17/08/2001 - 108ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 16/10/2001:

Resumo da Sessão
Presidência : WALTER FELDMAN / NEWTON BRANDÃO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  NEWTON BRANDÃO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  ALBERTO CALVO
Comenta o trânsito caótico das cidades, não preparadas para um fluxo tão grande de veículos.
3 -  MARIA LÚCIA PRANDI
Desaprova o PLC 21/01 do Governador, sobre o aumento salarial do funcionalismo público, por não responder às reivindicações da categoria.
4 -  Presidente WALTER FELDMAN
Assume a Presidência. Solidariza-se com os moradores do Conjunto de Mauá.
5 -  DONISETE BRAGA
Lê e comenta comunicado à imprensa, redigido pela Prefeitura de Mauá, em apoio aos moradores do Conjunto Habitacional Barão de Mauá, embargado para evitar intoxicação por gases acumulados no subsolo.
6 -  ROBERTO GOUVEIA
Cita a manchete de artigo da "Folha de S. Paulo", "Freada no PIB surpreende, afirma Fraga". Considera que os banqueiros são os principais beneficiários da política econômica de FHC.
7 -  NEWTON BRANDÃO
Assume a Presidência.
8 -  HENRIQUE PACHECO
Refere-se a discussão hoje na Casa de proposta de PL no sentido de facilitar o acesso dos moradores da periferia de São Paulo a atividades culturais como cinema e teatro a preços acessíveis.
9 -  WILSON MORAIS
Agradece o envio pelo Governador do PLC 21/01, que trata do aumento salarial da Polícia. Fala dos benefícios dados à categoria neste Governo.
10 -  NIVALDO SANTANA
Considera proposta de abono ao funcionalismo estadual insuficiente. Enumera as razões para os lucros exorbitantes dos bancos.

GRANDE EXPEDIENTE
11 -  WILSON MORAIS
Refere-se à reunião de 15 Associações de Cabos e Soldados com Ministros e autoridades para discutir medidas enviadas pelo Governo ao Congresso Nacional. Preocupa-se com o descaso dos governos estaduais com a segurança pública. Lê a Carta dos Cabos e Soldados das Polícias Militares do Brasil e a Carta da Bahia.
12 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Anuncia a presença da Sra. Jane Elizabeth Kirtley, diretora do Centro de Estudos sobre Ética na Imprensa e Direito da Universidade de Minnesota.
13 -  CARLINHOS ALMEIDA
Para reclamação, solidariza-se com a população de Mauá e afirma que a Secretaria do Meio Ambiente não prestou esclarecimentos sobre os riscos para a população.
14 -  DONISETE BRAGA
Pelo art. 82, lamenta a omissão da Secretaria de Meio Ambiente e informa que a Comissão de Meio Ambiente realizará reuniões com autoridades para tratar do incidente em Mauá.
15 -  NIVALDO SANTANA
Pelo art. 82, manifesta preocupação com projeto de privatização do saneamento básico, em tramitação no Congresso Nacional. Solidariza-se com os moradores do Conjunto de Mauá, vitimadas pela tragédia da intoxicação de gás. Pede convocação do Secretário do Meio Ambiente para explicações.
16 -  NIVALDO SANTANA
Por acordo entre as lideranças, solicita o levantamento da sessão.
17 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 20/08, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp