11/12/2017 - 87a Solene

HOMENAGEM À POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO PELOS SEUS 186 ANOS DE EXISTÊNCIA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 21/12/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : CAUÊ MACRIS / CORONEL TELHADA
1 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Abre a sessão.
2 -  IZABEL DE JESUS PINTO
Mestre de cerimônias, nomeia a Mesa e demais autoridades presentes.
3 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Informa que convocara a presente sessão solene para "Homanagem à Polícia Militar do Estado de São Paulo pelos seus 186 Anos de Existência", por solicitação do deputado Coronel Telhada. Convida os presentes para, de pé, ouvirem o "Hino Nacional Brasileiro". Discorre sobre a relevância da instituição para a sociedade. Enaltece os valores defendidos pela corporação. Exemplifica atividades realizadas por policiais militares.
4 -  CORONEL TELHADA
Assume a Presidência. Agradece a presença do presidente Cauê Macris. Justifica a ausência de autoridades convidadas.
5 -  FERNANDO CAPEZ
Deputado estadual, saúda os presentes. Lembra o pioneirismo do combate à violência entre torcidas de times de futebol. Elogia a competência e a perícia da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Ressalta a relevância das Forças Armadas. Faz breve relato das origens da corporação policial, em período de instabilidade do País. Acrescenta que fora criada com o propósito de defender o território nacional. Critica o desatualizado Código Penal vigente. Lembra comendas a homenagear profissionais da Segurança Pública. Defende a valorização salarial e o período diferenciado de contribuição para policiais militares femininos.
6 -  CARLÃO PIGNATARI
Deputado estadual, cumprimenta os presentes. Agradece à instituição pelo serviço prestado à sociedade. Ressalta o compromisso dos mais de 100 mil profissionais da Polícia Militar, no Estado. Justifica a ausência do deputado estadual Delegado Olim. Manifesta contentamento por participar de solenidades de formaturas de novos policiais militares.
7 -  CORONEL CAMILO
Deputado estadual, parabeniza o deputado Coronel Telhada pela iniciativa da solenidade. Saúda os presentes. Agradece à corporação. Afirma sentir-se privilegiado por ter comandado a instituição. Lembra parto realizado por policial, no Parque do Ibirapuera. Ratifica o compromisso do seu mandato parlamentar em defender a dignidade dos policiais militares. Clama ao Governo do Estado que valorize a remuneração dos profissionais da categoria.
8 -  JÚLIO ANTONIO DE FREITAS GONÇALVES
Coronel superintendente da Cruz Azul, saúda os presentes. Agradece ao deputado Coronel Telhada pela propositura da solenidade. Manifesta-se honrado por ser membro da instituição. Afirma satisfação por dirigir a Cruz Azul, órgão destinado a promover assistência em saúde e em educação, a familiares de policiais militares. Tece considerações sobre o evento "Minha Escola é o Canal".
9 -  EDUARDO DINIZ
General da 2ª Divisão do Exército, a representar João Camilo Pires de Campos, comandante do Comando Militar do Sudeste, saúda os presentes. Sente-se honrado por assumir a tribuna deste Parlamento. Agradece a consideração e o respeito desta Casa, dedicados à Polícia Militar. Tece considerações sobre parceria do Exército com a instituição policial. Valoriza a iniciativa do deputado Coronel Telhada em propor a solenidade. Parabeniza a Polícia Militar do Estado de São Paulo.
10 -  PRESIDENTE CORONEL TELHADA
Anuncia a apresentação de vídeo institucional.
11 -  NIVALDO CÉSAR RESTIVO
Comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, saúda os presentes. Agradece ao deputado Coronel Telhada pela iniciativa da solenidade. Lembra participação em evento no qual a 2ª Divisão do Exército homenageara a Polícia Militar do Estado de São Paulo. Tece considerações sobre atividades que foram exercidas pela instituição, inclusive fora das fronteiras do País. Manifesta contentamento por testemunhar, cotidianamente, o valor da corporação. Afirma que sente-se estimulado a prestar um serviço de qualidade para a população. Parabeniza a Polícia Militar do Estado de São Paulo pelo seu aniversário.
12 -  PRESIDENTE CORONEL TELHADA
Convida os presentes para cantarem "A Canção da Polícia Militar". Faz agradecimentos gerais. Aduz que apesar da crise vivenciada pelo País, há representação política da instituição nos Poderes constituídos. Informa o apoio de deputados estaduais em causas que defendem a instituição policial. Lembra o juramento de sacrificar a própria vida, em benefício de terceiro. Afirma que a aprovação do PLC 04 permitiu a manutenção de cerca de 1.800 policiais, na Polícia Militar. Argumenta que há intenso trânsito da instituição neste Parlamento. Enaltece que a corporação é movida pela disciplina e pela hierarquia. Critica movimentos que pleiteiam desestabilizar a instituição. Acrescenta que objetiva sensibilizar o Governo do Estado a valorizar o funcionalismo público, especialmente a Polícia Militar. Clama pela união na instituição. Lamenta pronunciamento de deputado estadual que elogiou Carlos Lamarca. Valoriza a segurança, a integridade e o civismo defendidos pelos "vigias da lei".Encerra a sessão.
alesp