28/06/1999 - 14a Solene

COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DO INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 27/07/1999:

Resumo da Sessão
Presidência : Presidente: SIDNEY BERALDO
1 -  SIDNEY BERALDO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que esta sessão foi convocada pelo Presidente da Casa, a pedido do Deputado, ora na Presidência, com a finalidade de comemorar o Centenário do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, o IPT. Convida todos a ouvirem o canto do Hino Nacional.
2 -  JOSÉ ANÍBAL
Na condição de Deputado e Secretário do Estado da Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, reflete sobre a capacidade que teve o País de construir com qualidade um setor de ciência, tecnologia, de universidade, de pesquisa, não obstante suas turbulências, dificuldades e desigualdades.
3 -  JAMIL MURAD
Cumprimenta o Presidente Sidney Beraldo, pela iniciativa de reunir esta sessão solene comemorativa dos 100 anos do IPT, e as demais autoridades. Analisa as mudanças surgidas no País com sua passagem da vida rural para a citadina. Lamenta que as multinacionais instaladas no Brasil, não transfiram conhecimentos e tecnologia, mas apenas explorem nossos mercados. Daí, ressalta a importância do IPT.
4 -  JOSÉ DE FILIPPI
Representando a Bancada do PT nesta Casa, saúda a todos os presentes à sessão. Disserta sobre a necessidade de o Governo do Estado reequacionar o pagamento dos encargos de dívidas e investir em ciência e tecnologia e em políticas sociais.
5 -  VAZ DE LIMA
Como Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia e, neste ato, representando o Sr. Governador Mário Covas e também em nome da Bancada do PSDB, cumprimenta as autoridades. Fala do apreço do Sr. Governador pelo IPT, manifestado em várias oportunidades. Concorda com a comemoração dos 100 anos do IPT na Assembléia, pois foi nesta Casa que nasceu o Instituto por iniciativa de dois deputados. Almeja que o IPT possa progredir, avançar e continuar suas lides em prol do desenvolvimento da ciência.
6 -  Presidente SIDNEY BERALDO
Anuncia a exibição de um vídeo institucional do IPT.
7 -  GERALDO ANTUNES
Na qualidade de Diretor-Secretário do Sindicato dos Trabalhadores de Pesquisa, saúda as autoridades presentes, os deputados que participam da sessão e todos os colegas ipeteanos, pela comemoração dos 100 anos do Instituto.
8 -  PLÍNIO ASSMANN
Diretor Superintendente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, cumprimenta as autoridades e lhes agradece a presença. Discorre sobre as realizações do IPT nestes anos todos, e que o fizeram merecedor de fé pública. Afirma que o IPT crescerá na proporção da parcela de receitas privadas que advierem por conquista de mercado, e na outra metade de um esforço para promoção de pesquisa de interesse público. Esta é uma proposta que será colocada à discussão para ser aceita pela sociedade. Discorre sobre o significado de sua adoção e como pretende consegui-la.
9 -  FRANCISCO ROMEU LANDI
Como Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo - Fapesp, cumprimenta o Deputado Sidney Beraldo e demais autoridades presentes. Discursa sobre os 100 anos de fundação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas.
10 -  Presidente SIDNEY BERALDO
Anuncia a execução de números musicais. Dirige-se aos presentes enaltecendo a efeméride pela qual é comemorado, com justiça, o centenário de fundação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp