24/08/2000 - 118ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 22/09/2000:

Resumo da Sessão
Presidência : LUÍS CARLOS GONDIM / EDIR SALES

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  EDIR SALES
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  ALBERTO CALVO
Fala sobre a segurança pública no Estado.
3 -  JILMAR TATTO
Confessa-se surpreso com a manchete da "Folha de S. Paulo" de hoje: "PTB rompe com PSDB, pede CPI e pode apoiar Ciro".
4 -  JAMIL MURAD
Analisa os antecedentes políticos de alguns candidatos à Prefeitura de São Paulo.
5 -  CONTE LOPES
Comenta manchete do "Diário Popular", intitulada "Guerra contra bandidos já deixou 7 mil PMs feridos", e matéria da "Folha de S. Paulo" sob o mesmo tema.
6 -  MARIÂNGELA DUARTE
Conclama todos os Deputados para que dêem apoiamento ao abaixo-assinado dos funcionários desta Casa reivindicando reajuste salarial. Comenta notícia do "Diário Popular", de ontem, sob o título "Tribunal considera irregular mais um contrato da CDHU". Lembra que o Deputado Paulo Teixeira tem requerido há anos a constituição de CPI para investigar a empresa.
7 -  CESAR CALLEGARI
Comunica a realização de ato, hoje, nesta Casa, dos aposentados da Educação. Defende os resultados da CPI da Educação. Lê documento que descreve em 6 itens os fatos apurados por aquela Comissão.
8 -  MILTON FLÁVIO
Usa da tribuna para tranquilizar os Deputados preocupados com as mudanças das relações entre PSDB e PTB em Brasília. Comenta o pronunciamento do Deputado Jamil Murad sobre os políticos que têm dificuldades para se comunicar com a população. Relata a participação da comissão de representação desta Casa no III Encontro Interparlamentar, na Argentina.
9 -  CLAURY ALVES SILVA
Declara que a união entre PSDB/PTB neste Estado continua sólida. Relata depoimento do Secretário dos Transportes Metropolitanos na Comissão de Fiscalização desta Casa. Comunica que na cidade de Ourinhos o PT, embora continue com cargos na administração municipal, abandonou as questões políticas e eleitorais. Cumprimenta o Deputado Milton Flávio pela sua participação no III Encontro Interparlamentar e como Presidente do Fórum Parlamentar Latino-americano desta Casa e, também, pela transcurso do seu aniversário.

GRANDE EXPEDIENTE
10 -  CONTE LOPES
Traz o testemunho de moradora de Praia Grande sobre a escalada da criminalidade. Cita matéria do "Diário Popular" sobre o drama da PM, abandonada pelo Governo. Discorda de prisão especial para os policiais civis que cometem crimes. Quer saber os motivos de o Governador vetar PL que institui exame toxicológico para policiais. Pede análise para saber por que o crime no Brasil compensa.
11 -  LUIS CARLOS GONDIM
Assume a Presidência.
12 -  RENATO SIMÕES
Comenta as declarações recentes do Ministro Pedro Malan sobre o Plebiscito Nacional da Dívida Externa, a realizar-se nos dias 02 a 07/09. Critica o ministro por dizer que o tamanho da dívida externa brasileira é plenamente aministrável. Refere-se ao editorial do jornal "O Dia", de hoje. Lê documento sobre o Plebiscito da Dívida Externa, intitulado: "Exclusão Social e Consumismo das elites".
13 -  NEWTON BRANDÃO
Lembra a passagem, hoje, do dia da morte de Getúlio Vargas. Historia e homenageia sua vida política.
14 -  MILTON FLÁVIO
Relata o que aconteceu nos dias 22 e 23, na Argentina, durante o 3º Encontro Interparlamentar realizado com a Câmara da Província de Buenos Aires.
15 -  Presidente LUIS CARLOS GONDIM
Anuncia a presença de alunos da Escola de Telemarketing do Jardim dos Eucaliptos, a convite do Deputado Cícero de Freitas.
16 -  CICERO DE FREITAS
Pelo art. 82, homenageia e dá as boas-vindas aos visitantes. Critica a ação da Secretaria da Educação, destacando a falta de condição de funcionamento das escolas estaduais.
17 -  MILTON FLÁVIO
Pelo art. 82, responde ao Deputado Cícero de Freitas. Volta a falar da agenda das ações coordenadas entre Buenos Aires e São Paulo.
18 -  JOSÉ ZICO PRADO
Pelo art. 82, considera que a Nossa Caixa-Nosso Banco não está cumprindo a lei em determinar 25% dos seus depósitos para a agricultura.
19 -  ROSMARY CORRÊA
Pelo art. 82, apóia a fala do Deputado José Zico Prado acerca da falta da aplicação do percentual necessário na agricultura por parte da Nossa Caixa-Nosso Banco, classificando o fato como extremamente sério. Comunica que a CPI do Narcotráfico esteve reunida e recebeu o Presidente da Secretaria da Administração Penitenciária, Sr. Nagashi Furukawa, trazendo novas informações sobre o problema carcerário do Estado.
20 -  JILMAR TATTO
Para reclamação, concorda com a oradora precedente. Considera que falta rumo político ao Governo Covas.
21 -  NEWTON BRANDÃO
Pelo art. 82, traça paralelo entre as realizações do país à época de Getúlio Vargas e a situação atual.
22 -  CONTE LOPES
Pelo art. 82, soma-se à manifestação da Deputado Rosmary Corrêa. Preocupa-se com a administração dos presídios.
23 -  CONTE LOPES
De comum acordo entre as lideranças, requer o levantamento da sessão.
24 -  Presidente LUIS CARLOS GONDIM
Defere o pedido. Anuncia o cancelamento da sessão solene marcada para o dia 28/08, e a alteração do horário de início da sessão solene do dia 02/09, para as 10 horas. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 25/08, à hora regimental. Levanta a sessão.
alesp