21/06/2001 - 89ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 22/08/2001:

Resumo da Sessão
Presidência : WALTER FELDMAN / CELINO CARDOSO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  CELINO CARDOSO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  ROBERTO MORAIS
Refere-se à luta contra a instalação da usina termelétrica de Carioba II, que prejudicará o rio Piracicaba. Agradece atendimentos do encarregado do Interior da Secretaria de Saúde.
3 -  JAMIL MURAD
Comenta nota da "Folha de S. Paulo" sobre candidaturas do PSDB à Presidência da República. Considera o Governo Federal desmoralizado.
4 -  MILTON FLÁVIO
Volta a referir-se a denúncia de uso inadequado do dinheiro arrecadado com a confecção de carteiras de estudantes pela UNE.
5 -  CÂNDIDO VACCAREZZA
Fala sobre a crise de energia e a falta de segurança. Critica a privatização da Nossa Caixa, que considera um crime contra a economia do Estado.
6 -  CICERO DE FREITAS
Considera abusivo o aumento das passagens de ônibus na Capital e afirma que os metalúrgicos querem um preço justo.
7 -  CONTE LOPES
Evidencia o ato ecumênico em defesa dos salários dos policiais realizado na Praça da Sé.
8 -  ALBERTO CALVO
Discorre sobre as dificuldades da carreira dos médicos e os baixos salários na área da saúde.
9 -  MARIA LÚCIA PRANDI
Informa que a Comissão de Direitos Humanos recebe o Presidente da Associação dos Policiais Militares vítimas de violência e fala sobre o julgamento do coronel Ubiratan Guimarães Guimarães pelo massacre no Carandiru.
10 -  SALVADOR KHURIYEH
Critica a maneira como vêm sendo conduzidos os trabalhos da Casa. Dá como exemplo a obstrução feita pela situação para que seja apressada a aprovação do PL 280/01, que trata da abertura de capital da Nossa Caixa.

GRANDE EXPEDIENTE
11 -  CÉLIA LEÃO
Acena para as conseqüências da aprovação do PL 280/01. Homenageia a Rede Vida de Televisão por seu 6º aniversário.
12 -  RODRIGO GARCIA
Considera a situação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, cujas linhas estão sendo utilizadas por companhia de carga em horários que prejudicam os passageiros (aparteado pelos Deputados Gilberto Nascimento e Wadih Helú).
13 -  Presidente CELINO CARDOSO
Anuncia a presença de alunos da Escola União, do Brooklin, acompanhados da Coordenadora Fátima VasconcelosLima, bem como a do Prefeito Carlos Alberto, de Igaraçu do Tietê.
14 -  WADIH HELÚ
Acusa o ex-Governador Mario Covas de promover o desmonte do sistema ferroviário do Estado e ceder o Banespa ao Governo Federal.
15 -  NEWTON BRANDÃO
Conclui que o IPTU é um imposto socialmente injusto. Estranha a decisão de o PT apoiar a continuidade da CPMF se vier a ascender ao Palácio do Planalto.
16 -  DONISETE BRAGA
Pelo art. 82, registra a rapidez e ausência de discussão com que tramita o projeto de venda de ações da Nossa Caixa. Pede que seja formada comissão de representação para averiguar os acidentes aéreos nos aeroportos de Congonhas e Cumbica.
17 -  Presidente WALTER FELDMAN
Assume a Presidência.
18 -  SALVADOR KHURIYEH
Pelo art. 82, comenta as manobras regimentais da situação e oposição na tramitação dos projetos. Pede resposta à questão de ordem que formulou ontem na reunião conjunta das comissões e que foi encaminhada à Presidência efetiva.
19 -  Presidente WALTER FELDMAN
Apresenta esclarecimentos ao DeputadoSalvador Khuriyeh. Convoca os Srs. Deputados para uma sessão extraordinária a realizar-se dia 25/06, às 9 horas. Informa que a sessão solene em homenagem ao Corpo de Bombeiros foi transferida para as 21 horas do dia 25/06.
20 -  JAMIL MURAD
Pelo art. 82, mantém sua posição, expressa em questão de ordem, que o PL 280/01 tramita sob vício de inconstitucionalidade. Rebate afirmações do Deputado Milton Flávio sobre a UNE.
21 -  CELINO CARDOSO
Assume a Presidência.
22 -  CAMPOS MACHADO
Pelo art. 82, avalia que a reunião conjunta de comissões de ontem transcorreu dentro das normas regimentais.
23 -  CÂNDIDO VACCAREZZA
Para reclamação, refere-se ao andamento dos trabalhos do Congresso de Comissões.
24 -  CAMPOS MACHADO
Para reclamação, tece comentários sobre a reunião do Congresso de Comissões.
25 -  DUARTE NOGUEIRA
Pelo art. 82, ressalta a importância do diálogo entre o Governo e os servidores da educação. Considera o Regimento Interno fundamental para o debate democrático do projeto da Nossa Caixa.
26 -  RENATO SIMÕES
Para reclamação, aponta a importância do debate público do projeto da Nossa Caixa.
27 -  ANTONIO MENTOR
Para reclamação, afirma que o projeto da Nossa Caixa deveria ser debatido por mais tempo.
28 -  DUARTE NOGUEIRA
Para reclamação, destaca a importância da votação do projeto da Nossa Caixa.
29 -  NEWTON BRANDÃO
Para reclamação, preocupa-se com a crise de energia no ABC, região altamente industrializada.

ORDEM DO DIA
30 -  Presidente CELINO CARDOSO
Põe em votação e declara sem debate aprovado o requerimento de autoria do Deputado Dimas Ramalho de prorrogação do prazo de funcionamento da CPI do Narcotráfico. Põe em votação e declara aprovado requerimento de constituição de Comissão de Representação, de autoria do Deputado Vanderlei Siraque.
31 -  CÂNDIDO VACCAREZZA
Por acordo de lideranças, solicita o levantamento da sessão.
32 -  Presidente CELINO CARDOSO
Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 22/06, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp