26/08/2019 - 26a Solene

CELEBRAÇÃO DO DIA DO MAÇOM
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 02/10/2019:

Resumo da Sessão
Presidência : ITAMAR BORGES
1 - ITAMAR BORGES
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 - EDSON ONISHI
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa e demais autoridades presentes.
3 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES
Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene para "Celebração do Dia do Maçom", por solicitação deste deputado. Convida os presentes para ouvirem, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Enaltece a presença do ex-deputado Aldo Demarchi. Faz justificativas de ausências. Saúda a Mesa e demais autoridades presentes. Reconhece a contribuição da Maçonaria para a construção do Brasil. Afirma que a presente solenidade é objeto de lei estadual. Manifesta privilégio por presidir a presente sessão. Parabeniza os maçons contemporâneos pela iniciativa de participação em instituições com fins sociais e filantrópicos. Ressalta a atividade de benemerência executada pela categoria. Valoriza a participação de membros da ordem maçom na política. Comenta homenagens a representantes da Maçonaria, em exercício de mandato eletivo.
4 - CORONEL TELHADA
Deputado estadual, saúda os presentes. Justifica presença na solenidade. Reverencia ocupantes de cargos em razão da antiguidade. Informa que o coronel Mendes, presente na solenidade, é primo do capitão Alberto Mendes Júnior, considerado herói pela Polícia Militar. Faz breve relato de sua relação com coronéis maçons presentes na sessão. Defende ampla participação da sociedade na política. Parabeniza a Maçonaria.
5 - ALDO DEMARCHI
Ex-deputado estadual, saúda os presentes. Mostra-se privilegiado por participar desta solenidade. Afirma que durante seus seis mandatos, nesta Casa, homenageara a Maçonaria. Demonstra contentamento pelos seus 50 anos de iniciado, a completar o jubileu de ouro na Maçonaria, a ser comemorado em outubro. Comenta a participação de todas as potências maçônicas nas solenidades anuais. Comenta o movimento Musp - Maçonaria Unida por São Paulo. Clama aos grão-mestres que busquem o entendimento a favor da unidade da categoria. Informa que em Rio Claro há o Conselho Maçônico.
6 - CASTELLO BRANCO
Deputado estadual, saúda os presentes. Parabeniza o deputado Itamar Borges pela iniciativa da solenidade. Enaltece a presença da Maçonaria na construção de todas as sociedades. Afirma que o Brasil precisa dos maçons, a favorecer o protagonismo do país, no mundo. Comenta fala do professor Henrique José de Souza. Enaltece o cumprimento de deveres.
7 - FERNANDO FERNANDES
Sereníssimo grão-mestre do Gosp - Grande Oriente de São Paulo, saúda os presentes. Celebra a amizade e a disposição para o trabalho em prol da sociedade. Afirma que a Maçonaria não é uma seita, e sim uma múltipla associação que busca o bem comum. Elogia o deputado Itamar Borges.
8 - JOÃO JOSÉ XAVIER
Sereníssimo grão-mestre da Glesp, Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, cumprimenta os presentes. Parabeniza o deputado Itamar Borges pela iniciativa da solenidade. Agradece a todos pela presença.
9 - RAIMUNDO HERMES BARBOSA
Grão-mestre adjunto do Gosp - Grande Oriente de São Paulo, a representar Kamel Aref Saab, sereníssimo grão-mestre do Gosp - Grande Oriente de São Paulo, saúda os presentes. Transmite cumprimentos da autoridade ora representada. Faz referência a responsáveis pela união da Maçonaria. Comemora a reunião das três potências maçons nesta solenidade. Acrescenta que a Maçonaria participara de todos os relevantes momentos da política, no país. Defende o resgate da fraternidade, da família e dos bons costumes. Lista a presença da Maçonaria em relevantes períodos da história do Brasil. Lista expoentes nomes maçons. Comenta solenidade realizada no sábado, na Câmara de Vereadores de São Paulo. Deseja o pronto restabelecimento da saúde de Kamel Aref Saab. Afirma que a Maçonaria está fortalecida, graças à participação de maçons na política. Informa que o Grande Oriente de São Paulo completara 98 anos.
10 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES
Menciona que esta Casa se engrandece quando reconhece a importância da Maçonaria. Comenta o apoio da instituição em suas gestões públicas.
11 - EDSON ONISHI
Mestre de cerimônias, anuncia a apresentação da Ordem Internacional das Meninas do Arco-Íris - Assembleia Amor Perfeito Nº 1. Anuncia a entrega de Diplomas de Reconhecimento aos homenageados, os quais lista.
12 - CAIO MIRANDA
Vereador à Câmara Municipal de São Paulo, saúda os presentes. Mostra-se privilegiado por participar da solenidade e por assomar à tribuna. Manifesta-se honrado pela homenagem recebida. Assevera que faz-se necessária ainda mais vigilância em suas ações. Ressalta o trabalho de orientação de jovens. Afirma-se seguidor dos princípios maçons. Estende a homenagem a todos os membros da entidade, no estado. Comenta a comemoração do Dia do Maçom, realizada no dia 24 do presente mês, na Câmara de Vereadores. Faz entrega de láureas aos deputados Itamar Borges, e Castello Branco, em nome do Poder Legislativo municipal.
13 - CLAUDIO ROBERTO DA SILVA
Membro da Loja Maçônica Sagrada Família, saúda os presentes. Faz entrega de homenagem ao deputado Itamar Borges, em nome dos praças da Polícia Militar.
14 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.