galerias, das Bandas Regimentais de Música do interior e da Seção de Banda do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Homenageia, com entrega de placa comemorativa, o Sr. Major PM Elias Batista do Nascimento, comandante do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
10 -  ELIAS BATISTA DO NASCIMENTO
Comandante do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, faz saudações às autoridades presentes. Discorre sobre a criação da Banda do Corpo de Fuzileiros Navais. Anuncia o recente ingresso de novos policiais no Corpo Musical da Polícia Militar. Aponta que os 160 anos do órgão foram marcados pela participação em eventos políticos e culturais importantes da história do País e do estado de São Paulo. Destaca a relevância do Corpo Musical e da PM de São Paulo. Agradece o apoio dos comandantes da Polícia Militar aos músicos da corporação. Enalteceu a música, situando-a como ferramenta de comunicação da PM com a sociedade. Parabeniza os músicos homenageados.
11 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Faz eco ao pronunciamento do major acerca do trabalho comunitário realizado pelo Corpo Musical, destacando as atividades desse tipo praticadas no Jardim Ângela, em São Paulo. Cumprimenta integrantes dos Consegs de São Paulo.
12 -  ARNALDO FRANCISCO DA SILVA
Presidente do Conseg Jardim Ângela, frisa a importância da atuação da Polícia Militar em comunidades pobres de São Paulo. Enaltece o trabalho de fortalecimento da participação social na PM realizado, segundo ele, pelo deputado Coronel Camilo. Diz que, a seu ver, o coronel Nivaldo Cesar Restivo está realizando a melhor gestão já vista na história da Polícia Militar do Estado de São Paulo, destacando a alocação de recurso públicos no setor. Descreve eventos históricos de criação de conselhos populares na área de segurança pública.
13 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Anuncia homenagem, com entrega de estatueta, pelo major PM Elias Batista do Nascimento, ao coronel PM João Antão Fernandes. Anuncia a apresentação da "Canção do Corpo Musical" pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
14 -  NIVALDO CESAR RESTIVO
Comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, cumprimenta os presentes. Parabeniza o deputado estadual Coronel Camilo pela iniciativa desta solenidade. Diz que espelha sua gestão atual no trabalho realizado pelo parlamentar quando era comandante da Polícia Militar. Louva a história da PM e do Corpo Musical, que associa à história do estado de São Paulo e do País. Lembra eventos da época que fora aluno do coronel João Antão Fernandes na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Acentua a relevância da família Antão para a música na Polícia Militar de São Paulo, tecendo-lhe agradecimentos em nome da corporação. Comunica que o coronel receberá a medalha Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, mais alta condecoração da PM. Agradece pelo convite para participar desta solenidade. Parabeniza os policiais que receberam condecorações nesta data.
15 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Anuncia a execução de cinco canções pela banda formada pelas Bandas Regimentais de Música do interior e pela Seção de Banda do Corpo Musical.
16 -  EDSON FERRARINI
Ex-deputado estadual, parabeniza a banda. Comunica que deverá buscar recursos para que ela se apresente no Parque do Ibirapuera.
17 -  PRESIDENTE CORONEL CAMILO
Faz convite para evento, a ser realizado no dia 19/12, no Theatro Municipal de São Paulo, com apresentação do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Elogia o órgão. Parabeniza os músicos da PM. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp