24/05/2001 - 71ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 13/07/2001:

Resumo da Sessão
Presidência : WALTER FELDMAN / CELINO CARDOSO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  CELINO CARDOSO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  EDIR SALES
Anuncia para o próximo domingo o lançamento de pedra fundamental da Faculdade do Estado na Zona Leste da cidade, por projeto do Deputado Jamil Murad. Alude ao PL 4746/98 do Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá, para reconhecimento e regulamentação da profissão de pedagogo.
3 -  Presidente CELINO CARDOSO
Anuncia a visita de 32 formandos da Faculdade Nacional de Direito de Tucumã, Argentina, acompanhados pelo Deputado Milton Flávio.
4 -  MILTON FLÁVIO
Saúda os visitantes.
5 -  NEWTON BRANDÃO
Cumprimenta os visitantes. Anuncia seu voto favorável ao PL que autoriza o empréstimo para saneamento básico na Baixada Santista.
6 -  DONISETE BRAGA
Lê e comenta reivindicações de residentes médicos e lhes manifesta apoio. Cobra do Governo sua parcela de responsabilidade com a Saúde Pública do Estado, em especial para com Mauá.
7 -  ARY FOSSEN
Anuncia para o próximo domingo as obras da Fatec da Zona Leste. Informa que o Governador Alckmin assinará diversos convênios com Santas Casas e hospitais filantrópicos. Critica a oposição por atrasar a liberação de empréstimos para a Sabesp.
8 -  NIVALDO SANTANA
Saúda a delegação de estudantes argentinos. Manifesta sua indignação ante as medidas anunciadas pelo Governo Federal contra o apagão. Comenta a renúncia do Senador Arruda.
9 -  Presidente WALTER FELDMAN
Assume a Presidência.
10 -  MILTON FLÁVIO
Cumprimenta os visitantes argentinos. Entrega ao Presidente Walter Feldman diploma de reconhecimento e agradecimento pela iniciativa de trazer a delegação.
11 -  Presidente WALTER FELDMAN
Agradece à delegação argentina e ao Deputado Milton Flávio pela homenagem prestada.
12 -  CÂNDIDO VACCAREZZA
Soma-se às saudações dos oradores precedentes. Lamenta os sete anos de Governo FHC e sustenta que as oposições pregam desenvolvimento com distribuição de renda. Relaciona condições necessárias para votar o empréstimo da Sabesp.
13 -  CELINO CARDOSO
Assume a Presidência. Anuncia a presença do Prefeito de Matão, Jayme Gimenez, e dos alunos e professores da escola municipal "Armando Salles de Oliveira".
14 -  WAGNER LINO
Apela ao Prefeito de Diadema para que reconsidere suas posições em relação à redução simultânea de jornada de trabalho e salário.
15 -  Presidente CELINO CARDOSO
Anuncia a presença dos Vereadores Mário Sérgio Caseri e Valdivino Alves de Almeida, do município de Guariba, acompanhados pelo Deputado Celso Tanauí.
16 -  ROBERTO GOUVEIA
Expressa sua satisfação com a sanção do PL de sua autoria que bane o amianto no Estado. Agradece ao Governador e a seus pares pela aprovação deste projeto.

GRANDE EXPEDIENTE
17 -  PEDRO TOBIAS
Felicita o Governo do Estado por ações sociais, como a compra de livros de literatura para estudantes de ensino médio. Fala da inauguração do Programa de Saneamento Ambiental da Bacia do Guarapiranga.
18 -  JOSÉ AUGUSTO
Critica o Prefeito de Diadema. Defende a expansão do uso da energia solar e de combustíveis alternativos.
19 -  LUIZ GONZAGA VIEIRA
Comenta o PL 280/01, que trata da reestruturação da Nossa Caixa. Analisa a atual situação do banco e afirma que seus funcionários são favoráveis à sua modernização.
20 -  EDSON APARECIDO
Fala sobre o cenário político atual, ressaltando as reformas feitas pelo Presidente Fernando Henrique. Refere-se à entrevista de FHC para o jornal "O Globo". Fala sobre as críticas ao Governo e as contradições políticas dos partidos (Aparteado pelo Deputado Cândido Vaccarezza).
21 -  CONTE LOPES
Relata confronto entre marginais e polícia. Questiona a política de segurança pública conduzida pelo PSDB.
22 -  CONTE LOPES
Pelo art. 82, retoma suas críticas ao Governo do Estado sobre segurança pública.
23 -  EMÍDIO DE SOUZA
Pelo art. 82, analisa a posição política de FHC e seus aliados. Critica a direção da Força Sindical.
24 -  NIVALDO SANTANA
Pelo art. 82, faz críticas à administração de FHC para o País.
25 -  CAMPOS MACHADO
Pelo art. 82, rebate as críticas de Emídio de Souza à Força Sindical.
26 -  LUIS CARLOS GONDIM
Pelo art. 82, protesta contra o aumento das tarifas de ônibus, não somente na Capital, mas também em Mogi das Cruzes e Suzano.
27 -  Presidente CELINO CARDOSO
Anuncia a visita do Deputado Abdallah Kassir, do Partido Hizbollah, do Líbano, e comitiva, acompanhado pelos Deputados Salvador Khuriyeh, Pedro Tobias e Jamil Murad.
28 -  JAMIL MURAD
Para comunicação, saúda os visitantes.
29 -  CICERO DE FREITAS
Para reclamação, refere-se ao discurso do Deputado Emídio de Souza e defende a Força Sindical.
30 -  SALVADOR KHURIYEH
Para comunicação, apresenta o Deputado Abdallah Kassir.
31 -  EMÍDIO DE SOUZA
Para reclamação, saúda os visitantes. Responde aos Deputados Cícero de Freitas e Campos Machado.
32 -  CAMPOS MACHADO
Para reclamação, redargui ao Deputado Emídio de Souza.
33 -  Presidente WALTER FELDMAN
Assume a Presidência.
34 -  NEWTON BRANDÃO
Para reclamação, homenageia os médicos residentes que, hoje, comemoram seu dia.

ORDEM DO DIA
35 -  Presidente WALTER FELDMAN
Anuncia a existência de 3 requerimentos de alteração da pauta, assinados pelos Deputados Duarte Nogueira e Donisete Braga. Pela precedência, põe em votação e declara aprovado requerimento de inversão da Ordem do Dia de autoria do Deputado Duarte Nogueira. Convoca sessão extraordinária para o dia 29/5, às 9 horas.
36 -  ROBERTO GOUVEIA
Por acordo entre lideranças, solicita o levantamento da sessão.
37 -  Presidente WALTER FELDMAN
Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados pra sessão solene em 08/06, às 10 horas, em homenagem aos idosos na pessoa de D. Benedita Barbosa; e outra, para o mesmo dia, às 20 horas,com a finalidade de comemorar os cem anos da Escola de Agricultura Luís de Queiroz; e para a sessão ordinária de 25/5, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp