13/02/2019 - 3a Solene do Período Adicional

OUTORGA DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO À SENHORA MARIA CLARA MACHADO DA SILVA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 01/03/2019:

Resumo da Sessão
Presidência : VITOR SAPIENZA
1 - VITOR SAPIENZA
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, para a "Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo de São Paulo à Sra. Maria Clara Machado da Silva". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
2 - RICARDO SILVA
Ex-vereador de Ribeirão Preto e filho da homenageada, cumprimenta as autoridades presentes. Agradece a homenagem em nome de sua família. Diz ser esta a sessão mais difícil na qual fez uso da palavra. Ressalta que não há amor maior do que o do filho pela mãe e da mãe para o filho. Lembra que sua mãe cuidou de quatro filhos e dez netos. Menciona que ela é o braço direito e esquerdo de seu pai, o deputado Rafael Silva, que é sempre muito ativo. Esclarece que esta homenagem é um motivo de honra e alegria para a família. Diz que veio hoje para ouvir, principalmente sua mãe, falar pela primeira vez de uma tribuna, apesar de já frequentar o plenário há muitos anos. Fala que toda a família está emocionada.
3 - RAFAEL SILVA
Deputado estadual e esposo da homenageada, cumprimenta as autoridades presentes. Diz que sua esposa Maria Clara sempre o acompanhou em tudo e que se conheceram há mais de 50 anos. Discorre sobre o sonho de Maria Clara de trabalhar como assistente social em creches, ajudando crianças simples, humildes e com deficiências. Esclarece que, como deputado, ajuda diversas creches e instituições, por influência da esposa, assim como ocorre com os filhos. Tece elogios sobre a atuação do deputado Vitor Sapienza no estado de São Paulo, sempre ajudando a comunidade, as pessoas da terceira idade e aquelas que não têm oportunidades. Comenta sua amizade com o deputado Orlando Bolçone, e que São Paulo perderá muito com as ausências dele e do deputado Vitor Sapienza na próxima legislatura. Enfatiza que o deputado Vitor Sapienza deu a ele a oportunidade de agradecer publicamente sua esposa Maria Clara por tudo o que ela fez por ele. Afirma que Vitor Sapienza enxerga com o coração.
4 - ORLANDO BOLÇONE
Deputado estadual, diz ser este um dos momentos mais alegres em seus oito anos de atividade parlamentar nesta Casa. Afirma ser o deputado Vitor Sapienza uma referência nesta Casa. Saúda Lilian Sapienza, esposa do deputado Vitor Sapienza, que considera como uma referência de família. Elogia os netos do deputado Rafael Silva e da homenageada Maria Clara. Informa conhecer Major Mauro, deputado estadual eleito, há muito tempo. Lembra programa habitacional, criado em sua gestão quando prefeito de São José do Rio Preto, que atendeu 13 mil famílias. Esclarece que sua amizade com o deputado Rafael Silva e sua esposa vem desde este tempo. Parabeniza toda a família da homenageada. Diz ser a mesma uma mulher muito amada pela família, pelo esposo e muito respeitada por todos que a conhecem. Agradece o deputado Vitor Sapienza pelo legado deixado nesta Casa.
5 - PRESIDENTE VITOR SAPIENZA
Lê breve histórico da homenageada. Faz a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo à Sra. Maria Clara Machado da Silva.
6 - MARIA CLARA MACHADO DA SILVA
Homenageada, afirma ser esta homenagem um motivo de muita emoção. Diz que nunca imaginou receber esta homenagem. Agradece todos os deputados desta Casa, as autoridades presentes e todos os presentes nesta sessão. Ressalta que não tem palavras para agradecer a homenagem.
7 - PRESIDENTE VITOR SAPIENZA
Presta homenagem, com entrega de um buquê de flores, à Sra. Maria Clara Machado da Silva. Lembra que atua nesta Casa há 32 anos. Afirma que o motivo principal de termos êxito é usarmos os olhos e ouvidos para vermos o que acontece ao nosso redor. Ressalta que a homenageada Maria Clara sempre esteve ao lado do deputado Rafael Silva. Considera uma prova de amor a dedicação de Maria Clara ao seu marido, por tantos anos. Destaca que a mesma tinha que ser homenageada. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.