17/05/2019 - 7a Solene

HOMENAGEM AO DIA ESTADUAL DO TRABALHADOR DA SAÚDE
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 06/06/2019:

Resumo da Sessão
Presidência : RAFAEL SILVA
1 - RAFAEL SILVA
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 - SIRLENE NOGUEIRA
Mestre de cerimônias, nomeia a Mesa e demais autoridades presentes. Tece considerações sobre o SinSaúde - Sindicato da Saúde de Campinas e Região.
3 - PRESIDENTE RAFAEL SILVA
Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene para "Homenagem ao Dia Estadual do Trabalhador da Saúde", por solicitação deste deputado. Saúda os presentes. Manifesta preocupação com a reforma da Previdência. Elogia membros da Mesa e assessores. Enaltece o valor da Banda da Polícia Militar presente na solenidade. Assevera que a Saúde é primordial. Ressalta que a função do trabalhador da área se assemelha ao sacerdócio. Convida o público para ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Afirma que acompanha a Banda o orgulho de policiais militares que exercem suas funções nas ruas. Clama pela valorização da categoria. Lamenta o falecimento de profissionais do setor, durante o trabalho. Agradece à instituição. Valoriza o acesso à informação. Discorre filosoficamente acerca do tema. Questiona mudanças na reforma da Previdência, a envolver trabalhadores comuns, inclusive da Saúde. Argumenta que em 10 anos o Brasil deve pagar mais de três trilhões de reais em juros relativos à dívida pública. Citou René Descartes sobre a importância da conscientização. Critica especuladores e banqueiros. Defende melhor aplicação dos recursos orçamentários. Assevera que na Mesa há pessoas comprometidas com os trabalhadores da Saúde, os quais valoriza. Acrescenta que a presença nas galerias homenageia esta Casa.
4 - TENENTE NASCIMENTO
Deputado estadual, saúda os presentes. Elogia o deputado Rafael Silva. Enaltece o trabalho dos profissionais da Saúde, pelo compromisso com a vida. Informa que sua vida fora salva no Hospital das Clínicas, aos 8 anos, quando acometido por febre reumática. Lembra-se da enfermeira Celina. Discorre acerca do atendimento prestado a seus familiares, quando doentes. Informa que hoje é o Dia Internacional da Hipertensão. Faz agradecimentos gerais. Clama pelo reconhecimento salarial da categoria.
5 - RICARDO PATAH
Presidente da UGT - União Geral dos Trabalhadores - saúda os presentes. Parabeniza o deputado Rafael Silva pela solenidade. Tece considerações sobre o trabalho em defesa da vida. Defende a transparência na gestão e a igualdade. Critica a reforma da Previdência em curso. Manifesta indignação com a reforma Trabalhista, a afetar sindicatos. Tece considerações sobre o desemprego e sua relação com avanços tecnológicos. Clama por solidariedade e por medidas efetivas de crescimento no país. Lamenta o corte de verbas na Educação.
6 - SIRLENE NOGUEIRA
Mestre de cerimônias, anuncia a homenagem a 12 profissionais de Sáude atuantes em enfermagem, administração e apoio, a representar cerca de um milhão de trabalhadores, no estado de São Paulo.
7 - EDISON LAÉRCIO DE OLIVEIRA
Diretor presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde de São Paulo, saúda os presentes. Agradece ao deputado Rafael Silva pela iniciativa da solenidade. Comenta o pedido de Pedro Tolentino, ao deputado Rafael Silva, a favor do dia em homenagem aos trabalhadores da Saúde. Enaltece a lealdade e a cordialidade do citado deputado estadual. Ressalta a presença de cerca de 400 pessoas, de diversas regiões do estado, nas galerias desta Casa, a quem agradece. Valoriza o sindicalismo. Critica política contra o movimento sindical brasileiro e a reforma da Previdência. Clama por igualdade. Defende a manutenção da aposentadoria especial para trabalhadores da Saúde. Solicita aos eleitores que cobrem dos deputados federais a manutenção de direitos. Reitera elogios à categoria homenageada.
8 - PRESIDENTE RAFAEL SILVA
Elogia membros componentes da Mesa. Comenta o exercício da vereança em Ribeirão Preto e movimento contra aposentadoria de vereadores após 8 anos de mandato e aposentadoria especial de deputado estadual. Critica privilégios. Tece considerações sobre a jornada de trabalho durante a Revolução Industrial e movimentos de trabalhadores. Valoriza o sindicalismo. Clamou por seriedade. Coloca-se à disposição da categoria, nesta Casa. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.