06/08/2004 - 35a Solene

HOMENAGEM AO MOVIMENTO CULTURAL DA COMUNIDADE DE SANTO AMARO SAMBA DA VELA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 17/08/2004:

Resumo da Sessão
Presidência : VICENTE CÂNDIDO
1 -  VICENTE CÂNDIDO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Informa que a presente sessão foi convocada pelo Presidente efetivo da Casa, Deputado Sidney Beraldo, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de homenagear o Movimento Cultural da Comunidade de Santo Amaro Samba da Vela. Convida todos para, de pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro.
2 -  MARCO ANTÔNIO DE FREITAS
Membro da Velha Guarda da Nenê da Vila Matilde, fala que o Samba da Vela garante espaço para a velha guarda apresentar sua música.
3 -  MÁRIO LUIZ WILSON DIAS DE TOLEDO
Membro da Velha Guarda Musical da Camisa Verde e Branco, cumprimenta o Samba da Vela em nome de sua entidade.
4 -  OSVALDINHO DA CUÍCA
Músico, considera que as portas abertas desta Casa permitem ao samba atingir sua dignidade plena.
5 -  MOISÉS DA ROCHA
Embaixador do Samba Brasileiro, agradece à cantora Beth Carvalho por descobrir e incentivar novos sambistas. Ressalta que hoje o samba possui maior respeito como movimento cultural.
6 -  ROSEMAR LOPES
Representante da Barroca da Zona Sul, deseja que o samba possa cada vez mais estar presente na Assembléia Legislativa, nas Câmaras Municipais e outros órgãos públicos.
7 -  IRMA PASSONI
Ex-Deputada Federal, entende que fazer samba é fazer política pública de cultura, a ser estendida para todo o país.
8 -  TITA DIAS
Vereadora de São Paulo, parabeniza a comunidade Samba da Vela pelos seus quatro anos de trabalho.
9 -  BETH CARVALHO
Sambista e cantora, recorda seu encontro com os de criadores do Samba da Vela e suas ligações afetivas e musicais com São Paulo.
10 -  NABIL BONDUKI
Vereador de São Paulo, declara que o Samba da Vela é uma tradição na cidade de São Paulo a ser reforçada o tempo todo. Diz que a identidade da cultura brasileira é fundamental para que a sociedade possa progredir valorizando as nossas raízes e a nossa identidade.
11 -  Presidente VICENTE CÂNDIDO
Historia a criação do movimento Samba da Vela. Aponta a importância da cultura para a sociedade e a nação. Defende a maior aplicação de recursos públicos na produção cultural.
12 -  JOSÉ ALFREDO GONÇALVES MIRANDA
Também conhecido por Paqüera e um dos criadores do Samba da Vela, relaciona os motivos que levaram o movimento a ser criado. Destaca o papel histórico do samba como elemento da identidade cultural brasileira.
13 -  Presidente VICENTE CÂNDIDO
Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp