27/11/2000 - 45a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DE SOLIDARIEDADE AO POVO PALESTINO.
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 29/12/2000:

Resumo da Sessão
Presidência : SALVADOR KHURIYEH
1 -  SALVADOR KHURIYEH
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pelo Presidente Vanderlei Macris, atendendo solicitação dos Deputados Jamil Murad, Pedro Tobias e do Deputado ora na Presidência, com a finalidade de comemorar o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino. Convida todos a ouvirem a execução dos hinos nacionais do Brasil e da Palestina.
2 -  JOSÉ ZICO PRADO
Como líder do PT, em nome dos Deputados que convocaram a sessão e do Deputado Zuza Abdul, cumprimenta os presentes. Em nome da bancada do PT, deseja aos palestinos que o dia 27/11 seja o Dia da Paz Mundial.
3 -  NIVALDO SANTANA
Em nome da bancada do PC do B, cumprimenta o Presidente Salvador Khuriyeh e as demais autoridades presentes. Justifica a ausência do Deputado Jamil Murad. Relembra que o ex-Deputado do PC do B, Benedito Cintra, foi o autor da lei 4.439 de 7/12/84, que instituiu o "Dia da Solidariedade com o Povo Palestino". Discorre sobre a luta dos palestinos para terem reconhecidos seus direitos territoriais e nacionais.
4 -  PEDRO TOBIAS
Em nome da bancada do PDT, saúda o Presidente Salvador Khuriyeh e todos os presentes. Homenageia o Dr. João Amazonas por sua luta internacional pela paz. Defende a guerra como condição para a independência do povo palestino, já que as decisões da ONU não são obedecidas por Israel.
5 -  MARCIO ARAÚJO
Em nome da bancada do PL, saúda os presentes. Solidariza-se com a causa palestina e engrandece a legitimidade de seus ideais de emancipação.
6 -  ALDO REBELO
Como Deputado do PC do B, cumprimenta o Deputado Salvador Khuriyeh e demais autoridades. Demonstra o sentido da dupla solidariedade ao povo palestino. Solidariedade à data aprovada pela Casa e solidariedade pela circunstância e pelo momento vivido no Oriente Médio.
7 -  Presidente SALVADOR KHURIYEH
Anuncia a apresentação de um vídeo sobre a Palestina.
8 -  ANTÔNIO NETO
Na qualidade de vice-Presidente da Federação Sindical Mundial, saúda o Presidente Salvador Khuriyeh e aos demais membros da Mesa.
9 -  HASSAN EL EMELHE
Como representante da OLP, no Brasil, cumprimenta o Presidente Salvador Khuriyeh e os demais presentes. Anuncia que o povo palestino está precisando do apoio de todos os amigos e de todos os povos que acreditam na justiça e na paz. Critica a imprensa que está transformando a vítima em agressor e o agressor em vítima.
10 -  DAMASKINOS MANSUR
Arcebispo Metropolitano da Igreja Ortodoxa Antioquina no Brasil, saúda a todos. Critica a guerra entre um povo com armas sofisticadas e os palestinos desarmados. Faz um apelo para a cessação das hostilidades.
11 -  MOHAMAD SAID MOURAD
Vereador da Câmara Municipal de São Paulo, discursa em nome dos vereadores presentes. Saúda o Presidente Salvador Khuriyeh e as demais autoridades. Manifesta sua solidariedade ao povo palestino; repudia as agressões à população civil praticadas pelos judeus.
12 -  REZKALLA TUMA
Na qualidade de vice-Presidente da Confederação das Federações Árabes da América Latina e do Caribe, cumprimenta os componentes da Mesa. Defende a tese de que Israel é um estado teocrático, não um estado de direito nem político.
13 -  Presidente SALVADOR KHURIYEH
Homenageia o Sr. Antônio Neto e o Deputado Aldo Rebelo.
14 -  MUSA AMER ODEH
Disserta sobre o significado desta comemoração do Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, devido ao enfrentamento que está ocorrendo no Oriente Médio.
15 -  Presidente SALVADOR KHURIYEH
Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp