16/10/2017 - 65a Solene

COMEMORAÇÃO DOS 60 ANOS DE EXISTÊNCIA DA ASSOCIAÇÃO DOS CABOS E SOLDADOS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 09/11/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : CAMPOS MACHADO
1 -  CAMPOS MACHADO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de Cerimônias, anuncia a composição da Mesa de autoridades.
3 -  PRESIDENTE CAMPOS MACHADO
Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento deste deputado, na direção dos trabalhos, para "Homenagear os 60 anos de existência da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do Estado de São Paulo". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
4 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, informa a apresentação de um vídeo institucional.
5 -  PRESIDENTE CAMPOS MACHADO
Faz saudação especial às mulheres presentes na solenidade, nas pessoas da esposa do cabo Wilson, Sra. Maria de Lourdes, e de sua filha, Natália. Destaca a relevância dos mandatos dos deputados Coronel Telhada e Coronel Camilo. Cita Jânio Quadros, na gestão de quem, em 1957, nascera a entidade homenageada. Ressalta o relacionamento amistoso com a instituição. Comenta o apoio da Associação dos Cabos e Soldados na luta contra a descriminalização da maconha, a qual encampou. Parabeniza o cabo Wilson pela atuação da entidade.
6 -  ARNALDO FARIA DE SÁ
Deputado federal, parabeniza o deputado Campos Machado pela iniciativa da homenagem. Saúda as autoridades presentes. Destaca a força da representatividade da associação homenageada. Engrandece a Polícia Militar do Estado de São Paulo. Tece elogios ao cabo Wilson e à entidade por ele gerida.
7 -  CORONEL TELHADA
Deputado estadual, lembra o início dos trabalhos da associação. Enfatiza a competência dos policiais. Parabeniza o coronel Nivaldo pela dedicação junto à PM. Repudia movimentos nas redes sociais, por parte dos próprios policiais, contra a disciplina e a hierarquia, afrontando, a seu ver, autoridades do alto comando da corporação. Defende a preservação de ideais e de postura das Polícias. Manifesta seu desejo por um estado mais seguro e mais democrático, que valorize as forças de Segurança.
8 -  CORONEL CAMILO
Deputado estadual, cumprimenta as autoridades presentes. Parabeniza o coronel Nivaldo por estar à frente da tropa. Faz coro ao discurso do deputado Coronel Telhada. Saúda o cabo Wilson pelos 60 anos da Associação dos Cabos e Soldados. Discursa sobre o significado da representatividade. Avalia que ela se faz necessária, uma vez que os policiais vivem uma grande restrição de direitos. Opina que é a política que vai fazer a diferença na vida dos cidadãos. Apela por reajuste salarial para a categoria que representa. Informa que 83% dos policiais estão endividados.
9 -  WILSON MORAIS
Presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar do Estado de São Paulo, faz agradecimentos gerais. Tece elogios ao deputado Campos Machado, a quem declara gratidão pela iniciativa da homenagem. Destaca o apoio dos deputados Coronel Camilo e Coronel Telhada à entidade. Lembra as dificuldades que os parlamentares enfrentam para a aprovação de leis de interesse dos policiais. Destaca o empenho do secretário de Segurança Pública e do comandante-geral da Polícia Militar por melhores condições de trabalho para a categoria. Fala da indignação policiais em razão dos baixos salários. Diz que, embora a Polícia do Estado de São Paulo seja considerada a melhor do Brasil, ela ocupa a posição de 25ª no ranking dos piores salário do país. Esclarece ao deputado Coronel Camilo que atualmente 100% dos policiais estão endividados. Faz apelo ao secretário de Segurança Pública pela abertura do diálogo com a categoria.
10 -  CORONEL NIVALDO CÉSAR RESTIVO
Comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, cumprimenta e agradece o deputado Campos Machado pela homenagem. Cita o efetivo da Polícia Militar, de 93.800 homens. Lamenta os óbitos da corporação. Destaca o forte papel representativo da entidade homenageada, com cerca de 63 mil associados. Parabeniza o cabo Wilson pela parceria com o Comando-Geral da Polícia Militar.
11 -   IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, anuncia a entrega de diplomas a diversas autoridades e a sócios fundadores.
12 -  MÁGINO ALVES BARBOSA FILHO
Secretário estadual da Segurança Pública do Estado de São Paulo, fala de sua tristeza, hoje pela manhã, diante da notícia da morte de um policial civil durante ocorrência no Interior de São Paulo. Diz que sua luta se baseia em princípios aprendidos de seu pai, que também era policial, para que, em breve, o tão esperado reajuste salarial possa ser liberado para a categoria. Parabeniza o cabo Wilson pelo empenho em favor dos policiais. Destaca a importância do trabalho social realizado pela Associação dos Cabos e Policiais do Estado de São Paulo. Transmite o abraço do governador Geraldo Alckmin aos associados.
13 -  PRESIDENTE CAMPOS MACHADO
Faz agradecimentos gerais. Pede para que todos fiquem em pé e, numa corrente de fé e de amor, deem as mãos e saúdem a Associação dos Cabos e Soldados com um brado de viva. Encerra a sessão.
alesp