02/04/2001 - 37ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 23/05/2001:

Resumo da Sessão
Presidência : DORIVAL BRAGA / WALTER FELDMAN

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  Presidente WALTER FELDMAN
Abre a sessão.
2 -  NIVALDO SANTANA
Responde a críticas proferidas, na sessão anterior, pelo Deputado Alberto Turco Loco Hiar, contra a Secretária de Esportes do Município, Nádia Campeão.
3 -  DORIVAL BRAGA
Assume a Presidência.
4 -  WADIH HELÚ
Critica o Governo sobre a segurança. Comenta as divergências de opinião sobre o tema do Governador e da Prefeita Marta Suplicy.
5 -  NEWTON BRANDÃO
Critica o controle viário por radares. Comenta notícia da "Folha de S. Paulo", atinente ao tema.
6 -  ALBERTO CALVO
Refere-se à reunião de quarta-feira última, em que discursou o Secretário Edson Ortega Marques, da Assistência e Desenvolvimento Social, na Comissão de Promoção Permanente de Ação Social da Alesp.
7 -  ROSMARY CORRÊA
Fala da nova política de saúde e bem estar do Governo Federal. Refere-se à lei, aprovada em Brasília, sobre a extinção dos manicômios no país e que se esqueceu daqueles doentes sem condição de ficar com a família e voltar ao convívio da sociedade.
8 -  MILTON FLÁVIO
Comenta a posição do PC do B a cerca da CPI do lixo e sobre projeto de sua autoria instituindo meia entrada a estudantes com base no RG escolar. Lê e comenta matéria do "Jornal da Tarde", intitulada "Mistérios envolvem empresa do lixo".
9 -  JAMIL MURAD
Cita casos em que o PSDB, ao ser acusado de irregularidades, passou a perseguir os denunciantes e a abafar os escândalos. Afirma a posição do PC do B favorável à CPI da corrupção e contra a política econômica de FHC.
10 -  CONTE LOPES
Defende a investigação de todas as denúncias de corrupção e irregularidades. Comenta que a imprensa noticiou que a classe média está blindando seus veículos, o que considera mais um sintoma do caos na Segurança Pública.
11 -  GILBERTO NASCIMENTO
Pelo art. 82, comenta a fala do orador anterior. Refere-se a sua proposta de criar uma forma de institucionalizar o "bico" da PM para dar mais segurança à população e aos policiais.
12 -  Presidente DORIVAL BRAGA
Registra e apóia a manifestação.
13 -  HAMILTON PEREIRA
Pelo art. 82, fala sobre a tentativa de instalação da CPI do lixo na Casa e afirma que a bancada do PT acha que a questão deve ser tratada na esfera municipal.
14 -  ALBERTO CALVO
Para reclamação, aponta que há vários projetos na Casa prontos para serem votados, destacando o que trata da criação e comércio de cães agressivos. Preocupa-se com casos de mortes por ataque de cães.
15 -  Presidente DORIVAL BRAGA
Registra a manifestação.
16 -  MILTON FLÁVIO
Pelo art. 82, questiona a posição da bancada do PT em relação à instalação da CPI do lixo e cobra do PT esclarecimentos sobre problemas na coleta de lixo na Capital.
17 -  HAMILTON PEREIRA
Para reclamação, estranha que o Deputado Milton Flávio assuma as notícias publicadas sobre a coleta do lixo como definitivas. Observa que há muitos problemas com contratos entre empresas e Prefeituras do interior do Estado.
18 -  MILTON FLÁVIO
Para reclamação, ressalta a importância de se averiguar denúncias. Indaga a posição do PT em relação à verificação de problemas na Prefeitura da Capital.
19 -  CARLINHOS ALMEIDA
Pelo art. 82, estranha que a bancada do PSDB venha, agora, criticar o Governo do PT, à frente do Município, sobre temas que, antes, durante os governos de Paulo Maluf e Celso Pitta, não lhes mereceram nenhuma atenção.
20 -  CONTE LOPES
Pelo art. 82, critica a diferença de pesos e medidas para as críticas ao PSDB e ao PPB, como se o partido do Governo fosse inatacável e os outros, não. Apela ao Governo para que conceda "pro labore" também aos policiais de rua.
21 -  NEWTON BRANDÃO
Pelo art. 82, informa que apresentará proposta para que policiais femininas possam lecionar sem se afastarem da carreira policial. Manifesta-se contrariamente ao fechamento dos hospitais psiquiátricos. Defende melhor tratamento ao doente mental. Cita o exemplo de hospital em Santo André, onde o paciente passava o dia e ia dormir em casa.
22 -  GILBERTO NASCIMENTO
Para reclamação, solicita que seja instituída gratificação aos policiais que efetivamente trabalham na rua. Sugere que o assunto seja examinado na próxima reunião dos líderes com o Governador.
23 -  CONTE LOPES
Para reclamação, recorda que solicitou "pro-labore" para os policiais ao então Governador Mário Covas. Critica o Secretário de Segurança Pública. Compara os salários das polícias de Nova Iorque e São Paulo. Cobra maior valorização do policial e repressão aos criminosos.
24 -  GILBERTO NASCIMENTO
Havendo acordo entre as lideranças em plenário, solicita o levantamento da sessão.
25 -  Presidente DORIVAL BRAGA
Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 03/04, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp