25/11/2002 - 54a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DIA DE SOLIDARIEDADE AO POVO PALESTINO"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 09/01/2003:

Resumo da Sessão
Presidência : JAMIL MURAD / SALVADOR KHURIYEH
1 -  SALVADOR KHURIYEH
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência da Casa, atendendo à solicitação do Deputado ora na Presidência e do Deputado Jamil Murad, em homenagem ao "Dia de Solidariedade ao Povo Palestino". Convida todos para, de pé, ouvirem o Hino Nacional da Palestina e o Hino Nacional Brasileiro. Faz um balanço das trágicas conseqüências da opressão de Israel sobre o povo palestino, durante os 15 meses da nova Intifada.
2 -  JAMIL MURAD
Disserta sobre a crise entre palestinos e israelenses. Manifesta sua esperança por uma solução. Insurge-se contra os EUA por apadrinharem os crimes de Israel contra o povo palestino. Analisa a ação da ONU na situação.
3 -  MARCELO BOZETTO
Como membro da Direção Estadual do Movimento dos Sem Terra - MST, anuncia o apoio do MST à causa palestina. Pede um minuto de silêncio em homenagem ao povo palestino.
4 -  JOSÉ REINALDO CARVALHO
Como Secretário de Relações Internacionais e Vice-Presidente Nacional do PCdoB, anuncia que o partido se associa às Comemorações do Dia de Solidariedade ao Povo Palestino. Analisa o caminho escolhido pelo governo israelense junto ao governo George W. Bush, dos EUA.
5 -  JAMILE ABDEL LATIF
Membro do Instituto Jerusalém, conta os sofrimentos do povo palestino nesses cinqüenta anos de holocausto.
6 -  SAID MOURAD
Deputado Estadual eleito, compara a situação em que vive o povo palestino a um gigantesco campo de concentração, a que o mundo assiste sem nada fazer. Anuncia sua total e irrestrita solidariedade ao povo palestino.
7 -  REZKALLA TUMA
Fala em nome do Conselho Legislativo de Raízes e Culturas Estrangeiras - Conscre. Analisa a situação no Oriente Médio e sublinha a disparidade de recursos militares entre israelenses e palestinos.
8 -  MOHAMAD NASSIB MOURAD
Como Presidente da Sociedade Beneficente Muçulmana de São Paulo, disserta sobre o porquê da guerra árabe-israelense e o porquê da Palestina.
9 -  DEMÍTRIOS
Monsenhor da Igreja Ortodoxa Antioquina no Brasil, representando o Arcebispo D. Damasquino Mansur, Metropolita da Arquidiocese, agradece a oportunidade aos Deputados Salvador Khuriyeh e Jamil Murad. Refere-se ao sofrimento de seu povo armênio e qualifica-se para poder entender melhor a causa palestina.
10 -  PAULO ATALLAH
Presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, manifesta seu espanto com os brasileiros descendentes de árabes que expressam frieza diante do problema palestino. Sustenta que essa luta é de todo o povo árabe.
11 -  MUSA AMER ODEH
Embaixador da Palestina no Brasil, agradece a solidariedade prestada ao povo palestino e pede a criação do Estado Palestino, conforme resolução da própria ONU.
12 -  JAMIL MURAD
Assume a Presidência.
13 -  SALVADOR KHURIYEH
Relata a história da Palestina e apresenta aquilo que acredita serem as bases para uma discussão concreta em termos de paz no Oriente Médio.
14 -  Presidente JAMIL MURAD
Destaca o papel do Deputado Salvador Khuriyeh como homem público e na luta do povo brasileiro pela causa palestina.
15 -  SALVADOR KHURIYEH
Assume a Presidência. Deseja ao Deputado Jamil Murad sucesso no Congresso Nacional. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp