13/05/2002 - 19a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA ESTADUAL DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 07/09/2002:

Resumo da Sessão
Presidência : ROSMARY CORRÊA
1 -  ROSMARY CORRÊA
Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a sessão foi convocada pela Presidência efetiva da Casa, por solicitação da Deputada ora na Presidência, com a finalidade de comemorar o Dia Estadual de Prevenção do Câncer de Mama. Convida a todos para, de pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro. Nomeia as autoridades.
2 -  FRANCISCO RICARDO GUALDA COELHO
Gerente médico do Instituto Brasileiro do Controle do Câncer, faz um breve histórico da instituição. Aborda a prevenção do câncer, de maneira geral.
3 -  RITA DARDES
Professora Assistente da Escola Paulista de Medicina, informa o que é o câncer de mama, como tratá-lo e preveni-lo.
4 -  SANDRA MARIA FUJIWARA
Médica radiologista especialista em mama, responsável pelo setor de mamografia da Sonolayer Centro de Diagnóstico, fala sobre promoção, na cidade de Guarulhos, de caminhadas e palestras abertas à população e também a empresas, com informações e orientações básicas na prevenção do câncer de mama.
5 -  REYNALDO DE JESUS GARCIA
Presidente da Sociedade Internacional de Cirurgia de Tumores Músculo-Esqueléticos, expõe o vínculo que existe entre o câncer de mama e o músculo-esquelético.
6 -  Presidente ROSMARY CORRÊA
Anuncia a execução de número musical.
7 -  ALFREDO DE BARROS
Presidente da Federação Latino-Americana e Conselheiro Fiscal da Unaccam - Liberdade, expressa sua percepção de que a questão do câncer de mama tem conquistado destaque na mídia, perante as autoridades de saúde e as mulheres, favorecendo o diagnóstico precoce e tratamento.
8 -  JOSÉ ARISTODEMO PINOTTI
Diretor do Departamento de Mastologia e Professor Titular de Ginecologia da USP, discorre sobre a importância da educação comunitária e do voluntariado especializado em câncer de mama.
9 -  Presidente ROSMARY CORRÊA
Procede à entrega de certificados às formandas do Curso de Voluntariado. Anuncia homenagem destas ao Dr. José Aristodemo Pinotti.
10 -  JOSÉ ARISTODEMO PINOTTI
Agradece a homenagem recebida.
11 -  Presidente ROSMARY CORRÊA
Anuncia homenagem das voluntárias à Sra. Lourdes Borges, Presidente da Unaccam.
12 -  LOURDES BORGES
Agradece a homenagem recebida.
13 -  Presidente ROSMARY CORRÊA
Anuncia a execução de número musical.
14 -  LOURDES BORGES
Presidente da Unaccam-Liberdade, dá seu depoimento pessoal sobre a doença. Pede que seja melhor divulgado o curso de capacitação no meio médico.
15 -  Presidente ROSMARY CORRÊA
Anuncia homenagens àquelas que têm se destacado na prevenção ao câncer de mama.
16 -  JOSÉ ANTONIO MARQUES
Representante do Secretário de Estado da Saúde, Dr. José da Silva Guedes, apresenta os esforços governamentais realizados na luta contra o câncer.
17 -  Presidente ROSMARY CORRÊA
Cita vitórias obtidas na divulgação da campanha de prevenção do câncer de mama. Conclama a todos para expandir a rede e trazer mais pessoas para esse trabalho. Anuncia a execução de número musical. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.
alesp