13/11/2017 - 75a Solene

HOMENAGEM AOS PROFISSIONAIS MÉDICOS
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 08/12/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia a composição da Mesa e demais autoridades presentes. Tece considerações regimentais sobre a solenidade. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene para "Homenagem aos Profissionais Médicos", por solicitação deste deputado. Convida os presentes para, de pé, ouvirem o "Hino Nacional Brasileiro".
2 -  DOUTOR ULYSSES
Deputado estadual, saúda as autoridades presentes. Faz breve narrativa de sua trajetória profissional como médico e como político. Lembra comemoração do Dia do Médico, realizada no dia 18/10. Elogia os profissionais da categoria. Discorre sobre os desafios vivenciados pelos profissionais do setor, principalmente em periferias. Cita passagem bíblica sobre a medicina.
3 -  PEDRO TOBIAS
Deputado estadual, cumprimenta as autoridades presentes. Discorre sobre sua origem libanesa e a imigração ao Brasil. Afirma que exerce regularmente a medicina em dias úteis. Clama pela união da classe médica em benefício da categoria.
4 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Anuncia a exibição de vídeo institucional do Cremesp - Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Informa a entrega de placa ao Sr. Lavínio Nilton Camarim, presidente da instituição.
5 -  LAVÍNIO NILTON CAMARIM
Presidente do Cremesp, cumprimenta as autoridades presentes. Manifesta-se honrado por representar cerca de 140 mil médicos, no estado de São Paulo. Tece considerações a respeito dos 60 anos do conselho. Ressalta a relevância da presente homenagem, inclusive em razão da atual realidade vivenciada pelo País. Aduz que o médico deve atentar-se à humanização no atendimento. Defende o Sistema Único de Sáude, como instrumento capaz de promover a dignidade. Discorre sobre o exercício da medicina e a necessidade do apoio solidário da família. Afirma que há, no interior do Estado, médicos que não recebem regularmente a remuneração. Defende a qualidade dos profissionais do setor, em oposição à quantidade de formandos. Clama por um exame de avaliação de qualidade, a ser realizado após a graduação no curso. Valoriza a vocação para o exercício profissional da medicina. Agradece à Presidência pela homenagem recebida.
6 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Anuncia a entrega de placas aos presidentes das entidades médicas e hospitalares, e aos representantes de faculdades de medicina homenageadas. Informa a entrega de placas a médicos e a coorganizadores da solenidade, homenageados. Defende a assinatura de Termo de Cooperação entre o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e o Imesc - Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo, a favor da atividade pericial médica. Anuncia a entrega de placas aos Srs. Wilson Modesto Pollara, secretário municipal de Saúde; e a David Uip, secretário estadual de Saúde,
7 -  LUIZ ISHIDA
Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, saúda os presentes. Discorre acerca do que considera invasão de outras profissões na cirurgia plástica.
8 -  ANTONIO VERONEZI
Professor da Universidade Santo Amaro, cumprimenta os presentes. Reflete a respeito de seu exercício profissional como docente, além de criador e diretor de instituição de ensino médico. Assevera que não aufere vantagem financeira com a citada atividade. Defende a retomada do destaque da Universidade de Santo Amaro. Clama pela qualidade na profissão. Faz agradecimentos gerais. Manifesta gratidão a Deus pelo privilégio de ser professor.
9 -  RAUL CUTAIT
Diretor do Hospital Sírio-Libanês, saúda os presentes. Discorre sobre o elevado número de faculdades de medicina, no País. Manifesta preocupação com a absorção, no mercado, de profissionais não adequadamente preparados. Assevera que é obrigação da categoria atentar-se para essa realidade.
10 -  SIDNEY KLAJNER
Presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, saúda os presentes. Faz breve relato histórico da criação do hospital. Assevera que é urgente repensar a formação técnica dos profissionais, associada à quebra de barreiras logísticas, a favor da ampliação no atendimento ao paciente.
11 -  DAVID UIP
Secretário estadual da Sáude, cumprimenta os presentes, inclusive em nome do governador Geraldo Alckmin. Rende homenagens a todos os servidores públicos. Discorre sobre as qualidades e a magnitude da Saúde no estado de São Paulo. Manifesta-se otimista, apesar da crise vivenciada pelo País. Agradece à Presidência pela homenagem direcionada aos médicos.
12 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Faz reflexão filosófica sobre a relação entre a medicina e o amor pela vida. Enaltece o sacrifício dos familiares de médicos. Afirma que os profissionais da categoria homenagearam a população paulista, por ocasião das presenças nesta solenidade. Assevera que o Cremesp deve ser órgão consultivo para a elaboração de projetos de lei coletivos, subscritos por todos os deputados, a favor da Saúde. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp