03/12/2003 - 60a Solene

HOMENAGEM AO PROGRAMA ESPACIAL BRASILEIRO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 17/12/2003:

Resumo da Sessão
Presidência : CARLINHOS ALMEIDA / SIDNEY BERALDO
1 -  Presidente SIDNEY BERALDO
Abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência, a pedido do Deputado Carlinhos Almeida, com a finalidade de homenagear o Programa Espacial Brasileiro. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro. Reconhece o trabalho que, por mais de 40 anos, o INPE e o CTA realizam. Fala que o Brasil precisa cada vez mais de tecnologia e informação para garantir a sua soberania. Recebe homenagem do Sr. Luiz Carlos de Moura Miranda, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE.
2 -  CARLINHOS ALMEIDA
Assume a Presidência.
3 -  VAZ DE LIMA
Líder do PSDB nesta Casa, faz comentários sobre o progresso do programa aeroespacial e a importância da transferência de tecnologia.
4 -  JOSÉ BENEDITO DE OLIVEIRA
Presidente da Associação das Famílias da Vítimas do VLS - Veículo Lançador de Satélite, discorre sobre a necessidade de investimentos na área de ciência e tecnologia, principalmente de âmbito do Governo Federal. Relata o acidente com VLS em Alcântara em agosto último.
5 -  MARCO ANTONIO CECHINI
Secretário Executivo da Associação Brasileira de Cultura Aeroespacial e ex-Reitor do ITA. Fala sobre as funções da ABCAER que são resgatar, resguardar e divulgar o patrimônio dos feitos dos brasileiros no campo da aeronáutica de espaço, como também promover e apoiar qualquer manifestação cultural neste campo.
6 -  FRANCISCO RÍMOLI CONDE
Presidente do Sindicato dos Servidores Federais em Ciência e Tecnologia, diz da geração de tecnologia pela área espacial, mesmo com a ausência de verbas e o abandono do Estado. Lamenta o acidente ocorrido em Alcântara.
7 -  ARNALDO JARDIM
Líder do PPS nesta Casa, acredita que o investimento em ciência e tecnologia é estratégico para um país que deseja afirmar sua independência, como o Brasil.
8 -  EMIDIO DE SOUZA
1º Secretário da Alesp, reflete sobre a função representativa desta Casa, na exigência por mais verbas para o Programa Espacial Brasileiro e fala do apoio do Presidente Lula ao programa.
9 -  RUBENS PORTO
Vice-Presidente da Avibrás - Industria Aeroespacial S.A., tece fatos históricos sobre a Avibrás desde a sua fundação e o lançamento dos primeiros foguetes.
10 -  LUIZ CARLOS DE MOURA MIRANDA
Diretor do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, discorre sobre a necessidade de um programa espacial para um país de grande extensão, como o Brasil, para haver um monitoramento de todas as regiões. Divulga os índices de geração de emprego e de faturamento do setor no ano passado.
11 -  TIAGO DA SILVA RIBEIRO
Major Brigadeiro do Ar, Diretor do Centro Técnico Aeroespacial - CTA, narra a história da criação do CTA e do ITA e a contribuição da aeronáutica ao Programa Espacial Brasileiro desde seus primórdios e sempre voltado para atender às necessidades do povo brasileiro. Fala sobre as investigações do acidente com o VLS em Alcântara que vitimou 21 pessoas.
12 -  Presidente CARLINHOS ALMEIDA
Discorre sobre a importância de um programa espacial para o Brasil, principalmente para São José dos Campos. Lembra os 21 técnicos do VLS, vitimados no acidente de Alcântara, e manifesta a posição desta Casa de solidariedade e apoio ao programa espacial. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da sessão. Encerra a sessão.
alesp