11/06/2001 - 83ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 27/07/2001:

Resumo da Sessão
Presidência : ALBERTO CALVO / NEWTON BRANDÃO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  NEWTON BRANDÃO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  ALBERTO CALVO
Defende a permanência e o aperfeiçoamento do exame instituído pelo Ministério da Educação, denominado "Provão".
3 -  JAMIL MURAD
Cumprimenta a "Folha de S. Paulo" pela entrevista com o líder palestino Yasser Arafat. Lê e comenta a referida reportagem. Analisa os conflitos no Oriente Médio.
4 -  WADIH HELÚ
Lê e comenta artigo do Presidente da OAB, intitulado "Em defesa da sociedade" e critica o Governo de FHC.
5 -  NIVALDO SANTANA
Anuncia ter participado, neste final de semana da XIIIª Plenária do PC do B, na qual foi aprovada a convocação do Xº Congresso, no Rio de Janeiro, em dezembro.
6 -  HENRIQUE PACHECO
Registra o trabalho realizado pelo grupo teatral popular "União e Olho Vivo" e, em especial, sua próxima peça: "João Cândido Brasil e a Revolta da Chibata".
7 -  WADIH HELÚ
Critica a proposta do Governador de vender 49% das ações do Banco Nossa Caixa.
8 -  JAMIL MURAD
Lê e comenta notícia na qual o Governo pede licença ao FMI para que a estatal da energia possa fazer investimentos no setor.

GRANDE EXPEDIENTE
9 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Convoca os Srs. Deputados para uma sessão extraordinária, a realizar-se dia 12/06, às 9h.
10 -  HENRIQUE PACHECO
Traz a manifestação da comunidade do bairro de Pirituba com relação à instalação de unidade da Febem na região. Comunica a realização de carreata do bairro até o Palácio dos Bandeirantes para pressionar a abertura de negociações sobre a questão. Anuncia a realização de fórum no Centro Cultural de São Paulo em prol da popularização da cultura.
11 -  EDIR SALES
Relata encontro com moradores do Tatuapé para prestar esclarecimentos sobre o funcionamento do Legislativo. Registra a eleição de Chico Xavier como o "Mineiro do Século". Comenta escândalo envolvendo o filho adotivo do espírita.
12 -  ALBERTO CALVO
Assume a Presidência.
13 -  NIVALDO SANTANA
Aborda a questão do colapso energético no País e relata seminário sobre o assunto. Critica Geraldo Alckmin por ter sido o coordenador das privatizações no Estado quando vice-Governador.
14 -  JOSÉ CARLOS STANGARLINI
Refere-se ao PLC que cria cargos de agente de escolta e segurança penitenciária e à sessão solene hoje, em homenagem aos jesuítas. Lamenta a suspensão dos trabalhos da CPI das financeiras.
15 -  GILBERTO NASCIMENTO
Critica o Governador de Minas Gerais por decretar o "Dia da Cachaça". Comenta passeata pela paz na Capital. Anuncia PL criando o "Dia da Marcha para Jesus".
16 -  DONISETE BRAGA
Pelo art. 82, refere-se à reunião, amanhã, na Comissão de Defesa do Meio Ambiente, para definição do Presidente e seu vice. Fala sobre passeio ecológico na região da represa Billings, Santo André, Mauá e Ribeirão Pires.
17 -  NEWTON BRANDÃO
Pelo art. 82, preocupa-se com descredenciamento da Pró-Matre e da maternidade Santa Maria Goreti, em Santo André, que será analisado pelo Secretário Municipal de Saúde.

EXPLICAÇÃO PESSOAL
18 -  CONTE LOPES
Fala sobre inúmeros problemas na área de segurança pública e cobra ações efetivas do Governo.
19 -  ALBERTO CALVO
Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 12/06, à hora regimental, com Ordem do Dia, lembrando-os da sessão extraordinária a realizar-se amanhã, às 9h. Levanta a sessão.
alesp