21/10/2019 - 45a Solene

HOMENAGEM AO GOVERNADOR FRANCO MONTORO
 

Resumo da Sessão
Presidência : CAUÊ MACRIS / CARLA MORANDO
1 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Abre a sessão.
2 - SÍLVIA GARCIA
Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
3 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Informa que convocara a presente sessão solene, em "Homenagem ao Governador Franco Montoro", por solicitação da deputada Carla Morando. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
4 - CARLA MORANDO
Assume a Presidência. Enaltece Franco Montoro, o qual, afirma, estava à frente de seu tempo. Faz breve histórico da trajetória política do homenageado, destacando seu período como governador de São Paulo e sua participação na fundação do PSDB. Ressalta o enfoque dado por Montoro à defesa dos direitos da mulher.
5 - BRUNO ARAÚJO
Presidente nacional do PSDB, menciona políticos importantes de Pernambuco, seu estado de origem. Frisa a justeza desta homenagem prestada a Franco Montoro, a quem qualifica de grande estadista. Lembra o papel de Montoro na redemocratização do Brasil. Entrega à deputada Carla Morando a ata de constituição do PSDB.
6 - DRA. DAMARIS MOURA
Deputada estadual, afirma que Franco Montoro serve de inspiração a todos os que atuam na política. Cita frase do homenageado, acerca do direito e da justiça.
7 - ORLANDO MORANDO
Prefeito de São Bernardo do Campo, expressa sua alegria por participar desta solenidade. Considera Franco Montoro um exemplo de homem público. Cita os ideais do PSDB. Elogia o governo estadual de São Paulo, comandado pelo partido. Tece críticas aos governos do PT. Reflete sobre a situação do País.
8 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS
Fala sobre sua atuação na presidência da Assembleia Legislativa. Lembra que Franco Montoro foi, também, presidente deste Parlamento. Informa que o homenageado foi responsável pela ida de seu pai, o deputado federal Vanderlei Macris, para o PSDB. Aponta a necessidade de atrair os jovens para a política. Afirma que a vida pública Franco Montoro foi exemplar.
9 - GERALDO ALCKMIN
Ex-governador do estado de São Paulo, declara que Franco Montoro foi um democrata e modelo de homem público. Narra episódio de sua trajetória política, o qual, a seu ver, demonstra o respeito de Montoro pela justiça. Menciona ideias do homenageado, que julga visionárias.
10 - PRESIDENTE CARLA MORANDO
Anuncia a exibição de mensagem, em vídeo, do senador José Serra; e de vídeo sobre Franco Montoro. Homenageia a filha de Franco Montoro, Sra. Mônica Montoro, com a entrega de flores. Presta homenagem a Franco Montoro, com a entrega de uma placa à sua família, representada pelo Sr. Ricardo Montoro, vice-presidente da Cohab.
11 - RICARDO MONTORO
Vice-presidente da Cohab e filho de Franco Montoro, faz breve resumo da vida de seu pai. Menciona a luta de Montoro contra a corrupção. Comenta que seu pai foi o primeiro governador eleito diretamente depois do fim da ditadura. Elenca medidas de seu governo, a seu ver, avançadas para seu tempo. Destaca o papel de liderança de Montoro no movimento pelas Diretas Já. Agradece pela homenagem.
12 - JOÃO DORIA
Governador do estado de São Paulo, ressalta a amizade existente entre sua família e a de Montoro. Relata diversos episódios envolvendo o homenageado. Diz que seu pai ingressou na política a convite de Franco Montoro, cujas qualidades democráticas enaltece. Discorre sobre a campanha de Montoro para o governo paulista, da qual participou. Avalia que Franco Montoro foi um dos maiores nomes de toda a história da política brasileira.
13 - PRESIDENTE CARLA MORANDO
Declara seu orgulho por fazer parte do PSDB. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.