12/08/2002 - 37a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DIA INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 12/10/2002:

Resumo da Sessão
Presidência : WILLIANS RAFAEL
1 -  WILLIANS RAFAEL
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Anuncia que esta sessão solene foi convocada pela Presidência, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional pela Banda da Polícia Militar.
2 -  GERALDO BALOD
Presidente da Federação das Cooperativas de Trabalho do Estado de São Paulo - Fetrabalho, afirma que a sociedade em geral precisa ser mais participativa e consciente acerca da importância do cooperativismo, lembrando que a passagem do Dia do Cooperativismo é observada em vários países.
3 -  AMÉRICO UTUMI
Representante da Aliança Cooperativista Internacional - ACI, remonta às origens do cooperativismo, no século 19, e da assistência agrícola no Brasil.
4 -  MARCO AURÉLIO FUCHIDA
Representante dos Presidentes da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo e da Organização das Cooperativas Brasileiras, enfatiza o grande papel social das cooperativas no desenvolvimento econômico e democrático.
5 -  JOSÉ LUIZ BRANT DE CARVALHO
Representante do Secretário Estadual do Emprego e das Relações do Trabalho, anuncia e convida para evento internacional sobre cooperativismo, a realizar-se dias 12 e 13 de setembro na Capital.
6 -  WALTER TESCH
Presidente da Cicopa Américas, discorre sobre a criação de rede internacional de trabalho, citando recomendação da Organização Internacional do Trabalho sobre Cooperativismo.
7 -  WALTER BARELLI
Ex-Secretário de Estado das Relações do Trabalho, considera que o cooperativismo é uma forma de humanizar o desenvolvimento.
8 -  Presidente WILLIANS RAFAEL
Lembra que o Dia Internacional do Cooperativismo é comemorado dia 06/07. Informa a existência no Brasil de sete mil cooperativas e elogia a proposta de criação da Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.
alesp