14/11/2001 - 166ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 10/01/2002:

Resumo da Sessão
Presidência : NEWTON BRANDÃO / EDMIR CHEDID

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  EDMIR CHEDID
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  HAMILTON PEREIRA
Fala da falta de estratégia de segurança pública no Estado.
3 -  JAMIL MURAD
Convida os Srs. Deputados para participarem de um ato público pela paz, contra a guerra, hoje, às 20h, no Masp.
4 -  ALBERTO CALVO
Registra o feriado de amanhã, da Proclamação da República.
5 -  DONISETE BRAGA
Disserta sobre sua postura de crítica em relação à gestão do Secretário Ricardo Tripoli, durante as reuniões da Comissão do Meio Ambiente, em relação à manutenção dos mananciais.
6 -  WAGNER LINO
Enfoca a questão do desemprego, na região do ABC principalmente.
7 -  Presidente EDMIR CHEDID
Reitera aos Srs. Deputados convite para participarem de reunião sobre energia limpa e renovável, no dia 19, às 10h, em Sertãozinho.
8 -  VANDERLEI SIRAQUE
Comunica que o sindicalista Luís Marinho dirigiu-se à Volkswagen, na Alemanha, para sensibilizar seus dirigentes sobre o problema das demissões feitas por aquela multinacional em São Bernardo do Campo.
9 -  NIVALDO SANTANA
Critica a política de FHC que penaliza os trabalhadores com o desemprego crescente.
10 -  ARY FOSSEN
Como simples cidadão, mostra-se entristecido ao ver o ex-Governador Luiz Antonio Fleury Filho dirigindo a CPI instalada para verificar possíveis prejuízos do Estado com a venda do Banespa.

GRANDE EXPEDIENTE
11 -  ROBERTO GOUVEIA
Registra sua participação na 3ª Conferência Estadual de Saúde, de 16 a 18/11 em São Paulo. Destaca sua importância para a discussão da legislação estadual de saúde. Cita projetos de sua autoria, aprovados na Casa, que contribuíram para o avanço da área de saúde no Estado, ressaltando a importância da Furp (aparteado pelo Deputado Rodolfo Costa e Silva).
12 -  NEWTON BRANDÃO
Cumprimenta o Diretor da Furp de São Caetano. Informa que o Esporte Clube Santo André financiará atleta que obteve 2º lugar em ginástica olímpica. Lê biografia de Paulo Machado de Carvalho.
13 -  RODOLFO COSTA E SILVA
Discorre sobre saneamento e recursos hídricos. Comenta moção de sua autoria tratando, junto a organismos internacionais, que a dívida externa de países do 3º Mundo seja investida na área de saúde. Relata sua participação no Congresso Mundial de Água em Foz do Iguaçu.
14 -  SIDNEY BERALDO
Surpreende-se com a proposta da Prefeita de São Paulo de reduzir os recursos para a Educação (aparteado pelos Deputados Edmir Chedid eJamil Murad).
15 -  NEWTON BRANDÃO
Assume a Presidência.
16 -  MILTON FLÁVIO
Pelo art. 82, anuncia ter feito representação junto ao Ministério Público contra os desmandos da Prefeita de São Paulo sobre a eleição dos Conselhos Tutelares das crianças e adolescentes.
17 -  CELSO TANAUI
Pelo art. 82, surpreende-se com a extinção dos quatro batalhões de guardas de trânsito da Polícia Militar. Solicita ao Governador que mantenha os policiais militares por dois anos.
18 -  JAMIL MURAD
Pelo art. 82, anuncia que o PCdoB solidariza-se com o PT e exige que sejam tomadas providências para que se descubram os criminosos que estão ameaçando Prefeitos petistas. Rejeita o pacote anti-grevista de FHC.
19 -  LUIS CARLOS GONDIM
Pelo art. 82, critica a Prefeita Marta Suplicy. Apela ao Governo do Estado para que solucione os problemas da área de saneamento básico da região da Alta Mogiana.
20 -  CESAR CALLEGARI
Pelo art. 82, ataca a política educacional do Estado. Reclama da deturpação do sistema Saresp.
21 -  PEDRO TOBIAS
Para reclamação, discorda das críticas à Secretária da Educação. Elogia o lançamento, pelo Governo do Estado, do Programa Renda Cidadã.
22 -  LUIS CARLOS GONDIM
Para reclamação, lamenta a péssima situação dos professores do Estado.
23 -  CESAR CALLEGARI
Para reclamação, reforça suas críticas à Secretária da Educação.
24 -  PEDRO TOBIAS
Para inofrmação, defende o atual sistema educacional do Estado.
25 -  LUIS CARLOS GONDIM
De comum acordo entre as lideranças, pede o levantamento da sessão.
26 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Acolhe o pedido. Convoca as seguintes sessões solenes: a pedido da Deputada Célia Leão, dia 03/12, às 10h, para comemorar os 50 anos da Faculdade de Direito da PUC de Campinas; a pedido do Deputado Vaz de Lima, dia 03/12, às 20h, para comemorar o Dia da Bíblia; por solicitação do Deputado Rafael Silva, dia 07/12, às 10h, para homenagear a Federação da Agricultura do Estado de São Paulo; a pedido do Deputado Renato Simões, dia 07/12, às 20h, para outorga do Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos; por solicitação do Deputado José Carlos Stangarlini, dia 10/12, às 10h, para comemorar os 750 anos do Escapulário de Nossa Senhora do Carmo; a pedido dos Deputados Wilson Morais e Edson Ferrarini, dia 14/12, às 10h, para comemorar os 170 anos da Polícia Militar. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 19/11, à hora regimental, sem Ordem do Dia, lembrando-os da realização, às 10h, de sessão solene em comemoração do "Dia do Biomédico". Levanta a sessão.
alesp