06/09/2001 - 122ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 31/10/2001:

Resumo da Sessão
Presidência : GILBERTO NASCIMENTO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  GILBERTO NASCIMENTO
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a presença do Presidente da Câmara Municipal de Arujá, Vereador José Carlos.
2 -  MARIA LÚCIA PRANDI
Opina sobre o racismo e outras formas de discriminação.
3 -  CONTE LOPES
Ironiza o reconhecimento do Governador do Estado de que a Segurança Pública é o maior problema de sua gestão.
4 -  WADIH HELÚ
Associa-se às ironias do Deputado Conte Lopes sobre as alegações do Governador Geraldo Alckmin quanto à Segurança Pública. Ataca a administração do Governador quanto ao escândalo do Rodoanel.
5 -  Presidente GILBERTO NASCIMENTO
Anuncia a presença de alunos do Colégio Integrado, de Amparo, acompanhados pela Deputada Maria do Carmo Piunti; e de alunos da Escola Professor Luís Roberto Pinheiro Alegretti, de Bragança Paulista, acompanhados pelo Deputado Edmir Chedid.
6 -  NEWTON BRANDÃO
Lê e comenta trechos do artigo de Frei Betto, publicado no jornal "O Estado de S. Paulo", sobre o aniversário da Fraternidade Charles de Foucould.
7 -  EDIR SALES
Comunica ter recebido resposta do conselheiro Roque Citadini, do Tribunal de Contas de São Paulo, a indagação sua sobre a gestão 97/98 do ex-Prefeito de Aguaí, há dois anos atrás.
8 -  RENATO SIMÕES
Lê e comenta artigo da Revista "Carta Capital" sobre a constituição de serviço de trocas de informações policiais contra os que lutam contra a globalização neoliberal.
9 -  CESAR CALLEGARI
Comenta a constituição de Comissão de Representação de Deputados para participarem do Fórum Mundial da Educação, em outubro, em Porto Alegre. Critica publicidade da Secretaria Estadual de Educação, que seria inexata.

GRANDE EXPEDIENTE
10 -  Presidente GILBERTO NASCIMENTO
Cumprimenta o Deputado Alberto Calvo pelo seu aniversário.
11 -  ROBERTO GOUVEIA
Comemora a aprovação de projetos que contemplam a zona leste. Informa que a Comgás disponibilizará gás canalizado para a região.
12 -  EDIR SALES
Ressalta a importância de várias obras para a zona leste e aponta a necessidade de estações do Metrô na região.
13 -  ARNALDO JARDIM
Frisa a necessidade de revisão no imposto sobre herança, aprovado pela Casa, principalmente no que se refere a entidades públicas nas áreas de cultura, meio ambiente e direitos humanos. Fala sobre os trabalhos da CPI dos combustíveis e comunica que foi decretada a falência da Petroforte. Discorre sobre imunidade parlamentar e a ética.
14 -  LUIS CARLOS GONDIM
Apela ao Governador para que dê aumento real de salário aos funcionários públicos, em vez de abono. Pede a atenção do Governo Federal para os dekasseguis que, sem trabalho, passam necessidade no Japão. Registra visita do Governador a Poá, onde inaugurou a Expo-Poá de Orquídeas e em Suzano, onde inaugurou o Parque Ambiental Max Teffer. Saúda os 441 anos de Mogi das Cruzes e seu Prefeito Junji Abe.
15 -  NEWTON BRANDÃO
Afirma ser candidato à Prefeitura de Santo André, nas próximas eleições, e comenta sobre seu programa municipal. Mostra-se preocupado com notícia da imprensa de que Conselhos Municipais substituem as Câmaras Municipais.
16 -  HENRIQUE PACHECO
Para reclamação, reitera os desmandos ocorridos sob a direção da Ceagesp.
17 -  NEWTON BRANDÃO
Pelo art. 82, defende a legislação sobre o sistema Billings/Guarapiranga e a regularização da ocupação de mananciais.
18 -  EDIR SALES
Pelo art. 82, apela a esta Casa para que derrube o veto ao PL 891/99. Faz exposição de motivos para tal ação. Manifesta-se sobre o 7 de Setembro.
19 -  CARLINHOS ALMEIDA
Pelo art.82, associa-se à Deputada Edir Sales sobre dependência química. Reporta-se a livro de Ruy Castro sobre a vida do jogador Garrincha, dependente do álcool. Discorre sobre o seu projeto que transforma parte do Vale do Paraíba em região metropolitana.
20 -  EDIR SALES
De comum acordo entre as lideranças, pede o levantamento da sessão.
21 -  Presidente GILBERTO NASCIMENTO
Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 10/09, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp