29/11/1999 - 37a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DE SOLIDARIEDADE PARA COM O POVO PALESTINO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 08/01/2000:

Resumo da Sessão
Presidência : SALVADOR KHURIYEH
1 -  SALVADOR KHURIYEH
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência da Casa por solicitação do Deputado, ora na Presidência, com a finalidade de comemorar o Dia Internacional de Solidariedade para com o Povo Palestino. Convida todos a ouvirem a execução dos hinos nacionais da Palestina e do Brasil.
2 -  JAMIL MURAD
Em nome do PC do B, cumprimenta as autoridades. Rememora que o dia 29 de novembro, celebrado desde 1984, tornou-se dia de reflexão e ação pelo povo palestino, pelos seus direitos alienáveis, começando pelo direito à sua pátria livre e independente.
3 -  PEDRO TOBIAS
Pelo PDT, saúda as autoridades. Afirma que se torna necessária ainda muita luta para o povo palestino se considerar livre e independente.
4 -  MARCIO ARAÚJO
Em nome do PL, cumprimenta as autoridades. Proclama, de público, seu apreço pela causa palestina e pela coragem daquele povo em manter vivo o ideal de independência.
5 -  Presidente SALVADOR KHURIYEH
Convida o Deputado Márcio Araújo a receber das mãos do Sr. Embaixador, Musa Amer Odeh, uma "hatta".
6 -  ALDO REBELLO
Cumprimenta as autoridades. Discorre sobre o Dia da Solidariedade que enseja a comemoração do povo árabe, do povo brasileiro e da humanidade.
7 -  ARNALDO JARDIM
Cumprimenta as autoridades. Parabeniza os Deputados Salvador Khuriyeh, Jamil Murad e Pedro Tobias pela idéia de tomar a inicitiva para que se pudesse comemorar o "Dia da Solidariedade para com o Povo Palestino". Enaltece a capacidade do povo árabe de se integrar ao povo brasileiro e participar de sua sociedade.
8 -  JOSÉ ROBERTO BATOCHIO
Como Presidente do PDT no Estado, cumprimenta as autoridades e o Presidente Salvador Khuriyeh pela idéia da homenagem ao povo palestino. Disserta sobre o direito do povo palestino à autodeterminação.
9 -  Presidente SALVADOR KHURIYEH
Comunica a realização da Primeira Mostra de Cinema Palestino, promovida pelo Cine USP.
10 -  ALI AL KATIB
Discorre sobre o Projeto Belém 2000, com projeção de vídeo.
11 -  HASSAN EL EMELHE
Presidente da entidade árabe-palestino-brasileira, cumprimenta as autoridades. Após tantas lutas, que rememora, fala da necessidade que tem o povo palestino do apoio dos amigos, como ora ocorre nesta solenidade.
12 -  MOHAMED SALEM JABBAR
Líder e representante da juventude palestina, saúda as autoridades, e agradece aos Deputados Salvador Khuriyeh e Jamil Murad pela festividade e pelo apoio à causa palestina. Pede um minuto de silêncio pelos que morreram em combate pela liberdade e pela paz.
13 -  MUSA AMER ODEH
Na qualidade de embaixador da Palestina, agradece aos Deputados Jamil Murad, Pedro Tobias e Salvador Khuriyeh pela dedicação da sessão solene em comemoração do Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino. Disserta sobre o significado do estabelecimento, pela ONU, do dia de solidariedade ao povo palestino.
14 -  Presidente SALVADOR KHURIYEH
Discorre sobre a luta do povo palestino, comemora a independência do Timor Leste e propõe a criação de eventos pela definição do Estado Palestino, no ano 2000. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp