17/11/2017 - 76a Solene

HOMENAGEM AOS CONSELHEIROS TUTELARES
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 08/12/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : SEBASTIÃO SANTOS
1 -  SEBASTIÃO SANTOS
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  CARLOS SILVA
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa e demais autoridades presentes.
3 -  PRESIDENTE SEBASTIÃO SANTOS
Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, por solicitação do deputado Sebastião Santos, na direção dos trabalhos, em "Homenagem aos Conselheiros Tutelares". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
4 -  GILMACI SANTOS
Deputado estadual, saúda todos os presentes. Destaca a importância da solenidade para a divulgação do trabalho realizado pelos conselheiros tutelares do Estado. Discorre sobre as dificuldades enfrentadas no dia a dia da categoria. Defende melhores condições de trabalho para essa classe profissional. Cita problemas decorrentes de disputas partidárias nas eleições para conselheiros tutelares de Carapicuíba.
5 -  WELLINGTON MOURA
Deputado estadual, enaltece o trabalho social desenvolvido pelos conselheiros tutelares, os quais considera ser mal compreendidos devido às peculiaridades do exercício da profissão. Transmite mensagem de incentivo aos conselheiros na defesa de crianças e adolescentes. Opina que a remuneração e as condições de trabalho não fazem jus ao serviço prestado pela categoria.
6 -  PRESIDENTE SEBASTIÃO SANTOS
Anuncia apresentação de vídeo com mensagem do deputado federal Roberto Alves.
7 -  THAIS ROCHA
Advogada e ex-conselheira tutelar, parabeniza os conselheiros tutelares presentes na solenidade. Comenta que assédio de pedófilo durante sua infância a motivou a ingressar na carreira de Direito e no Conselho Tutelar. Elenca dificuldades enfrentadas no dia a dia dos conselheiros tutelares. Elogia a iniciativa do deputado Sebastião Santos de realização desta homenagem. Destaca a importância da parceria entre os profissionais para o fortalecimento do órgão. Incentiva os conselheiros a trabalhar em benefício das crianças e jovens que mais precisam.
8 -  EDIVALDO LUIZ VICENTE DA SILVA
Da Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado de São Paulo, cita desafios enfrentados pelos conselheiros tutelares. Defende uma infraestrutura de trabalho adequada para esses profissionais.
9 -  PRESIDENTE SEBASTIÃO SANTOS
Considera injusta a distribuição dos impostos federais recolhidos pelos estados, apontando que o estado de São Paulo é prejudicado com essa situação.
10 -  ROBSON CANDIANE
Do Condeca - Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, cumprimenta todos os presentes. Cita o número de conselheiros tutelares em exercício no Estado. Julga que este ato representa o reconhecimento do esforço empreendido pela categoria. Lembra que a criança é a prioridade do trabalho realizado por esses profissionais.
11 -  PRESIDENTE SEBASTIÃO SANTOS
Chama atenção para a falta de segurança vivenciada por crianças, citando caso brutal de assassinato de duas meninas. Destaca a importância da brincadeira e interação com os pais para o desenvolvimento infantil. Anuncia apresentação teatral do Grupo Trapo.
12 -  ITAMAR BORGES
Deputado estadual, menciona que a estrutura do Conselho Tutelar de Santa Fé do Sul fora iniciada em sua gestão como prefeito da cidade. Salienta a importância de políticas públicas e parcerias com o Governo do Estado em prol do órgão. Enaltece o trabalho realizado pelo deputado Sebastião Santos em defesa dos conselheiros tutelares.
13 -  GISELE TONCHIS
Prefeita do município de Lourdes, cita ações realizadas em prol do Conselho Tutelar da cidade de Lourdes. Manifesta respeito e gratidão pela categoria. Deseja que o deputado Sebastião Santos prossiga na luta a favor dos conselheiros tutelares.
14 -  PRESIDENTE SEBASTIÃO SANTOS
Anuncia apresentação de vídeo com mensagem do governador Geraldo Alckmin, em homenagem aos conselheiros tutelares. Aponta para o aumento de casos de agressão contra crianças e adolescentes. Opina que o Estatuto da Criança e do Adolescente está longe de ser respeitado. Defende melhorias nas políticas públicas de proteção à infância e juventude. Destaca a importância do trabalho dos conselheiros tutelares, cuja classe, adiciona, não é valorizada. Pleiteia parcerias entre o governo estadual e municípios em prol de investimentos nos Conselhos Tutelares. Cita sugestões de melhorias de infraestrutura nas instalações do órgão pelo Estado.
15 -  LUCIANO ARAUJO
Do Fórum Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente, parabeniza os conselheiros tutelares pela homenagem. Discorre sobre a importância da criação de políticas públicas em prol da criança e do adolescente. Aponta a necessidade da criação de legislação que respalde o trabalho do Conselho Tutelar. Defende que o processo de eleição de conselheiros tutelares seja democrático e transparente. Sugere uma maior aproximação do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente com os Conselhos Tutelares.
16 -  PRESIDENTE SEBASTIÃO SANTOS
Faz agradecimentos gerais e encerra a sessão.
alesp