02/05/2002 - 56ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 29/05/2002:

Resumo da Sessão
Presidência : WALTER FELDMAN / CELINO CARDOSO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  CELINO CARDOSO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  NIVALDO SANTANA
Comenta as manifestações ocorridas no mundo todo ontem, por ocasião do Dia do Trabalho, denunciando as más condições dos trabalhadores e o retrocesso econômico causado pelo imperialismo norte-americano. No Brasil, destaca o repúdio às alterações na CLT propostas pelo Governo Federal.
3 -  HENRIQUE PACHECO
Relata reunião ocorrida hoje com o Secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, onde se discutiu a questão do transporte de Francisco Morato e regiões adjacentes. Questiona a comemoração do 1º de Maio promovida pela Força Sindical, com sorteio de prêmios e shows.
4 -  VANDERLEI SIRAQUE
Afirma que o Governo Estadual, ao não conseguir diminuir a criminalidade, maquia os dados estatísticos de segurança pública. Informa que esteve hoje no Ministério Público para encaminhar documentação e pedir providências a esse respeito.
5 -  CÉLIA LEÃO
Fala de PL seu que regulamenta o uso de jet-skis e de embarcações semelhantes.
6 -  CICERO DE FREITAS
Critica a falta de democracia em ato público da CUT, ontem. Elogia os atos públicos organizados pela Força Sindical.
7 -  ALBERTO CALVO
Comenta notas do "Diário de S. Paulo" de hoje: "Dallari defende apoio a Genoíno" e "Candidatura deve ser natural".
8 -  GILBERTO NASCIMENTO
Registra as comemorações do 1º de maio no Brasil e em várias partes do mundo. Lamenta o desemprego, principalmente de jovens.
9 -  RICARDO TRIPOLI
Fala do Fundo Social de Solidariedade do Palácio Bandeirantes e de seu projeto de parceria das padarias.

GRANDE EXPEDIENTE
10 -  CARLINHOS ALMEIDA
Comenta pesquisas eleitorais recentes que confirmam a liderança de Lula para a Presidência. Repudia a sobretaxa sobre energia elétrica imposta à população, apesar desta ter colaborado com o racionamento.
11 -  LUIS CARLOS GONDIM
Critica a política econômica e social dos governos do PSDB, que agravaram o desemprego e a violência. Pede atenção da Secretaria de Segurança Pública para os municípios da região do Alto Tietê.
12 -  NEWTON BRANDÃO
Comenta as festividades de 1º de Maio. Considera oportuno que se comemore a data como um dia de cidadania.
13 -  GILBERTO NASCIMENTO
Lê e comenta artigo de "O Estado de S. Paulo" de hoje, intitulado "Classe média penalizada".
14 -  MARIA LÚCIA PRANDI
Enaltece a resistência da classe trabalhadora, presente nas manifestações das entidades sindicais por ocasião do Dia do Trabalho. Comenta o anúncio do Governo Estadual de 1.700 vagas no vestibular de junho das Fatecs. Apresenta indicadores econômicos que apontam o crescimento da dívida pública e das taxas de juros na era FHC.
15 -  MARIA LÚCIA PRANDI
Pelo art. 82, analisa as declarações do Ministro da Educação a respeito das metas estabelecidas pela ONU na Convenção sobre os Direitos da Criança. Lamenta que o Ministro tenha dado pouca importância ao fraco desempenho do Brasil nas metas educacionais.
16 -  CONTE LOPES
Pelo art. 82, comenta o crescimento do número de crimes hediondos, durante o 1º trimestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2001.
17 -  CLAURY ALVES SILVA
Pelo art. 82, defende a idéia de que é preciso pensar mais na dignidade do trabalhador do que comemorar o 1º de Maio. Pede inserção de mais verbas para frentes de trabalho na LDO/03.
18 -  Presidente WALTER FELDMAN
Assume a Presidência.
19 -  RAMIRO MEVES
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
20 -  Presidente WALTER FELDMAN
Acolhe o pedido. Antes, anuncia a presença de alunos e professores da Escola Estadual "Maria L.C. Freire Marques", de Campinas, acompanhados pelo Deputado Edmir Chedid. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 03/05, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp