24/06/2019 - 14a Solene

HOMENAGEM DO DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 09/08/2019:

Resumo da Sessão
Presidência : CARLÃO PIGNATARI
1 - CARLÃO PIGNATARI
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 - MARCOS PEREIRA
Mestre de cerimônia, nomeia a Mesa e demais autoridades presentes.
3 - PRESIDENTE CARLÃO PIGNATARI
Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene para "Homenagem ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas", por solicitação do deputado Carlão Pignatari. Convida os presentes para ouvirem o "Hino Nacional de Portugal" e o "Hino Nacional Brasileiro". Saúda os presentes. Manifesta apreço por presidir a solenidade. Faz referência à comunidade portuguesa em São Paulo. Cita e comenta texto de Luis Vaz de Camões. Mostra-se satisfeito por representar a liderança do Governo nesta Casa. Lembra diálogo com o desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças.
4 - MANUEL MAGNO ALVES
Presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, saúda os presentes. Tece considerações sobre a história da navegação portuguesa. Enaltece Luís Vaz de Camões. Discorre acerca da presença portuguesa no Brasil e no mundo.
5 - PAULO JORGE NASCIMENTO
Cônsul-geral de Portugal em São Paulo, cumprimentou os presentes. Manifesta alegria por participar da solenidade. Afirma que esta data simbólica ressalta a história de Portugal. Lembra Lusíadas, de autoria de Luís Vaz de Camões. Enaltece as comunidades portuguesas no Brasil. Discorre acerca do trabalho executado pelo Consulado de Portugal. Comentou o intercâmbio cultural entre os países.
6 - MANOEL DE QUEIROZ PEREIRA CALÇAS
Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, saúda os presentes. Afirma-se descendente de portugueses. Lembra-se de voto de sua lavra, a respeito da preservação das matas de São Paulo. Acrescenta que a expressão "madeira de lei" decorre de ato de Dom João VI, então príncipe regente, a respeito da proibição de extração de madeira da Mata Atlântica. Enaltece a relevância da solenidade.
7 - ARNALDO FARIA DE SÁ
Subprefeito do Jabaquara, saúda os presentes. Mostra contentamento por participar da solenidade. Informa que São Paulo é o estado brasileiro com maior população de imigrantes portugueses. Afirmou que a Casa dos Açores ilustra a inserção da comunidade portuguesa no Brasil. Agradece ao deputado Carlão Pignatari pela oportunidade de estar presente nesta sessão.
8 - MARCOS PEREIRA
Mestre de cerimônia, anuncia exibição do Coral Cantares do Basalto da Casa dos Açores de São Paulo. Faz agradecimentos a presidentes de associações. Lê currículos e anuncia a entrega de homenagens.
9 - TIAGO JOSÉ DIAS RODRIGUES
Homenageado, saúda os presentes. Agradece, em nome de todos os homenageados, o recebimento da honraria. Comenta o acolhimento da comunidade portuguesa, pela população brasileira. Tece considerações sobre suas origens e vinda para o Brasil. Ressalta a amizade entre os países.
10 - MARCOS PEREIRA
Mestre de cerimônia, faz agradecimentos a grupos folclóricos, à Imprensa Luso-Brasileira, e a autoridades que enviaram ofícios.
11 - PRESIDENTE CARLÃO PIGNATARI
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.