28/09/2017 - 140ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 05/10/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : CORONEL TELHADA / CARLOS GIANNAZI / LUIZ CARLOS GONDIM
Secretaria : CARLOS GIANNAZI

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência e abre a sessão. Saúda a presença dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cacilda Becker, acompanhados da professora Beatriz Machado de Oliveira, a convite do deputado Edmir Chedid.
2 -  ORLANDO BOLÇONE
Discorre sobre a questão do tratamento de esgoto lançado no Rio Preto. Comenta a importância ambiental do corpo d'água para a região de São José do Rio Preto, como manancial de abastecimento d'água e para a estética urbana.
3 -  VITOR SAPIENZA
Defende a aprovação da PEC nº 05. Elogia a atuação da Defenda PM - Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo em Defesa da Polícia Militar. Afirma que gostaria de ter trilhado a carreira militar.
4 -  CARLOS GIANNAZI
Discorre sobre recentes decisões do Supremo Tribunal Federal: o afastamento do senador Aécio Neves e a permissão do ensino religioso nas escolas públicas, com natureza confessional, vinculado a religiões específicas. Defende a primeira, considerando que o Senado Federal não deveria posicionar-se contrariamente. Critica a segunda decisão, afirmando que atenta contra o conceito de Estado laico presente na Constituição Federal.
5 -  CARLOS GIANNAZI
Assume a Presidência.
6 -  CORONEL TELHADA
Apoia a fala do deputado Carlos Giannazi em relação à decisão do STF, que permite o ensino religioso nas escolas públicas, com natureza confessional, vinculado a religiões específicas. Critica a liberação, pela Justiça, de rapaz que molestou sexualmente uma mulher em ônibus na Capital. Discorre sobre projeto, de sua autoria, que exige a instalação de câmeras em todo tipo de transporte público no Estado para coibir esse tipo de prática.
7 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Assume a Presidência.
8 -  CARLOS BEZERRA JR.
Combate o excesso de marketing na atividade política. Afirma que essa atitude traz descrença, por parte da população, ao sistema como um todo. Critica a possibilidade do prefeito João Doria largar seu mandato para se candidatar à Presidência da República, afirmando que isso contrariaria o compromisso com a cidade, assumido em sua posse. Cobra do prefeito promessas de campanha ainda não realizadas, afirmando que isso demonstra a necessidade do cumprimento integral do mandato. Pede que Doria faça mais gestão e menos política, considerando que este é o desejo da população de São Paulo.
9 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência.
10 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Defende menos burocracia na execução de políticas de Saúde Pública em São Paulo. Cita exemplos de problemas concretos na área, os quais considerou desrespeito aos Direitos Humanos. Afirma que a população sofre quando há falhas no setor.
11 -  CARLOS GIANNAZI
Critica a possibilidade de demissão de 30 mil professores da categoria "O", da Rede Estadual de Ensino. Discorre sobre o PLC 24/15, de sua autoria, que acaba com a duzentena e garante o acesso ao Iamspe por parte dessa categoria do Magistério.
12 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Para comunicação, denuncia caso de falta de vaga em UTI neonatal na região de Mogi das Cruzes. Afirma que quando critica a Saúde Pública no Estado, defende a população.
13 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
14 -  PRESIDENTE CORONEL TELHADA
Anota o pedido. Registra a presença, a convite do deputado Márcio Camargo, do Sr. Felipe Machado e sua esposa, Maria Cláudia; da Sra. Lucia Degaki; e do vereador Cláudio Lázaro, da Câmara Municipal de Jacupiranga. Elogia a administração de João Doria frente à Prefeitura de São Paulo. Defere o pedido do deputado Luiz Carlos Gondim. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 29/09, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Lembra realização de sessão solene no mesmo dia, às 10 horas, para "Promoção de Medidas Sócio-Educativas e de Saúde Pública no que tange ao Combate ao Câncer de Estômago e Divulgação do PL 127/2017". Levanta a sessão.
alesp