22/12/2017 - 194ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 29/12/2017:

Resumo da Sessão
Presidência : MARCO VINHOLI / CAUÊ MACRIS
Secretaria : CORONEL TELHADA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  MARCO VINHOLI
Assume a Presidência e abre a sessão. Convoca reuniões extraordinárias da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento; e da Comissão de Fiscalização e Controle, a serem realizadas hoje, às 17 horas.
2 -  CORONEL TELHADA
Solicita a suspensão da sessão até as 18 horas e 45 minutos, por acordo de lideranças.
3 -  PRESIDENTE MARCO VINHOLI
Defere o pedido e suspende a sessão às 14h32min.
4 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Assume a direção dos trabalhos e reabre a sessão às 18h46min. Convoca sessão solene, a realizar-se dia 16/02, às 20 horas, para a "Entrega do XI Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos, de 2017", a pedido do deputado Carlos Bezerra Jr. Informa a transferência da sessão solene, que seria realizada no dia 02/02 às 10 horas para a "Comemoração dos 150 anos de constituição da Companhia Paulista de Estradas de Ferro" para o dia 19/02, às 10 horas, por solicitação do deputado João Caramez. Convoca os Srs. Deputados para uma sessão extraordinária, a ser realizada hoje, às 19 horas e 10 minutos.
5 -  ALENCAR SANTANA BRAGA
Para comunicação, discorre sobre o pedido de abertura de CPI. Afirma que esta Casa tem que cumprir com sua obrigação constitucional de fiscalização do Executivo. Considera a não investigação uma omissão desta Casa. Informa que o Governo quer votar o financiamento com o objetivo de expandir o metrô, e que existem irregularidades a serem investigadas. Apela para que todos os deputados assinem a CPI proposta pelo PT.
6 -  MARCO VINHOLI
Pelo art. 82, cumprimenta os deputados da oposição e da base pelas discussões ocorridas durante todo o dia nesta Casa. Destaca a importância do projeto de financiamento e do Orçamento. Critica os números apresentados ontem pela oposição. Informa que as obras do metrô foram paralisadas em razão do envolvimento das empreiteiras na Lava Jato. Ressalta que em 2018 serão entregues 21 estações do metrô. Diz terem sido investidos mais de um bilhão de reais. Defende a necessidade de aprovação do financiamento. Considera ter sido hoje o início da campanha eleitoral do PT. Afirma que este financiamento ajudará milhões de pessoas, que há muito tempo esperam estas linhas do metrô. Cita os números do Orçamento de São Paulo para 2018.
7 -  ALENCAR SANTANA BRAGA
Para comunicação, combate o pronunciamento do deputado Marco Vinholi. Discorre sobre as etapas necessárias para se fazer um projeto.
8 -  PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária, a realizar-se no dia 26/12, à hora regimental, com Ordem do Dia. Lembra a realização da sessão extraordinária, a realizar-se hoje, às 19 horas e 10 minutos. Encerra a sessão.
alesp