04/12/2017 - 84a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DO EXTENSIONISTA RURAL
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 20/12/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : DAVI ZAIA
1 -  DAVI ZAIA
Assume a Presidência e a abre a sessão.
2 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
3 -  PRESIDENTE DAVI ZAIA
Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, na direção dos trabalhos, com a finalidade de realizar "Comemoração do Dia do Extensionista Rural". Convida os presentes a ouvirem, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
4 -  RUBENS NAMAN RIZEK JUNIOR
Secretário adjunto de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, representando o secretário Arnaldo Jardim, faz cumprimentos. Discorre sobre a relevância do extensionista rural para a economia e a agricultura de São Paulo. Considera a diversidade de cultivos realizados pelos produtores do Estado. Ressalta a importância social e ecológica da grande quantidade de pequenas propriedades rurais paulistas. Agradece o deputado Davi Zaia pela iniciativa desta solenidade.
5 -  OSVALDO JOSÉ MAZIERO
Presidente da Associação dos Produtores de Morango e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região, faz agradecimentos e saudações. Fala a respeito da atuação da Cati em Atibaia e Jarinu. Defende a ampliação da quantidade de extenisonistas rurais e a valorização de sua carreira pela Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo.
6 -  CARLOS EDUARDO KNIPPEL GALLETTA
Presidente da Associação Paulista de Extensão Rural - Apaer, cumprimenta os presentes. Tece elogios à atuação do deputado estadual Davi Zaia e do secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Arnaldo Jardim. Esclarece atividades da Fundação Itesp relacionadas aos interesses das populações quilombolas e ao assentamento de famílias. Disserta sobre o histórico da atividade de extensionista rural no Brasil e em São Paulo. Frisa a relevância do Prêmio Extensionista Rural, criado pela Apaer, o qual, adita, destaca a multidisciplinaridade do setor. Defende a valorização dos agricultores familiares.
7 -  VICTOR BRANCO DE ARAUJO
Presidente da Associação dos Assistentes Agropecuários do Estado de São Paulo - Agroesp, saúda os presentes. Relaciona a atuação e os ensinamentos de Jesus Cristo às atividades agrícolas dos extensionistas rurais paulistas. Parabeniza esses profissionais pela data comemorativa.
8 -  MARCO ANTONIO SILVA
Diretor adjunto de Políticas Públicas de Desenvolvimento da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo - Itesp, faz cumprimentos às autoridades presentes. Tece comentários acerca de mostra, nesta Casa, a respeito dos extensionistas rurais. Fala sobre sua identificação pessoal com a temática. Discorre acerca da atuação da Itesp com famílias assentadas e comunidades quilombolas. Destaca a relevância do extensionista rural para a efetivação de políticas públicas de agricultura familiar; enumerou dados do trabalho da fundação. Agradece ao governo estadual pelo apoio à Itesp, e aos parlamentares desta Casa pela aprovação de leis que, segundo ele, beneficiam o setor agricultor. Saúda os homenageados desta solenidade.
9 -  JOÃO BRUNELLI JUNIOR
Coordenador da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral - Cati, cumprimenta os presentes. Felicita-se pelo reconhecimento público da atividade dos extensionistas rurais. Tece elogios ao trabalho de desenvolvimento sustentável realizado pelos órgãos ligados à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo. Numera atributos dos profissionais homenageados. Frisa a relevância de ações do setor de extensão rural, as quais, adita, estão expostas em mostra, nesta Casa. Faz agradecimentos pela iniciativa desta solenidade.
10 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, anuncia a entrega do Prêmio Extensionista Rural do ano 2017. Elenca os homenageados. Lê seus currículos.
11 -  OVANYR VINICIO RENESTO
Economista, faz agradecimentos pela homenagem.
12 -  GILBERTO JOSÉ BATISTA PELINSON
Engenheiro agrônomo, fala sobre sua trajetória profissional. Agradece seus pares pelo apoio. Deseja que a presente premiação seja um estímulo para os extensionistas rurais.
13 -  ROSILVA BRITO RODRIGUES
Assistente social, faz agradecimentos pela premiação recebida.
14 -  PRESIDENTE DAVI ZAIA
Discorre sobre a simbologia do Prêmio Extensionista Rural. Destaca o engajamento dos homenageados com o aspecto humano da extensão rural. Afirma seu compromisso com a luta pela reestruturação da carreira dos extensionistas rurais. Fala sobre a importância desses trabalhadores para a produção agrícola do estado de São Paulo, com ênfase na precificação e diversificação de produtos, na inovação de técnicas e no desenvolvimento da agricultura familiar. Acentua o papel desta Casa no apoio aos pequenos agricultores. Felicita-se por melhorias realizadas no setor por meio de sua atividade parlamentar. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp