07/05/2001 - 8a Solene

HOMENAGEM À MEMÓRIA DA SRA. GINETTA CALLIARI E AO MOVIMENTO FOCOLARI DO BRASIL
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 27/06/2001:

Resumo da Sessão
Presidência : CALDINI CRESPO
1 -  CALDINI CRESPO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência da Casa, atendendo solicitação do Deputado, ora na Presidência, com a finalidade de prestar homenagem à memória da Sra. Ginetta Calliari e ao Movimento Focolari do Brasil. Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.
2 -  DARCI RODRIGUES
Apresenta o perfil da homenageada Ginetta Calliari.
3 -  JACQUES MARCOVITCH
Na qualidade de Reitor da USP, cumprimenta a todos, dá depoimento pessoal e deseja prosperidade para o movimento, iniciado por Ginetta.
4 -  Presidente CALDINI CRESPO
Anuncia a exibição de vídeo sobre a vida e obra de Ginetta Calliari.
5 -  MARIA DO CARMO PIUNTI
Saúda o Presidente Caldini Crespo e demais autoridades. Unindo-se à fala de Darci Rodriques, considera alguns detalhes do perfil de Gineta Calliari.
6 -  CARLINHOS ALMEIDA
Cumprimenta as autoridades. Faz reflexões sobre o sonho de Ginetta Calliari e dos focolari, de uma sociedade mais justa e mais humana.
7 -  LUIS CARLOS GONDIM
Comentando os versículos de 27 a 30 do capítulo 10 do Evangelho de João, que, segundo ele, muito tem a ver com Ginetta, pronuncia seu discurso.
8 -  JOSÉ CARLOS STANGARLINI
Cumprimenta as autoridades presentes e fala também em nome do Deputado Luiz Gonzaga Vieira. Homenageia Ginetta Calliari e sua companheira, Chiara Lubich.
9 -  CELSO TANAUI
Saúda as autoridades. Representando os amigos de Caçapava, homenageia Ginetta Calliari por seu trabalho ao longo de 42 anos de Brasil.
10 -  DUARTE NOGUEIRA
Cumprimenta as autoridades. Fala de sua alegria por participar da sessão de tanta representatividade e de um profundo conteúdo de natureza social. Detém-se na análise de duas linhas de vida de Ginetta, liberdade e felicidade.
11 -  Presidente CALDINI CRESPO
Anuncia número musical.
12 -  EDUARDO DOMINGUES
Cumprimenta o Presidente José Caldini Crespo e demias autoridades. Secunda o sentimento de Chiara e Ginetta sobre a importância do Congresso Nacional, porque lá se decide o destino dos pobres. Enaltece o trabalho do Prefeito de Vargem Grande, Elias, aquem presta também homenagem póstuma.
13 -  TONICO RAMOS
Cumprimenta o Presidente Caldini Crespo e demais autoridades. Destaca a importância dada por Ginetta Calliari ao Congresso Nacional.
14 -  VALERIANO DOS SANTOS COSTA
Como sacerdote e representando D. Claúdio Hummes e D. Gil Moreira, congratula-se com a homenagem a Ginetta Calliari e ao Movimento dos Focolaris no Brasil, pelos 42 anos de dedicação no país.
15 -  CARLOS BARBOUTH
Representando o Conselho da Fraternidade Cristã-Judaica une-se à homenagem a Ginetta Calliari. Disserta sobre a preocupação de Ginetta e de Chiara com o diálogo inter-religioso não só com os judeus, mas com os muçulmanos e os budistas.
16 -  MATSUO EBINA
Na qualidade de Presidente da Câmara de Vereadores de Vargem Grande Paulista, cumprimenta o Presidente Caldini Crespo, as demais autoridades e todos os presentes. Narra como foi a chegada de Ginetta a Vargem Grande, em 1967. Reporta-se, também, ao trabalho dela, em Recife, onde aportou em 1959.
17 -  TERESA ROSERLEY NEUBAUER DA SILVA
Em nome da Secretaria de Educação, cumprimenta o Presidente Caldini Crespo e demais autoridades. Testemunha o trabalho que o Movimento dos Focolari vem fazendo em escolas do Estado e deseja que continue crescendo, ajudando os jovens a criar um novo futuro.
18 -  Presidente CALDINI CRESPO
Anuncia um número musical.
19 -  GIANLUCCA CORTESE
Como Cônsul da Itália em São Paulo, cumprimenta o Presidente Caldini Crespo e demais autoridades. Une-se a todos que lembram, hoje, sua compatriota Ginetta Calliari. Considera a experiência de novas formas de desenvolvimento social e econômico auto-sustentável no seio da solidariedade humana.
20 -  NELSON SCHIESARI
Cumprimenta o Presidente Caldini Crespo e demais integrantes da Mesa Diretora dos Trabalhos.
21 -  ANTONIO MARIA MUCCIOLO
Na condição de arcebispo emérito de Botucatu, saúda o Presidente Caldini Crespo e o Deputado Antonio Carlos Pannunzio, grandes amigos seus de Sorocaba e, nos dois, cumprimenta todos os presentes e as autoridades. Fala sobre a história de Ginetta Calliari; sobre a unidade, desejado por Cristo para a Igreja; e sobre o espírito ecumênico.
22 -  ANTONIO CARLOS PANNUNZIO
Cumprimenta o Presidente Caldini Crespo, o Cônsul da Itália e Darci Rodrigues. Rende homenagens a Ginetta Calliari e une-se aos que o precederam na tribuna.
23 -  Presidente CALDINI CRESPO
Lê carta da Deputada federal, Luiza Erundina de Sousa, desculpando-se por não ter podido participar da sessão. Disserta sobre o Movimento dos Focolari e detém-se em considerações sobre sua dimensão política. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp