23/11/2017 - 173ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 29/11/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : DOUTOR ULYSSES
Secretaria : CORONEL TELHADA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  DOUTOR ULYSSES
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  WELSON GASPARINI
Discorre acerca dos malefícios à saúde causados pelo cigarro. Cita dados da Organização Mundial da Saúde sobre o tema. Afirma que há sete mortes de fumantes passivos, diariamente. Clama por providências públicas que causem embaraço ao consumo do produto. Afirma que testemunhara paciente fumando em hospital. Assevera que o cigarro mata. Defende política de conscientização em escolas e em igrejas. Clama pela extinção da venda de cigarro em estabelecimentos comerciais.
3 -  PRESIDENTE DOUTOR ULYSSES
Anuncia a visita de vereadores mirins da cidade de Tarumã, acompanhados do vereador Adilson Perciliano, a convite do deputado Ed Thomas.
4 -  LECI BRANDÃO
Saúda os visitantes nas galerias. Informa que a atriz Taís Araújo sofrera críticas racistas, em redes sociais, de cidadãos ocupantes de cargos públicos. Critica o ocorrido e manifesta solidariedade às mulheres negras, vitimadas diariamente por ações e ideias ofensivas. Defende maior participação da mulher, na Política, em defesa da união e da igualdade entre seres humanos.
5 -  VITOR SAPIENZA
Lembra que acompanhara a criação do município de Tarumã, outrora desmembrado do município de Assis. Afirma que é autor de artigo intitulado "Leis que não pegam". Acrescenta que deve acionar o Ministério Público, com o objetivo de pleitear a regulamentação da carteira do funcionário público. Rememora a proibição, a profissionais de saúde, de usarem aventais em locais alheios aos do trabalho.
6 -  CORONEL CAMILO
Saúda os visitantes presentes nas galerias. Discorre sobre o programa "Família Segura", em aplicação na cidade de Registro, contra a violência doméstica. Assevera que a medida tenciona fiscalizar o cumprimento da lei Maria da Penha. Agradece às autoridades envolvidas, as quais lista. Clama ao governador Geraldo Alckmin que reajuste a remuneração dos profissionais da Polícia Militar.
7 -  ED THOMAS
Para comunicação, saúda os visitantes de Tarumã, presentes nas galerias. Manifesta contentamento por acompanhar o dia a dia da citada cidade. Aconselha os vereadores mirins a pleitearem, em futuro próximo, o exercício de mandatos eletivos. Defende a política como instrumento capaz de promover o desenvolvimento da sociedade.
8 -  CORONEL TELHADA
Saúda os visitantes. Faz coro ao pronunciamento do deputado Ed Thomas. Defende a punição de políticos corruptos. Comenta presença em formatura de 281 soldados da Polícia Militar, em Pirituba. Parabeniza o deputado Barros Munhoz por apresentar alteração no PL 920/17. Defende a manutenção de direitos e de vantagens dos servidores públicos. Condiciona o voto favorável ao citado projeto, ao reajuste salarial de policiais militares.
9 -  CORONEL TELHADA
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
10 -  PRESIDENTE DOUTOR ULYSSES
Anota o pedido.
11 -  WELSON GASPARINI
Defende o idealismo na política, independente da sigla partidária. Afirma que no Brasil há 13 milhões de analfabetos, com mais de 15 anos de idade. Informa que 100 milhões de pessoas não têm vaso sanitário em suas residências. Acrescenta que um, em três alunos do ensino fundamental, não sabe redigir frase compreensível. Anuncia que 10.500 jovens até 19 anos são assassinados anualmente, no País. Comenta a frase de cartaz "Aqui nesse posto não se adultera gasolina". Cita fala do presidente do Superior Tribunal de Justiça sobre a corrupção. Aduz que em estimativa da Organização das Nações Unidas, 200 bilhões de reais são desviados por ano, no Brasil. Clama pela punição de corruptos.
12 -  ORLANDO BOLÇONE
Corrobora o pronunciamento do deputado Welson Gasparini. Exibe e comenta matéria do jornal "Diário da Região", a respeito da concorrência recorde no vestibular de Medicina da Famerp, em São José do Rio Preto. Elogia a instituição pela relevância nacionalmente reconhecida. Informa que a direção do curso ampliara em 20, o número de vagas na graduação, sem custo para o Estado.
13 -  PRESIDENTE DOUTOR ULYSSES
Defere o pedido do deputado Coronel Telhada. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária do dia 24/11, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Lembra sessão solene a ser realizada dia 24/11, às 10 horas, para "Comemoração dos 65 Anos de História da Abads - Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social". Levanta a sessão.
alesp