08/03/2004 - 5a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DIA INTERNACIONAL DA MULHER"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 18/03/2004:

Resumo da Sessão
Presidência : VANDERLEI MACRIS / ANA DO CARMO / ANA MARTINS / ANALICE FERNANDES / BETH SAHÃO / FAUSTO FIGUEIRA / HAVANIR NIMTZ / MARIA ALMEIDA / MARIA LÚCIA AMARY / MARIA LÚCIA PRANDI / ROSMARY CORRÊA / CÉLIA LEÃO
1 -  VANDERLEI MACRIS
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a requerimento das Deputadas Ana do Carmo, Ana Martins, Analice Fernandes, Beth Sahão, Célia Leão, Havanir Nimtz, Maria Almeida, Maria Lúcia Amary, Maria Lúcia Prandi e Rosmary Corrêa, com a finalidade comemorar o Dia Internacional da Mulher. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional. Saúda a luta feminina contra a discriminação, por melhores condições de acesso social e pelo seu papel familiar.
2 -  ANA DO CARMO
Assume a Presidência. Considera que este dia deva servir para reflexão sobre os verdadeiros papéis sociais das mulheres, que muitas vezes, não são valorizados. Presta homenagem à Sra. Alísia Alice Pereira Alves, de São Bernardo do Campo.
3 -  ANA MARTINS
Assume a Presidência. Recorda a história deste dia, que surgiu da luta de mulheres por melhores condições de trabalho. Elogia as ações do Governo Lula em prol das mulheres. Presta homenagem à Sra. Bernardete Pires Pacheco, assistente social.
4 -  ANALICE FERNANDES
Assume a Presidência. Lembra que uma, a cada quatro famílias é chefiada por mulheres no País, e que, nos últimos trinta anos, o número de mulheres empresárias aumentou 250 vezes. Presta homenagem à Rosa Maria Pereira, a "Tia Rosa" de Taboão da Serra, Grande São Paulo, chefe de família e empresária.
5 -  BETH SAHÃO
Assume a Presidência. Discorre sobre a importância do aumento da participação das mulheres na vida pública no exercício da função pública e sobre a necessidade de eliminação das desigualdades de gênero. Preocupa-se com a violência doméstica. Homenageia a Irmã Anália Nunes, que por 40 anos cuidou de crianças carentes e que, há 18 anos, passou a cuidar de pessoas idosas em Catanduva.
6 -  CÉLIA LEÃO
Assume a Presidência. Saúda a deputada Rosmary Corrêa pela iniciativa desta reunião conjunta. Homenageia Beth Abrahão, que apresenta todos os dias na TV Século 21 o programa "Beth Abrahão e Você", e que foi fundadora do Centro Infantil Boldrini, um hospital infantil que atende crianças com câncer.
7 -  HAVANIR NIMTZ
Assume a Presidência. Festeja a ascensão da mulher em todos os campos sociais, sem perder sua feminilidade. Homenageia a médica Rose Miriam Di Matteo, considerando-a exemplo de luta, sacrifício e abnegação.
8 -  MARIA ALMEIDA
Assume a Presidência. Considera que quando houver mais mulheres em cargos públicos haverá mais justiça social e diminuição da corrupção. Presta homenagem a Vera Lúcia Xavier Guilherme, por sua atuação junto à Associação Comunitária Cultural e Esportiva Elite, na Cidade Tiradentes, zona leste da Capital, e na entidade Tucanafro.
9 -  MARIA LÚCIA AMARY
Assume a Presidência. Destaca o papel importante e fundamental que as mulheres têm à frente do parlamento paulista. Homenageia a Dra. Maria José Rocha Alves de Souza, por sua atuação como juíza da Infância e da Juventude na Comarca de Sorocaba.
10 -  RENATO AMARY
Prefeito de Sorocaba e ex-Deputado, elogia a atuação da Deputada Maria Lúcia Amary, em nome de quem saúda a todas as mulheres por este dia.
11 -  MARIA LÚCIA PRANDI
Assume a Presidência. Saúda a mulher anônima, que vive no dia-a-dia a luta contra o desemprego, contra a ausência de creches, e contra a violência, inclusive doméstica, e a injustiça social. Homenageia a Irmã Maria Dolores Junqueira, por sua luta contra a opressão e a injustiça e por seu trabalho comunitário.
12 -  ROSMARY CORRÊA
Assume a Presidência. Cumprimenta as demais Deputadas pelo esforço conjunto que gerou esta sessão. Agradece ao Governador Geraldo Alckmin por ter instituído 2004 como Ano Estadual da Mulher. Presta homenagem à presidente das voluntárias do Hospital do Mandaqui, na zona norte da Capital, Maria Irene Mangini.
13 -  FAUSTO FIGUEIRA
Assume a Presidência.
14 -  MÁRCIA STAMATO
Representante do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo, presta homenagem a Sra. Yeda Villas Boas, funcionária deste Poder.
15 -  RITA AMADIO FERRARO
Representante da Associação dos Funcionários da Assembléia, homenageia Sra. Maria Alvina de Souza, funcionária deste Poder.
16 -  IRENE DE PAIVA
Representante do Grupo de Negros e Políticas Públicas da Assembléia Legislativa, presta homenagem à Sra. Maria Antônia Correia, funcionária deste Poder.
17 -  CIDINHA ALMEIDA
Presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina, agradece o apoio das Deputadas desta Casa à causa feminina.
18 -  MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO
Secretária Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, representando o Governador Geraldo Alckmin, expressa satisfação com o apoio do Governo do Estado às demandas da população feminina. Comemora a destacada participação feminina em cargos de gerência.
19 -  ÁLVARO LAZZARINI
Desembargador e presidente do Tribunal Regional Eleitoral, considera que a luta das mulheres por um mundo melhor está se tornado uma realidade, tal a sua crescente participação social, exercendo sua plena cidadania.
20 -  Presidente FAUSTO FIGUEIRA
Agradece o privilégio de participar desta sessão. Encerra a sessão.
alesp