27/09/2001 - 136ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 29/11/2001:

Resumo da Sessão
Presidência : NEWTON BRANDÃO / CELINO CARDOSO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  CELINO CARDOSO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  DIMAS RAMALHO
Comemora aliança do PPS com PTB e PDT. Parabeniza Antônio Brito pelo ingresso no PPS e lê seu pronunciamento.
3 -  MILTON FLÁVIO
Lembra que hoje é o Dia do Idoso. Lamenta o falecimento de Walter Avancini. Ressalta importância de exames preventivos do câncer da próstata. Fala sobre o Programa do Voluntariado Especial para integração do idoso na sociedade.
4 -  ROBERTO MORAIS
Saúda Antônio Brito pelo ingresso no PPS. Comenta o projeto Criança Cidadã do Futuro. Cumprimenta o Exército Brasileiro e a Associação Comercial de Piracicaba pelos projetos sociais. Anuncia encontro da Frente Parlamentar em Defesa das Guardas Municipais, em Jacareí.
5 -  NEWTON BRANDÃO
Lê carta que uma cidadã enviou ao Ministro da Saúde a respeito de dificuldades para tratamentos psiquiátricos em hospitais públicos.
6 -  CONTE LOPES
Comenta a banalização da violência no Brasil, traçando comparação com atentados nos EUA.
7 -  Presidente CELINO CARDOSO
Anuncia a visita de alunos do Projeto Juventude e Vida, de Cajamar, acompanhados pelo Deputado Ary Fossen.
8 -  ANTONIO MENTOR
Considera absurdo os baixos valores da hora-aula e da verba de manutenção das escolas técnicas da região de Americana.
9 -  ROSMARY CORRÊA
Reclama do mau atendimento aos Parlamentares dos assessores de diversas Secretarias de Estado em demandas referentes às questões sociais.

GRANDE EXPEDIENTE
10 -  MILTON FLÁVIO
Tece considerações sobre as reclamações dos dois oradores precedentes. Fala dos avanços no diagnóstico e tratamento do câncer da próstata e da importância do acompanhamento escolar a jovens sujeitos a repetidas internações.
11 -  NEWTON BRANDÃO
Assume a Presidência. Registra a visita de alunos e professores da Escola Estadual Professora Maria José de Morais Salles, de Bragança Paulista, acompanhados pelo Deputado Edmir Chedid.
12 -  MARIÂNGELA DUARTE
Refere-se à audiência pública a ser realizada dia 02/10 para discussão do plano de cargos e salários dos servidores do Centro Paula Souza. Cumprimenta idosos pela passagem, hoje, de seu dia. Lê justificativa ao PL 436/01, de sua autoria, projeto que cria programa específico para a saúde do idoso no SUS.
13 -  PEDRO TOBIAS
Ressalta a importância do lazer e de programas sociais para os idosos. Frisa os projetos da área social para idosos feitos pelo Governo estadual.
14 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Solicita que a Deputada Mariângela Duarte relacione os componentes da comitiva de Cubatão em visita à Casa.
15 -  MARIÂNGELA DUARTE
Anuncia comitiva de Cubatão.
16 -  MÁRCIO ARAÚJO
Dá conta que tramita, no Congresso Nacional, acordo entre Brasil e EUA sobre participação americana em projetos aeroespaciais em Alcântara, Maranhão.
17 -  CARLINHOS ALMEIDA
Pelo art. 82, lê e comenta manifesto "São Paulo contra a guerra e contra a barbárie, revide não é justiça". Anuncia manifestação pela Paz, na praça Ramos de Azevedo.

ORDEM DO DIA
18 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Põe em votação e declara aprovados dois requerimentos de constituição de comissão de representação na reunião da União Parlamentar do Mercosul, de autoria dos Deputados Milton Flávio e Arnaldo Jardim. Põe em votação e declara aprovado requerimento de alteração da Ordem do Dia, do Deputado Milton Flávio. Declara encerrada a discussão do PL 596/01. Põe em votação o PL 596/01.
19 -  HAMILTON PEREIRA
Encaminha a votação do PL 596/01, pela bancada do PT.
20 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Põe em votação e declara aprovado o PL 596/01.
21 -  CARLINHOS ALMEIDA
Para reclamação, comunica que os funcionários do Banco Nossa Caixa de todo o Estado, no intuito de impedir a privatização "branca" daquela instituição, conseguiram 250 mil assinaturas em um abaixo-assinado para que seja realizado um referendo a fim de que o povo paulista possa se pronunciar a respeito.
22 -  LUIZ GONZAGA VIEIRA
Para reclamação, discorda da opinião do Deputado Carlinhos Almeida, afirmando que o que foi votado pelos Deputados deve ser mantido para que o Banco Nossa Caixa substitua o Banespa.
23 -  LUIZ GONZAGA VIEIRA
Por acordo entre as lideranças, solicita o levantamento da sessão.
24 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Acolhe o pedido. Comunica que a sessão solene, solicitada pela Deputada Célia Leão, e que fora convocada para 29/10, às 10h, foi antecipada para 26/10, às 10h. Lembra a Sessão Solene, convocada para amanhã às 10h, para homenagear a Inspetoria Salesiana de S. Paulo da Associação de São Francisco de Sales. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 28/9, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp