23/10/2000 - 156ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 21/11/2000:

Resumo da Sessão
Presidência : NEWTON BRANDÃO / VANDERLEI MACRIS

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  Presidente VANDERLEI MACRIS
Abre a sessão. Anuncia a presença na Casa de visitantes de Barueri e de alunos da Escola Professor Jorge Augusto de Camargo.
2 -  NEWTON BRANDÃO
Assume a Presidência.
3 -  JAMIL MURAD
Saúda os visitantes de Barueri. Enfoca o problema da eleição municipal, criticando candidato, que já foi Prefeito da Capital, pela maneira de conduzir sua campanha.
4 -  ALBERTO CALVO
Comenta a greve da Polícia Militar de Pernambuco e a situação de outras corporações em outros Estados.
5 -  JILMAR TATTO
Cumprimenta as duas centrais sindicais que estão em luta pelo aumento do salário mínimo para R$ 180,00. Espera que a população de São Paulo vote nos que realmente têm propostas concretas para a cidade.
6 -  CONTE LOPES
Comenta reportagem publicada hoje pelo "Diário Popular", sobre a ousadia crescente dos criminosos. Afirma que os policiais é que têm sido alvo dos bandidos, e que o número de policiais assassinados é alarmante.
7 -  MILTON FLÁVIO
Lamenta que os índices de violência e criminalidade estejam altos, não só em São Paulo mas em todo o Brasil. Sustenta que o atual governo executou várias medidas de combate à violência, porém as raízes do problema são mais profundas e antigas.
8 -  CICERO DE FREITAS
Cumprimenta os participantes da marcha a Brasília por um salário mínimo melhor e pelo pagamento do FGTS. Comenta o número excessivo de pedágios na Castello Branco. Apela aos Direitos Humanos paz no Oriente Médio. Fala sobre a violência no País.

GRANDE EXPEDIENTE
9 -  GILBERTO NASCIMENTO
Lê matéria sobre eleições municipais. Aponta o excesso de impostos no País e a falta de aplicação em áreas sociais. Aborda a questão da metropolização.
10 -  ROSMARY CORRÊA
Comenta incêndio numa favela em São Paulo. Aponta a necessidade de moradias populares. Cumprimenta o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar pelo trabalho realizado no referido incêndio. Fala sobre os exames toxicológicos nas Políicias Civil e Militar (aparteada pelo Deputado Gilberto Nascimento).
11 -  CONTE LOPES
Critica a divulgação pela imprensa apenas dos números da violência no Rio de Janeiro. Considera vergonhosa a situação dos policiais, que estão acuados pelos bandidos, citando casos ocorridos em São Matheus.
12 -  MILTON FLÁVIO
Cumprimenta o Rotary Club Internacional, que neste mês dedica-se ao trabalho de reconhecer e valorizar as mais variadas profissões. Considera que a classe política se forma da reunião de profissionais que destacaram-se em suas áreas. Cita exemplos de projetos que propôs e defendeu nesta Assembléia, notadamente na área da saúde.
13 -  MILTON FLÁVIO
Pelo art. 82, defende a política de segurança pública implementada pelo Governo Estadual. Ressalta que o problema maior é a questão social, e que o atual estado de coisas já ocorria em administrações passadas.
14 -  JOSÉ ZICO PRADO
Pelo art. 82, cumprimenta a Força Sindical e a CUT pelo ato de hoje de manhã, em frente ao Palácio do Trabalhador, pela caravana que veio de Brasília pedir o aumento do salário mínimo para 100 dólares. Demonstra a inutilidade da luta contra a violência, se não se buscam melhorias das condições de vida da população.
15 -  HENRIQUE PACHECO
Para reclamação, comenta notícia da "Folha de S.Paulo" de hoje, sob o título "Taxa cobrada para religar água é ilegal".

EXPLICAÇÃO PESSOAL
16 -  MILTON FLÁVIO
Discorre sobre o papel da União Parlamentar do Mercosul e do Parlatino para o comércio entre os países-membros desses organismos.
17 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 24/10, à hora regimental, com Ordem do Dia, lembrando-os da sessão solene prevista para hoje, às 20h. Encerra a sessão.
alesp