02/09/2005 - 42a Solene

HOMENAGEM À ABDC - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS PARA CEGOS
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 29/09/2005:

Resumo da Sessão
Presidência : RAFAEL SILVA
1 -  RAFAEL SILVA
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de homenagear a ABDC - Associação Brasileira de Desportos para Cegos. Convida todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional. Apresenta um histórico da ABDC.
2 -  LARS GRAEL
Secretário da Juventude Esporte e Lazer, neste ato representando o Governador do Estado de São Paulo, fala de seus esforços em prol do para-desporto e da necessidade de conscientização e respeito do direito do deficiente.
3 -  Presidente RAFAEL SILVA
Agradece à TV Globo e à autora de novelas Glória Perez pela novela que dá destaque a personagens deficientes, levando para o povo brasileiro uma imagem positiva do cego.
4 -  DAVID FARIAS COSTA
Presidente da ABDC, expressa sua alegria em perceber que o desporto brasileiro é uma força única, sem o desporto paraolímpico de um lado e o desporto olímpico de outro. Coloca a prática esportiva como elemento de facilitação da integração social do deficiente. Apresenta os desafios, propósitos e metas de sua entidade.
5 -  Presidente RAFAEL SILVA
Comenta a biografia de Helen Keller, cidadã americana que ficou cega e surda na infância e chegou a escrever livros e dar palestras. Expõe as dificuldades que enfrentou na carreira política por ser deficiente visual. Enaltece o trabalho da ABDC, que faz o cidadão comum entender que o deficiente tem plenos direitos de participação. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.
alesp